filmeu
Webinars
webinars-ciencia-educacao

Performance e Trabalho em Equipa em Ambientes Isolados, Confinados e Extremos

Webinars

Partilhar

Investigação explora o impacto do isolamento, confinamento e stress em locais como o espaço, a Antártida ou o fundo do mar

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS3 ODS9 ODS13 ODS14 ODS17

18.07.25 - 13h00

O professor Pedro Quinteiro, da Universidade Lusófona, apresentou recentemente os avanços da sua investigação sobre ambientes isolados, confinados e extremos, em contexto de trabalho e missão científica. A palestra, dirigida à comunidade académica, destacou como estas condições-limite, desde estações espaciais e submarinos até bases na Antártida, influenciam o comportamento humano, o desempenho das equipas e a saúde mental.

Segundo o investigador, estes ambientes, embora invulgares no dia-a-dia da maioria das pessoas, oferecem uma oportunidade única para estudar as capacidades de adaptação humana, tanto individual como coletiva.

A investigação combina métodos de psicologia, antropologia e observação participante, incluindo expedições reais à Antártida e grutas nos Açores, além de colaborações com a Agência Espacial Europeia e a Marinha Portuguesa. Um dos projetos em destaque é o Subsea, que analisa, com recurso a dados fisiológicos e psicológicos, o impacto do confinamento em missões subaquáticas.

Além da relevância científica, Pedro Quinteiro sublinhou a importância das relações interpessoais para o sucesso em contextos extremos: “São as dinâmicas humanas que, no fundo, permitem que tudo o resto funcione.”

Convidado
Pedro Quinteiro – Professor Associado na Escola de ciências Económicas e das Organizações na ULusófona

Produção
Filipa Cavém

Imagens
Filipa Cavém e Cristo Chikale

Edição
Cristo Chikale

Notícia
Filipa Cavém

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios