filmeu

Teacher
Catarina Patrício

Catarina Patrício
p41***@ulht.pt
2318-6DDC-9A92
0000-0002-1904-2775

Resume

Catarina Patrício (b. 1980) is a Visual Artist and Assistant Professor at ECATI, Lusófona University. She holds a Ph.D in Communication Sciences from FCSH-NOVA (2014), a MA in Anthropology of Social Movements from FCSH-NOVA (2008) and has an undergraduate degree in Painting from the Faculty of Fine Arts University of Lisbon (2003). The Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) funded both her doctoral and post-doctoral research. Integrated researcher at CICANT – Center for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies (DOI 10.54499/UIDB/05260/2020), she publishes essays and exhibits artwork regularly.

Graus

  • Licenciatura
    Fine Arts - Painting
  • Mestrado
    MSc Anthropology of Social Movements
  • Pós-doutoramento
    Post-Doc in Communication Sciences - Contemporary Culture and Technologies
  • Doutoramento
    PhD Communication Sciences-Contemporary Culture and New Technologies

Publicações

Artigo em revista (magazine)

  • 2023-11, O Movimento da Passagem - Ensaio sobre a Exposição "Ciclóptico" de Paulo Lisboa, no MAAT, Arte Capital
  • 2018, On Geoaesthetics in Film Form: from the paleolithic Rock Art of the Côa Valley Archaeological Park to Les Amours de la Pieuvre by Jean Painlevé, Cine Qua Non, Bilingual Arts Magazine, issue 10
  • 2014-05, A Landscape / Uma Paisagem de Acontecimentos, Cine Qua Non, Bilingual Arts Magazine, issue 8
  • 2010-09-21, "Mapeamento de uma arte político-social: Untitled, de Paula Rego" , Le Monde Diplomatique

Edição de número de revista

  • Movimento
  • Cidades do Futuro / Cities of the Future

Artigo em revista

  • 2023-06-30, Smart City as Participatory Environment, Interações: Sociedade e as novas modernidades
  • 2022-04-17, vestir como impulso criativo das mudanças políticas:, Latitude
  • 2018-04, Cities of the Future: Editor’s Introduction, Journal of Languages and Communication / Revista de Comunicação e Linguagens
  • 2018-04, Cidades do Futuro: Introdução do Editor, Revista de Comunicação e Linguagens
  • 2017, The Paralyzed Legislator: Crisis Of The Nomos Of The Earth / O Legislador Paralisado: Crise do nomos da Terra, Revista de Comunicação e Linguagens, 45
  • 2015-05-01, The First World War and Total Mobilization: The Inevitability of Planetary Recruitment / A Primeira Grande Guerra e a Inevitabilidade do Recrutamento Planetário, Revista de Ciências Militares
  • 2014-07, Fiction and Method: A science fiction tale and object-oriented ontology / A Ficção como Método: , INTERACT, Revista On-line de Arte, Cultura e Tecnologia
  • 2013, On Simondon Mechanology / Notas sobre a Mecanologia de Gilbert Simondon, Interact: Revista On-line de Arte, Cultura e Tecnologia
  • 2012, Industrialização da Percepção Artificial, Revista Lusófona de Arquitectura e Educação
  • 2012, Feedback de Cablegate para o Jardim de Éden: A individuação do vírus de mutação tecnológica, Revista de Comunicação e Linguagens

Tese / Dissertação

  • 2014-10-20, Doutoramento, Dissuasão Visual: Arte, Cinema, Cronopolítica e Guerra em Directo
  • 2007, Mestrado, Untitled : antropologia, arte e abjeção no aborto clandestino em Portugal

Livro

  • 2021, "Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media", Bogalheiro, Manuel; RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO; Gomes Pinto, Jose; Leitão, Catarina Patrício; Castro, Aida Estela; Natálio, Carlos; Bragança de Miranda, José, Documenta
  • 2014, O Resto e o Gesto / The Rest and the Gesture (The Catalogue), Patrício, Catarina

Capítulo de livro

  • 2022, Simondon no Antropoceno, A Máquina Aberta: A Mentalidade Técnica de Gilbert Simondon. Thiago Novaes, Lucas Vilalta e Evandro Smarieri (Org.), Dialética
  • 2020, The production of public open spaces and the deliberate exclusion of undesirables, Co-Creation of Public Open Places. Practice - Reflection - Learning, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2020, A atualidade na História do Futuro de Padre António Vieira, Imprensa da Universidade de Coimbra
  • 2019, Heterotopic Landscapes: From GreenParks to Hybrid Territories, CyberParks – The Interface Between People, Places and Technology, Springer International Publishing
  • 2019, A Gentrificação como Procedimento Global ; Gentrification as global procedure
  • 2017, Smart-City: Cinema, Utopicidade e Governamentalidade na Cidade Pós-Industrial?, netativismo, Edições Universitários Lusófona
  • 2015, Genealogia da Percepção e a Fabricação do Sogennante Mensch, Tecnologias Culturais e Artes dos Media, Maria Teresa Cruz, Maria Augusta Babo e José Gomes Pinto (Org.) , 1, Unyleya
  • 2014, Expect the unexpected: Paul Virilio’s «Museum of Accidents». , La vitesse des signes., Collection Riflessi
  • 2014, Da Contingência
  • 2008, "Reciprocidade e Reprodutibilidade na Gravura e na Abjecção" in , "Ensayos sobre Reprodutibilidade; Ensaios sobre Reprodutibilidade", Editorial Universidad de Granada

Tradução

  • 2019, (translation to portuguese:) So-called Nature: Friedrich Kittler and Ecological Media Materialism by Jussi Parika / A Assim chamada Natureza: Friedrich Kittler e o Materialismo dos Media Ecológicos) de Jussi Parika, Orfeu Negro

Recurso online

  • 2021-03, DEPOIMENTOS DE ARTISTAS. Testemunho da artista Catarina Patrício, para o MNAC, sobre o seu processo criativo., https://www.youtube.com/watch?v=yuL6UwG-1ns&t=35s
  • 2014-12, Entrevista a Giuliana Bruno, https://www.ulusofona.pt/lessons/giuliana-bruno
  • 2013, Entrevista a Pascal Chabot, por Catarina Patrício para a Interact , http://interact.com.pt/20/entrevista-a-pascal-chabot/

Artigo em conferência

  • “Étant donnés: 1º la chute d’eau. 2º le gaz d’éclairage vs. L’Origine du monde”, 3º ciclo de conferências de Ciências de Arte: Arte e Eros
  • Visual Deterrence: On Paul Virilio and the Information War, “Communication and Citizenship: Rethinking Crisis and Change”, International Association for Media and Communication Research (IAMCR),
  • Post-industrial landscapes: smart cities as rhetorical territory / Paisagens pós-industriais: a cidade inteligente como território retórico, 1º Congresso Ibérico de semiótica
  • Genealogia da percepção e a fabricação do sogenannte Mensh., Colóquio Tecnologias Culturais e Artes dos Media, In Memoriam Friedrich Kittler
  • Da Guerra: desafios de uma investigação em cultura contemporânea e novas tecnologias, I Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais
  • Carl Schmitt e Filoficções Cosmopolíticas, X Congresso Lusocom
  • A abjecção e o informe em Francis Bacon, 2º Ciclo de Conferências de Ciências de Arte: Arte e Abstracção, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
  • A Técnica como Libertação Originária: ou da ferramenta enquanto invenção do humano, Colóquio Movimento e Mobilização Técnica
  • 2019, Paisagens pós-industriais ; a cidade inteligente como território retórico
  • 2018-04-26, Cities and Screens: Architecture and information in the age of transductive reproduction, 5th International Academic Conference on Places and Technologies
  • 2015, Does the human brain really like ICT tools and being outdoors? A brief overview of the cognitive neuroscience perspective of the cyberparks concept (TU 1306)
  • 2015, Cyberparks and Geoaesthetics: Reading Modern Technology after Nietzsche, ICiTy: Enhancing places through technology.

Prefácio / Posfácio

  • 2023, Casas Regionais em Lisboa: Lugares de Cultura Popular Tradicional Portuguesa

Exposição artística

  • 2023-11-16, Balada do Condado Laranja / Orange County Ballad - Exposição Individual no Museu Nacional de Arte Contemporânea, http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/programacao/2090
  • 2023-04-01, Descuradas, obras da coleção Norlinda e José Lima, curadoria Sara e André
  • 2022-09-15, exposição individual "Out of the Blast"
  • 2021-01-12, Promenade. A virtual walk through the realm of drawing, https://drawingroom.store/on-show/
  • 2020-10-14, Drawing Room 2020 https://drawingroom.pt/
  • 2020, Exposição colectiva 12º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso,, Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
  • 2018-05-17, Para além do zero e do um
  • 2015, Two days before the day after tomorrow
  • 2015, Caught in the Act: the (literary) imagiconography of Paula Rego, Curadoria Emília Ferreira
  • 2013, 9º Prémio Amadeo de Souza Cardoso
  • 2012, Uma Paisagem de Acontecimentos, Livraria Sá da Costa(Lisboa)
  • 2012, A Ciência do Desenho, Casa da Cerca(Almada)
  • 2010, Cabinet d’amateur, Sala do Veado, Museu de História Natural(Lisboa)
  • 2009, Pavilhão de Portugal, HangART-7, Salzburg, HangART-7(Salzburg)
  • 2008, all work and no play, Plataforma Revólver(Lisboa)
  • 2008, V éme Biennale Méditerranéenne
  • 2008, UP COMING SHOW
  • 2008, Ouvertures d’ateliers d’artistes, 11e édition
  • 2008, DROMOPOLIS, Largo do Camões(Lisboa)
  • 2008, “Gravura Contemporânea FBAUL 1999-07”, , Sala do Veado, Museu de História Natural, 2008;(Lisboa)
  • 2006, DruckArt, Kulturhus De Bijenkorf(Borne)
  • 2006, DruckArt, Galeria Kaire Desine, Vilnius, 2006;(Vilnius)
  • 2005, DruckArt
  • 2004, Exposição do prémio Celpa/Vieira da Silva, Museu Arpad Szenes Vieira da Silva(Lisboa)
  • 2002, Mostra Nacional Jovens Criadores 01
  • 2001, Mostra Nacional Jovens Criadores 00

Arte visual

  • uma paisagem de acontecimentos
  • The night I killed Tommy
  • Selotemachinas
  • DROMOPOLIS

Outra produção

  • 2019-02, Co-directora da INTERACT – Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia entre fevereiro 2019 e Dezembro de 2020., A Interact é uma publicação digital editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), atualmente integrado no pólo FCSH do ICNOVA: Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital.

Email


Cookie Policy
This site uses cookies to offer you a better browsing experience.
Accept
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios