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Os Nossos Cursos
Informações Académicas
GrauMestrado
Semestres4
Créditos120 ECTS
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Apresentação
Apresentação
O 2º ciclo de estudos em Ciências da Educação foi criado pelo Despacho n.º 10576/2013, de 13 de agosto, Declaração de Retificação n.º 333/2020 - Diário da República n.º 76/2020, Série II de 2020-04-17 131796232. Retifica o Despacho n.º 4235/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 68, de 6 de abril de 2020, da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lusófona - Porto . Durante o primeiro ano, enquanto o tronco comum visa uma formação aprofundada em matérias transversais das Ciências da Educação, os ramos (a partir do 2º semestre) respondem aos diferentes interesses, motivações e percursos pessoais e profissionais do público-alvo deste Ciclo de Estudos. Os estudantes fazem a sua opção entre as seguintes áreas de especialização: i) Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores; ii) Administração Educacional. O segundo ano contempla o Seminário de investigação e a Dissertação, com orientação específica. Paralelamente, concretizam-se conferências (abertas a todos os interessados) sobre temas de atualidade, focalizados em áreas de especialização deste Ciclo de Estudos.
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Condições de Ingresso
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
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Destinatários
Destinatários
Profissionais que trabalham em contextos educativos ou com valências educativas, sobretudo educadores e professores dos ensinos Básico e Secundário e que pretendam aprofundar a sua formação nas áreas de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ou Administração Educacional.
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Competências
Competências
- Fundamentar e atualizar conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos; - Aprofundar conhecimentos e capacidades de reflexão, no que concerne aos modelos de Administração Escolar e de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores; - Desenvolver nos estudantes competências processuais de análise crítica, de intervenção e de avaliação; - Desenvolver capacidades e competências de aplicação de processos e modelos organizacionais, em contextos educativos/formativos de administração e supervisão pedagógica; - Aprofundar competências de construção, dinamização e avaliação de projetos educacionais e investigativos, visando a melhoria da qualidade em Ciências da Educação.
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Razões para frequentar este curso
Razões para frequentar este curso
- Corpo docente qualificado e com ampla experiência profissional, nas áreas em que lecionam.
- Corpo docente constituído por académicos e profissionais da área, de reconhecida competência, que acompanham o processo de investigação implementado.
- Conteúdos programáticos que abrangem conhecimentos científicos atuais e fundamentados, garantindo as competências que se exigem a formadores, profissionais e investigadores nas áreas da Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores.
- Desenvolvimento da Dissertação no âmbito dos programas de investigação do nosso centro de investigação, acreditado pela FCT, garantindo o acesso a uma rede nacional e internacional de instituições de referência no âmbito da investigação.
- Horário adequado a trabalhadores-estudantes.
- Boas condições materiais e de equipamento; acesso à internet e a centros de recursos multimédia de documentação e Biblioteca.
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Plano de estudos
Plano de estudos
Despacho n.º 10576/2013, de 13 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 4235/2020, de 6 de abril, retificado pela Declaração de Retificação nº 333/2020 de 17 de abril-
1º Ano / especialização em Administração Educacional
- [1º Semestre]
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Administração de Organizações Educativas
8 ects
- [2º Semestre]
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Autarquias e Educação
8 ects -
Liderança e Dinâmicas Organizacionais
8 ects -
Qualidade em Administração Educacional
8 ects
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1º Ano / Tronco comum
- [1º Semestre]
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Avaliação de Práticas e Contextos em Comunidade Educativa
7 ects -
Inclusão, Mediação e Diferenciação em Contexto Educativo
7 ects -
Metodologias de Investigação em Educação
8 ects
- [2º Semestre]
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Construção de um Projeto de Investigação
6 ects
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1º Ano / especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
- [1º Semestre]
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Supervisão, Formação e Desenvolvimento Profissional
8 ects
- [2º Semestre]
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Conceitos, Modelos e Contextos em Supervisão
8 ects -
Supervisão, Liderança e Gestão de Projetos
8 ects -
Supervisão Pedagógica e Avaliação Docente
8 ects
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2º Ano / Tronco comum
- [Anual]
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Dissertação
50 ects
- [1º Semestre]
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Seminário de Investigação
10 ects
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1º Ano / especialização em Administração Educacional
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Corpo Docente
Corpo Docente
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Saídas Profissionais
Saídas Profissionais
Face aos objetivos definidos para este curso de mestrado (organizado em duas áreas de especialização), as saídas profissionais estão direcionadas para funções de: - Direção e gestão pedagógica e administrativa nas instituições educativas; - Coordenação pedagógica, no âmbito da direção de turmas e da orientação escolar e vocacional; - Orientação e supervisão da formação inicial e contínua de educadores e professores; - Coordenação e consultoria de projetos e atividades curriculares e de apoio em áreas curriculares específicas de todos os níveis de ensino.
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Infra-estruturas e Equipamentos
Infra-estruturas e Equipamentos
O Centro Universitário Lusófona - PORTO (CUP) dispõe de equipamentos didáticos e científicos e materiais indispensáveis à boa lecionação deste mestrado, incluindo: videoprojetores fixos e portáteis, PCs desktop, portáteis, câmaras de vídeo; gravadores de som. Tem igualmente em atenção aspetos relacionados com a segurança e o meio ambiente, bem como com necessidades específicas de estudantes portadores de deficiência, apoio de tutoria, supervisão e aconselhamento, promovendo a respetiva publicitação junto aos estudantes. O CUP dispõe também de instalações físicas próprias, que garantem um espaço especificamente destinado à parte letiva deste Ciclo de Estudos e espaços de apoio ao trabalho pessoal, a realizar por cada um dos estudantes. Existem instalações adequadas à lecionação deste mestrado, nomeadamente: - Salas e auditórios para as aulas teóricas em contexto de sala; - Sala de Atos; - Duas salas de para apoio tutorial e de trabalho individual; - Biblioteca (com plataforma digital); - Sala de estudo em grupo e sala de estudo individual dentro da biblioteca; - Sala de investigação; -Sala equipada com computadores (Centro de Trabalho Tecnológico); -Três laboratórios de informática
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Áreas Científicas
Áreas Científicas
Ciências da educação
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Investigação
Investigação
O corpo docente do Mestrado desenvolve a sua atividade científica no Centro de Estudos interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (www.ceied.ulusofona.pt), um centro acreditado e financiado no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os estudantes do Mestrado participam nas atividades CeIED, através da sua inserção na linha de investigação dos docentes (Grupo II - Aprendizagem, Formação e Inclusão Socioeducativa), No domínio da prestação de serviços à comunidade, o Mestrado em Ciências da Educação tem contribuído, de forma regular, para a planificação e concretização de projetos em parceria com Municípios, Escolas e Centros de Investigação, em áreas fundamentais e atuais, focalizadas no desenvolvimento e enriquecimento contextual, em consonância com as áreas de especialização do Ciclo de Estudos.
Centro Universitário
Porto | Fac.Psicologia, Educação e Desporto
Fases de candidaturas a decorrer
Valores
Direção do Curso
Subdireção do Curso
Secretariado
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Extensão Telefónica3159
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS.