Universidade Lusófona

Pós-Graduação em E-Commerce - Edição Online

Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Candidatar-me a este curso

Apresentação do Curso

As novas tecnologias digitais mudaram a forma como entendemos o e-commerce e o marketing. O poder crescente dos clientes ligados entre si, a qualidade e quantidade de informação possível de armazenar e analisar e a explosão de novas plataformas digitais são realidades a ter conta. Contudo, para vingar, aos profissionais de e-commerce é pedido a compreensão de um ecossistema que vai além do digital, que envolve competências teóricas e práticas, quer estratégicas, quer operacionais, de logística a direito, de gestão a atendimento ao cliente. O cenário de pandemia que o mundo vive, intensificou a necessidade do setor em preencher lugares com profissionais qualificados em diferentes esferas de ação que entendam a simbiose entre os canais digitais e analógicos.

O curso de Pós-graduação em E-Commerce identifica o essencial, desde a ideia de negócio à criação da loja online e à identificação das melhores estratégias de marketing. É um curso vocacionado para a construção de projetos de múltiplas dimensões, com um ensino de abordagem personalizado e adequado a uma educação online, que inclui um apoio de tutoria a cada aluno. O curso aborda os seguintes temas:

- Identificação dos pontos chave para a criação de um negócio de e-commerce.
- Processos de compra, persuasão e decisão do consumidor digital.
- Planeamento, execução, e avaliação de planos de marketing aplicados ao e-commerce.
- Planos de negócio sustentáveis para um negócio rentável.
- Enquadramento do negócio e ações na legislação atual.
- Ações de email marketing eficazes e processos de automação.
- Estratégias e ferramentas para um bom posicionamento orgânico do site (SEO).
- Campanhas de Pay Per Click com enfoque em Google Ads e Facebook/Instagram
- Gestão de cliente e serviços ao consumidor.
- Website de raíz com recurso ao software Wordpress.
- Monitorização e utilização de dados, qualitativos e quantitativos, com o software Google Analytics
- Relatórios com o Google Data Studio.

ECTS

26 ECTS

Direção do Curso

Paulo Ferreira e Timóteo Rodrigues

Secretariado

Jorge Bruno

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 26 ECTS

Objetivos

O curso de Pós-Graduação em E-Commerce Edição Online da Universidade Lusófona de Lisboa tem por principais objetivos:

- o desenvolvimento de competências teóricas e práticas, quer estratégicas, quer operacionais nas principais áreas de aplicação de Comércio Eletrónico;

- capacitar os alunos de uma visão alargada do ecossistema de ferramentas, estratégias e competências que é hoje o Comércio Eletrónico e as suas diferentes áreas de atuação e especificidades.

- dotar os alunos de uma visão alargada sobre as atuais e futuras tendências do comércio electrónico, na transformação digital e nos diferentes modelos de negócio disruptivos desenvolvidos em torno da inovação tecnológica e do comércio eletrónico.

Destinatários

Este programa está desenhado para:

- Profissionais tradicionais de e-commerce provenientes de empresas com estruturas de comércio eletrónico montadas. Profissionais que procuram uma nova perspetiva do negócio e da sua exposição digital através das mais recentes estratégias. Cargos que podem incluir, Diretor de e-commerce, Gestor de e-commerce, Responsável de compras, Gestor de projeto, Account Manager, Head of digital entre outros.

- Profissionais de outras áreas que buscam uma visão holística das tendências do e-commerce e das estratégias e medidas compatíveis com as boas práticas do mercado.

- Profissionais em início de carreira que são nativos digitais e que já podem ter alguma experiência em componentes do comércio eletrónico mas que procuram adquirir conhecimentos sólidos e crescimento profissional. Cargos que podem incluir Gestor de SEO, Gestor de SEM, UX/UI Designer, Analista de dados, Gestor PPC e Web Designer.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do curso os alunos terão adquirido competências em ferramentas e áreas tais como:
- Definição de modelos de negócio
- Direito Digital e o Regulamento Geral de Protecção de Dados
- Google Suite, que inclui o Google Analytics, o Google Search Console, Google Tag Manager, Google MyBusiness e Google Ads, incluindo Google Shopping.
- Plataformas de Comércio Eletrónico e como criar de raiz em WooCommerce e Shopify e aplicar este conhecimento a outras plataformas.
- Gestão de redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram entre outros) para atrair tráfego para vendas online.
- SEO (definição de estratégias e boas práticas que irão contribuir para um bom posicionamento orgânico em comércio eletrónico).
- E-mail marketing (listas, campanhas, copywriting, noções de HTML, análise de métricas, conversão).
- Conversão de tráfego em vendas através do conhecimento das audiências e por modelos de automação de marketing.
- Estratégias de Marketing aplicado ao comércio eletrónico, incluindo estratégias omnicanal.
- Conhecimento na definição de margens de lucro, coordenação de custos de operação, modelos de sourcing de fornecedores e de logística em mercados nacionais e internacionais.
- Interpretar e transformar dados de analítica para uma melhor gestão do negócio e reporting.

Observações

Metodologia de avaliação:
- Avaliações por módulo
- Avaliação final do Projecto Prático Aplicado a E-Commerce

Horas de Contacto

166

Plano de Estudos

Valores

2020/21
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição182 €
2020/21
Propina Mensal 260 €
Número de prestações mensais 5
Propina Total 1300 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo