filmeu
Imagem notícias defeito 1

A ficção é a verdade a mentir

Trabalhos finais dos alunos da primeira edição da Pós-graduação em Escrita de Ficção

25.07.19 - 00h00


A antologia "A ficção é a verdade a mentir" reúne os trabalhos finais dos alunos da primeira edição da Pós-graduação em Escrita de Ficção, decorrida na Universidade Lusófona, no ano letivo de 2017/2018. Os treze contos aqui reunidos traduzem, com maior ou menor capacidade expressiva, maior ou menor sucesso, vários percursos de aprendizagem ao longo de cerca de um semestre de contato com os principais momentos e conceitos da história da literatura, as técnicas e convenções mais relevantes da criação do texto ficcional e os elementos básicos da escrita de ficção.

Através de uma abordagem teórico-prática de contínuo cruzamento desse conhecimento com a prática concreta de escrita e a reflexão sobre o processo criativo, foi proposta a cada aluno a criação autónoma de um conto induzida pela incorporação e tradução criativa dos conceitos analisados. A avaliação do texto daí resultante correspondeu a 70% da nota final atribuída. À exceção de "Os teus olhos não me dizem nada", todos os contos apresentados foram sujeitos a edição e revisão final por parte de Filipa Melo, docente e coordenadora da Pós-graduação em Escrita de Ficção.

A sessão de lançamento do livro "A ficção é a verdade a mentir", que reune os contos das duas primeiras edições da Pós-Graduação em Escrita de Ficção, teve casa cheia na Livraria Menina e Moça no Cais do Sodré. A apresentação do livro esteve a cargo de Filipa Melo coordenadora da Pós-Gradução. Para além da presença calorosa e entusiasmada dos autores dos contos, a sessão contou ainda com a apresença do Diretor e do Coordenador Pedagógico do Departamento de Comunicação, Luís Cláudio e de Jorge Bruno respectivamente.



Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios