ULusófona debate Direito Comercial na Era Digital
Evento reuniu especialistas para analisar os desafios da digitalização, da IA aos contratos digitais e à regulação e-commerce
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Colóquio sobre Direito Comercial na Era Digital realizou-se no passado dia 22 de abril na Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto reunindo académicos, investigadores e profissionais do setor jurídico.
A iniciativa foi organizada pelo CEAD, em parceria com a Faculdade de Direito e Ciência Política (FDCP) e a Dower Law Firm. O evento teve como objetivo promover um espaço de reflexão crítica e interdisciplinar sobre as transformações do Direito Comercial num contexto de crescente digitalização da economia.
Ao longo do dia foram debatidos temas como contratos digitais, proteção de dados, plataformas online, inteligência artificial aplicada ao comércio e os impactos regulatórios associados à evolução tecnológica.
Ana Guerra, subdiretora da Licenciatura em Direito da ULusófona - Centro Universitário Porto, destacou que o direito comercial “deixou de ser apenas um direito tradicionalista e tem que enfrentar novos desafios”, sublinhando a necessidade de adaptação dos regimes jurídicos ao contexto online.
O encontro procurou reunir diferentes perspectivas de académicos e profissionais da área, nomeadamente, o professor Marcos Cruz Gonzalez, da Universidade de Salamanca (Espanha); o professor Pedro Dias Venâncio, da Universidade do Minho; o professor César Pires, do Instituto Politécnico de Bragança; a professora Fernanda Rebelo, da Universidade Portucalense; o advogado Carlos Filipe Costa, da Dower Law Firm; o professor Pedro Pablo Pérez Carbó, da UNiversidade dos Andes (Espanha); a professora Elena Pérez Carrillo, da Universidade de Léon (Espanha); e por fim, docente Ana Gonçalves, da ULusófona. A diversidade de intervenções contribuiu para fomentar o debate em torno das mudanças relativamente ao direito comercial.
A iniciativa reafirmou a importância de acompanhar a evolução do direito comercial face às dinâmicas da transformação digital e a necessidade de reflexão contínua e de adaptação às novas realidades do mercado.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto & Cobertura
Bruna Pereira
Edição de Fotografia
Paulo Renato





