filmeu
exposicao-forte-de-paimogo-memorias-e-reconstrucao-historica

Exposição Forte de Paimogo: Memórias e Reconstrução Histórica

A ULusófona recebeu a iniciativa que resgata o passado e reabilita o património local

06.02.24 - 11h10

No dia 16 de janeiro, a Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, foi palco da inauguração da Exposição Forte de Paimogo, uma iniciativa integrada no projeto Coastal Memory Fort que visava a reabilitação do monumento militar histórico "Forte de Paimogo".

A Exposição, fruto do esforço conjunto de diversas entidades e personalidades envolvidas no projeto, apresentou o trabalho de investigação histórica sobre o local, os materiais de construção utilizados e o valioso património imaterial associado ao Forte de Paimogo, trazendo à luz memórias e vivências da população local. Durante a exposição, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o resultado deste esforço conjunto, do qual o objetivo era resgatar e preservar a história e a importância cultural do Forte de Paimogo.

Ao longo da exposição, foram concedidas entrevistas que enfatizaram a importância e o significado desta iniciativa. Conceição Canavilhas, CEO da Significado, expressou a sua felicidade e satisfação pelo êxito alcançado após anos de luta e apoio ao projeto, destacando o papel inovador e visionário do vereador João Serra, da Câmara Municipal da Lourinhã. Teresa Neto, da Equipa Gestora do EEA Grants, falou sobre o mecanismo financeiro por trás do projeto, ressaltando a colaboração entre os países financiadores Liechtenstein, Noruega e Islândia. Por sua vez, João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, contextualizou a exposição dentro do projeto mais amplo do Forte de Paimogo e do Coastal Memory Fort, sublinhando os esforços contínuos de recuperação material e imaterial desenvolvidos ao longo dos últimos cinco anos.

A Exposição Forte de Paimogo na Universidade Lusófona representou, assim, um marco significativo na preservação e valorização do património histórico e cultural da região, além de reafirmar o compromisso com a revitalização de espaços emblemáticos para as comunidades locais.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios