filmeu
Entrevistas
reshape-header

Inês Aleixo: Como o exercício físico afeta a função cerebral e a saúde mental

Entrevistas

Partilhar

A influência do exercício físico no nosso cérebro e como este impacta as nossas aptidões físicas, cognitivas e mentais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS3 ODS4 ODS10 ODS11 ODS17

07.11.25 - 13h00

Spotify

Inês Aleixo, Professora de Desporto na ULusófona, interessa-se pela relação entre a prática de exercício físico regular e a aptidão física, o desempenho cognitivo e a saúde mental.

Segundo a Professora, quando exercitados, os nossos músculos vertem na nossa corrente sanguínea moléculas capazes de alterar a composição do nosso cérebro, criando novos neurónios e melhorando a nossa rede neuronal. O que por consequência permite uma melhoria das nossas capacidades cognitivas, mentais e físicas. O que se traduz por melhorias no processo de aprendizagem, na redução de ansiedade ou ainda na prevenção de patologias como as diabetes e de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, entre outros exemplos.

Estes benefícios são transversais a todas as idades, pelo que a prática regular de desporto é recomendada a todos. O segredo está em encontrar um equilíbrio saudável entre o tempo de repouso, o tempo de atividade física e o tempo de sedentarismo. Para os adultos, por exemplo, sobretudo aqueles que passam muitas horas sentados a estudar ou a trabalhar, é recomendado quebrarem esse tempo prolongado de sedentarismo exercitando um pouco os músculos após cada uma hora de trabalho. Uma caminhada curta já poderá ser o suficiente para melhorarmos a constituição do nosso cérebro, e por consequência, as nossas capacidades físicas, cognitivas e mentais.

Produção
Catarina Machado e Sofia Pereira

Imagem
Catarina Machado

Edição
Paulo Renato

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria