filmeu
Webinars
webinars-ciencia-educacao

Políticas do Jogo: Jogos de Guerra com o Exército dos EUA

Webinars

Partilhar

O jogo como ferramenta de treino e reflexão nas forças armadas modernas

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS9 ODS10 ODS16 ODS17

24.10.25 - 10h03

A investigadora Aggie Hirst, professora associada no Departamento de Estudos de Guerra do King’s College London, apresentou recentemente na Universidade Lusófona os principais resultados da sua investigação sobre o papel do jogo e da simulação em contextos militares.

Desde 2017, o projeto de Aggie Hirst tem analisado o ressurgimento dos wargames nas forças armadas norte-americanas, explorando como o jogo é utilizado como ferramenta de treino, planeamento e desenvolvimento cognitivo. Baseada em mais de 100 horas de entrevistas com profissionais da área, a investigação revela de que forma o ato de jogar pode ser tanto um instrumento de aprendizagem como de condicionamento comportamental.

Segundo a investigadora, “o importante não é o que jogamos, mas como jogamos”. Hirst propõe uma reflexão crítica sobre o uso de jogos em processos de formação militar, questionando as implicações éticas e políticas de transformar uma atividade lúdica em meio de produção de força e disciplina.

Convidado
Aggie Hirst | Docente associada no Departamento de Estudos de Guerra do King’s College London

Produção
Filipa Cavém

Imagens
Filipa Cavém, Beatriz Sobrado e Silva e Rui Simões

Edição
Rui Simões

Notícia
Filipa Cavém

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios