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Mestrado Ciências da Educação

Porto
O 2º ciclo de estudos em Ciências da Educação foi criado pelo Despacho n.º 10576/2013, de 13 de agosto, Declaração de Retificação n.º 333/2020 - Diário da República n.º 76/2020, Série II de 2020-04-17 131796232. Retifica o Despacho n.º 4235/2020, publicado... Ler mais

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GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O 2º ciclo de estudos em Ciências da Educação foi criado pelo Despacho n.º 10576/2013, de 13 de agosto, Declaração de Retificação n.º 333/2020 - Diário da República n.º 76/2020, Série II de 2020-04-17 131796232. Retifica o Despacho n.º 4235/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 68, de 6 de abril de 2020, da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lusófona - Porto . Durante o primeiro ano, enquanto o tronco comum visa uma formação aprofundada em matérias transversais das Ciências da Educação, os ramos (a partir do 2º semestre) respondem aos diferentes interesses, motivações e percursos pessoais e profissionais do público-alvo deste Ciclo de Estudos. Os estudantes fazem a sua opção entre as seguintes áreas de especialização: i) Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores; ii) Administração Educacional. O segundo ano contempla o Seminário de investigação e a Dissertação, com orientação específica. Paralelamente, concretizam-se conferências (abertas a todos os interessados) sobre temas de atualidade, focalizados em áreas de especialização deste Ciclo de Estudos.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
  • Destinatários

    Destinatários

    Profissionais que trabalham em contextos educativos ou com valências educativas, sobretudo educadores e professores dos ensinos Básico e Secundário e que pretendam aprofundar a sua formação nas áreas de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores ou Administração Educacional.
  • Competências

    Competências

    - Fundamentar e atualizar conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos; - Aprofundar conhecimentos e capacidades de reflexão, no que concerne aos modelos de Administração Escolar e de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores; - Desenvolver nos estudantes competências processuais de análise crítica, de intervenção e de avaliação; - Desenvolver capacidades e competências de aplicação de processos e modelos organizacionais, em contextos educativos/formativos de administração e supervisão pedagógica; - Aprofundar competências de construção, dinamização e avaliação de projetos educacionais e investigativos, visando a melhoria da qualidade em Ciências da Educação.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Corpo docente qualificado e com ampla experiência profissional, nas áreas em que lecionam.
    • Corpo docente constituído por académicos e profissionais da área, de reconhecida competência, que acompanham o processo de investigação implementado.
    • Conteúdos programáticos que abrangem conhecimentos científicos atuais e fundamentados, garantindo as competências que se exigem a formadores, profissionais e investigadores nas áreas da Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores.
    • Desenvolvimento da Dissertação no âmbito dos programas de investigação do nosso centro de investigação, acreditado pela FCT, garantindo o acesso a uma rede nacional e internacional de instituições de referência no âmbito da investigação.
    • Horário adequado a trabalhadores-estudantes.
    • Boas condições materiais e de equipamento; acesso à internet e a centros de recursos multimédia de documentação e Biblioteca.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Face aos objetivos definidos para este curso de mestrado (organizado em duas áreas de especialização), as saídas profissionais estão direcionadas para funções de: - Direção e gestão pedagógica e administrativa nas instituições educativas; - Coordenação pedagógica, no âmbito da direção de turmas e da orientação escolar e vocacional; - Orientação e supervisão da formação inicial e contínua de educadores e professores; - Coordenação e consultoria de projetos e atividades curriculares e de apoio em áreas curriculares específicas de todos os níveis de ensino.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    O Centro Universitário Lusófona - PORTO (CUP) dispõe de equipamentos didáticos e científicos e materiais indispensáveis à boa lecionação deste mestrado, incluindo: videoprojetores fixos e portáteis, PCs desktop, portáteis, câmaras de vídeo; gravadores de som. Tem igualmente em atenção aspetos relacionados com a segurança e o meio ambiente, bem como com necessidades específicas de estudantes portadores de deficiência, apoio de tutoria, supervisão e aconselhamento, promovendo a respetiva publicitação junto aos estudantes. O CUP dispõe também de instalações físicas próprias, que garantem um espaço especificamente destinado à parte letiva deste Ciclo de Estudos e espaços de apoio ao trabalho pessoal, a realizar por cada um dos estudantes. Existem instalações adequadas à lecionação deste mestrado, nomeadamente: - Salas e auditórios para as aulas teóricas em contexto de sala; - Sala de Atos; - Duas salas de para apoio tutorial e de trabalho individual; - Biblioteca (com plataforma digital); - Sala de estudo em grupo e sala de estudo individual dentro da biblioteca; - Sala de investigação; -Sala equipada com computadores (Centro de Trabalho Tecnológico); -Três laboratórios de informática
  • Investigação

    Investigação

    O corpo docente do Mestrado desenvolve a sua atividade científica no Centro de Estudos interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (www.ceied.ulusofona.pt), um centro acreditado e financiado no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os estudantes do Mestrado participam nas atividades CeIED, através da sua inserção na linha de investigação dos docentes (Grupo II - Aprendizagem, Formação e Inclusão Socioeducativa), No domínio da prestação de serviços à comunidade, o Mestrado em Ciências da Educação tem contribuído, de forma regular, para a planificação e concretização de projetos em parceria com Municípios, Escolas e Centros de Investigação, em áreas fundamentais e atuais, focalizadas no desenvolvimento e enriquecimento contextual, em consonância com as áreas de especialização do Ciclo de Estudos.

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Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 450€
      Candidatos nacionais ou equiparados 173€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 45€
      Reingresso 100€
      Matrícula e Inscrição 285€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 299.4€
      Valor por ECTS 9.98€

Direção do Curso

Subdireção do Curso

João José Gramaxo De Sampaio Maia

Secretariado

Gisela Ribeiro

  • Extensão Telefónica
    3159

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 35/2013

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
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