
Jornadas de Psicologia Debatem Desafios Emergentes e Ligam Academia ao Mercado
Evento destaca a relevância da Psicologia em contextos emergentes e promove o diálogo entre estudantes, alumni e empregadores
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
No dia 7 de abril, o Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa acolheu mais uma edição das Jornadas de Psicologia, organizadas pela Escola de Ciências e Psicologia da Vida (ECPV).
A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer os laços entre a investigação académica e a prática profissional, reunindo empregadores, investigadores, estudantes e antigos estudantes dos mestrados em Psicologia, que partilharam as suas experiências, desafios e perspetivas.
A programação contou com apresentações e painéis temáticos sobre áreas inovadoras como Neuropsicologia, Ciberterapia e Sexologia, com destaque para a abertura do novo Curso Transdisciplinar de Sexologia. Entre os temas abordados estiveram questões sensíveis e contemporâneas como a violência sexual na comunidade LGBTQIA+, o fenómeno do Chemsex (uso de substâncias associado à sexualidade), e o papel do ativismo em sexologia, bem como o projeto Sexologia Sem Fronteiras, que visa a construção de um Mestrado Europeu nesta área.
As Jornadas permitiram um olhar multidisciplinar e crítico sobre a aplicação da Psicologia em contextos clínicos, sociais e culturais, enfatizando a importância de promover respostas integradas e éticas às necessidades atuais da sociedade.
Mais do que uma conferência académica, o evento afirmou-se como um espaço de reflexão, aprendizagem e conexão intergeracional, evidenciando o papel da Psicologia como ciência fundamental para o bem-estar coletivo e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e informada.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Fotografia
Rageny Da Luz
Texto
Moisés da Silva