filmeu
ulp-marketing-day-reforca-ligacao-entre-ulusofona-e-o-mercado-profissional

ULP Marketing Day reforça ligação entre ULusófona e o mercado profissional

Antigos estudantes partilham experiências em Comunicação e Marketing, inspirando a explorar novos caminhos e oportunidades

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ODS4 ODS8 ODS9 ODS10 ODS17

12.12.25 - 18h00

No dia 25 de novembro, realizou-se a 12.ª edição do ULP Marketing Day, sob o mote “Then & Now: Da ULP para o Mundo” na Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto. Um evento já emblemático da Licenciatura em Comunicação Aplicada, é organizado anualmente pelos estudantes do 1.º ano, que assumem a responsabilidade de preparar e dinamizar esta iniciativa que aproxima a academia do mercado profissional.

A sessão contou com a presença de seis antigos alunos da instituição que regressaram para partilhar os seus percursos académicos e profissionais nas áreas da Comunicação, Marketing, Publicidade e Relações Públicas. O programa foi dividido em dois blocos de conversas, cada um com três convidados, privilegiando o diálogo direto com os estudantes através de perguntas e respostas.

Entre os testemunhos, Gonçalo Paiva, o Gestor de Ativação e Marca da Toyota Caetano Portugal, destacou como a indecisão inicial se transformou em oportunidade para explorar diferentes áreas e como a música, paralela ao percurso académico, permitiu-lhe desenvolver competências criativas aplicadas hoje na comunicação. Diana Duarte, especialista de Marketing e Publicidade da Dress to Care, sublinhou a importância da comunicação organizacional e da gestão de conteúdos digitais, referindo que o planeamento estratégico aprendido na instituição foi essencial para abraçar novas possibilidades. Eduardo Silva, dono da Maragatas Confeções apresentou o percurso da sua empresa e reforçou que a formação académica foi determinante para o seu sucesso, defendendo que “nunca se deve fugir à qualidade”.

Daniel Fortes, Assistente de Marketing na Churchill's, partilhou a experiência ligada ao setor vinícola e explicou como a marca se posiciona no mercado, enquanto Sérgio Ferreira, SEO Specialist na Clever Advertising, abordou os desafios da coordenação de marketing e a forma como aprendeu a lidar com frustrações e obstáculos. Por sua vez, Carolina Lopes, Analista de Estratégias e Negócio no Hospital da Luz, incentivou os estudantes a procurarem experiências relacionadas com o curso, lembrando que o mais importante é começar e adaptar projetos às metas profissionais de cada um.

Durante o evento, os convidados deixaram conselhos práticos aos atuais estudantes, como investir na formação contínua para se destacar no mercado de trabalho, arriscar em novas experiências mesmo que não correspondam de imediato às expectativas, construir portfólios criativos e valorizar as relações criadas na universidade, que podem ser determinantes ao longo da vida profissional.

Em entrevista com a Diretora da Licenciatura em Comunicação Aplicada, Ana Filipa Oliveira, explicou que o evento pretende inspirar os estudantes. “Este ano, em conversa com os nossos estudantes, compreendemos que era importante também mostrar-lhes aquilo que pode ser um possível futuro para eles, para mostrar o que é que é possível fazer depois de sair daqui, depois de terminarem o seu percurso formativo e de se lançarem para o mundo”. A docente acrescentou que o Marketing Day, realizado desde 2013, procura todos os anos abordar diferentes áreas do mercado, aproximando empresas e futuro profissional, reforçando a missão da Universidade Lusófona de criar oportunidades que preparem os estudantes para o mundo laboral.

O ULP Marketing Day consolidou-se como um momento de partilha e aprendizagem, mostrando que da Universidade Lusófona se pode partir para carreiras diversas e bem-sucedidas.

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona


Texto
Bruna Pereira

Fotografia
Paulo Renato

Vídeo (Cobertura)
Paulo Renato

Vídeo (Edição)
Gabriel Motta

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios