
Preconceito de Género Desmotiva Mulheres a Seguir Carreiras nas Áreas STEM
Estudo revela como interações com colegas homens e barreiras culturais afastam mulheres de carreiras em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O estudo da Doutora em Educação, Salete Silva Farias, conduzida na Universidade Lusófona, revelou que o preconceito de gênero nas escolas desmotiva muitas estudantes a seguirem carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Interações marcadas por estereótipos com colegas do sexo masculino e atitudes discriminatórias de professores foram identificadas como fatores que criam um ambiente hostil.
Embora o preconceito seja mais evidente entre estudantes, a pesquisa identificou que professores também podem perpetuar essas atitudes, contribuindo para a desigualdade. Além disso, o ambiente familiar exerce influência significativa, já que expectativas tradicionais de gênero frequentemente restringem a construção de identidades femininas voltadas para áreas científicas e tecnológicas.
A investigação evidência que a troca de experiências, sustentada por um ambiente inclusivo, desempenha um papel determinante no fortalecimento da participação feminina em setores historicamente dominados por homens. A autora da tese sublinha a importância das empresas implementarem práticas que promovam a igualdade e a colaboração entre géneros, não apenas como um imperativo ético, mas também como uma estratégia eficaz para impulsionar o crescimento organizacional.
As conclusões apresentam reflexões importantes para combater a desigualdade de género e sugerem estratégias aplicáveis em instituições de ensino no Brasil e no exterior.
O estudo completo pode ser consultado no Portal de Investigação da Universidade Lusófona (PURE).
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