A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu
philippe-van-cauteren-debate-arte-e-sociedade-no-great-artists-on-campus

Philippe Van Cauteren Debate Arte e Sociedade no Great Artists on Campus

O diretor artístico do S.M.A.K. abordou o impacto da arte contemporânea na sociedade e o papel dos museus na inovação e transformação cultural

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS10 ODS11

21.02.25 - 11h02

A 3.ª edição da conferência Great Artists on Campus, promovida pela Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, através da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI), contou com a presença ilustre de Philippe Van Cauteren, figura de destaque no cenário artístico internacional. O evento integrou a programação da Semana Audiovisual, proporcionando um espaço privilegiado para a reflexão sobre o impacto da arte contemporânea na sociedade.

Com um percurso notável que inclui a co-curadoria do Pavilhão da Bélgica na 55.ª Bienal de Veneza e a curadoria do Pavilhão do Iraque na 56.ª edição, Philippe Van Cauteren, atualmente diretor artístico do S.M.A.K. – Museu de Arte Contemporânea de Ghent, Bélgica, tem sido um impulsionador do diálogo intercultural através da arte. O seu trabalho passa pela curadoria de exposições internacionais que valorizam a diversidade geográfica e cultural, promovendo artistas emergentes e consolidando a arte como ferramenta de questionamento e mudança social.

Na sua passagem por Portugal, Van Cauteren compartilhou com o público a sua visão crítica e aprofundada sobre o papel da arte contemporânea, abordando 11 reflexões essenciais que permeiam o seu pensamento e atuação. Destacou a relevância dos museus enquanto agentes ativos na construção cultural, não apenas como espaços de preservação artística, mas como motores de inovação, educação e transformação social.

O evento proporcionou uma experiência enriquecedora para estudantes, professores e entusiastas da arte, reforçando a importância da interação entre arte, academia e sociedade. A conferência consolidou-se, mais uma vez, como um espaço de reflexão sobre a capacidade da arte de moldar perceções, inspirar mudanças e transcender fronteiras.

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona

Ver Evento na Íntegra


Texto
Moisés da Silva

Vídeo (Cobertura)
Renato Costa e Moisés da Silva

Vídeo (Edição)
Renato Costa

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios