ULusófona Acolhe o 5.º Congresso Internacional sobre Ambiências
Evento promovido em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro reúne especialistas para discutir desafios contemporâneos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O 5.º Congresso Internacional sobre Ambiências, realizado entre os dias 8 e 11 de outubro simultaneamente em Portugal e no Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reuniu profissionais, artistas e pesquisadores de diversas áreas, como antropologia, arquitetura, urbanismo e design, para discutir as últimas pesquisas e práticas no campo das ambiências arquitetónicas e urbanas.
O congresso destacou-se pela abordagem multidisciplinar, com sessões temáticas e palestras focadas em questões contemporâneas como mudanças ambientais, sociais e tecnológicas. Com o tema "Ambiências num Mundo em Transformação", o evento explorou como as novas dinâmicas globais afetam o modo como as pessoas percebem e interagem com os seus ambientes, corpos e sentidos.
Este quinto Congresso Internacional sobre Ambiências reforçou a relevância de investigar as interações sensoriais e culturais em paisagens urbanas e arquitetónicas, incentivando a troca de informações entre pesquisadores de diversas áreas e continentes.
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o congresso discutiu tópicos como sustentabilidade urbana (ODS 11), ação climática (ODS 13) e bem-estar (ODS 3), salientando a importância de cidades mais sustentáveis, onde a inovação, as políticas urbanas e a responsabilidade social se cruzam.
Crédito
Cobertura - Carolina Cebanu E Rui Simões
Edição - Rui Simões
Noticia – Carolina Cebanu
Cursos Relacionados
- Licenciatura em Engenharia do Ambiente (Lisboa)
- Mestrado Integrado em Arquitetura (Lisboa)
- Mestrado em Urbanismo (Lisboa)
- Doutoramento em Urbanismo (Lisboa)
- Formação Livre em Espaços Urbanos e Comportamento Humano: avaliação e intervenção na comunidade (Lisboa)
- Formação Livre em Desenho Urbano - Caminhar, Experienciar, Projetar (Lisboa)
- Mestrado em Design (Lisboa)
- Licenciatura em Design de Comunicação (Lisboa)





