Webinar revela como a Inteligência Artificial está a revolucionar a prática clínica e a desafiar o papel tradicional dos profissionais de saúde
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Tiago Reis, docente da Universidade Lusófona, apresenta como a IA está a revolucionar o diagnóstico médico e a transformar o papel dos profissionais de saúde na era digital.
Desde o século XIV, a medicina tem sido ensinada de maneira tradicional, baseada em livros, memorização e práticas como o uso do estetoscópio para auscultar os pacientes. Contudo, a introdução de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) abre um novo paradigma para a profissão.
Hoje, é possível resolver problemas de maneira mais rápida e eficiente com a ajuda da inteligência artificial. Mas, e se a utilizássemos para enfrentar desafios ainda mais complexos e transformadores?
Tiago Reis, diretor da Licenciatura em Biomedicina Computacional e Inteligência Artificial, partilhou com os participantes do webinar como a IA pode revolucionar a prática médica, de forma a permitir aos profissionais de saúde tornarem-se médicos, enfermeiros e prestadores de serviços de saúde ainda mais qualificados.
No entanto, apesar do imenso potencial desta tecnologia, a Inteligência Artificial não está isenta de limitações, riscos e desafios éticos. Estes aspetos foram igualmente abordados durante o webinar.