Projetos exploram o papel da arte e da realidade virtual na promoção da saúde mental e reabilitação cognitiva em diferentes contextos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O WeARTolerance, apresentado pela Professora Ana Beato, recorre a programas artísticos — que incluem teatro, cinema, artes visuais e música — para aumentar a literacia em saúde mental e reduzir o estigma associado às doenças mentais entre jovens. Com base num estudo que envolveu 125 participantes entre os 11 e os 21 anos, o projeto demonstrou resultados significativos na redução da distância social e da ansiedade intergrupal, bem como no aumento do conhecimento sobre saúde mental.
Já o Systemic Lisbon Battery, apresentado pelos Professores Pedro Gamito e Jorge Oliveira, aposta na Realidade Virtual para treinar e avaliar funções cognitivas através de atividades do quotidiano simuladas digitalmente. Esta abordagem tem mostrado resultados promissores na reabilitação de pessoas com défices cognitivos resultantes de AVC, doenças neurodegenerativas ou perturbações relacionadas com o consumo de substâncias. Num dos estudos, pacientes com perturbação por uso de álcool registaram melhorias significativas na função executiva após 12 sessões de treino virtual.
Ambos os projetos partilham um objetivo comum: criar ferramentas inovadoras, cientificamente validadas e centradas no utilizador para melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social
Convidado
Pedro Gamito - Diretor do HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab
Jorge Oliveira - Docente da Escola de Psicologia e Ciências da Vida (EPCV)
Ana Beato - Investigadora do HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab
Produção
Filipa Cavém
Imagens
Filipa Cavém e Cristo Chikale
Edição
Cristo Chikale
Notícia
Filipa Cavém