Seminário debate o futuro do talento no futebol português
Treinadores, académicos e dirigentes refletiram sobre a formação contínua e o desenvolvimento do jogador de futebol em Portugal
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Seminário “O Talento no Futebol Português: Do Treinador ao Futebolista” realizou-se no ao longo de todo o dia 13 de dezembro, reunindo treinadores, docentes, dirigentes e especialistas do futebol nacional para uma reflexão alargada sobre a formação de treinadores e o desenvolvimento do jogador de futebol em Portugal.
A iniciativa foi promovida pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a colaboração da Universidade Lusófona – Centro Universitário Porto, inserindo-se como parte integrante da formação contínua que ULusófona oferece no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo em Futebol da instituição.
A sessão de abertura contou com a intervenção do Presidente da ANTF, Henrique Calisto, que abordou o percurso e os desafios da carreira do treinador de futebol em Portugal. Contou, também, com a intervenção do docente Filipe Casanova, Diretor do Mestrado em Treino Desportivo em Futebol, que expôs o papel da universidade na formação dos treinadores, enquadrando a importância da componente académica no desenvolvimento das suas competências técnicas, científicas e humanas.
No período da manhã, Ricardo Duarte, da FPF, apresentou os desafios atuais relacionados com a conceção do jogo e do treino das seleções nacionais, contextualizando as exigências competitivas do futebol moderno. O desenvolvimento do jovem futebolista foi também analisado sob diferentes perspetivas institucionais, com Sérgio Ribeiro a expor a visão da Associação de Futebol do Porto, onde é diretor técnico e com Manuel Nunes, da FPF, a abordar os contributos e desafios futuros da formação orientada para o alto rendimento.
A tarde foi dedicada à apresentação de diferentes metodologias de formação de jovens jogadores aplicadas em contextos de clubes profissionais e semiprofissionais. Foram partilhadas as abordagens do FC Porto SAD, pelo treinador Filipe Ribeiro, do FC Famalicão SAD, por Fábio Brito, do Varzim SC, por Francisco Tobias, e do Rio Ave FC SAD, por François Costa, permitindo aos participantes compreender semelhanças e especificidades nos modelos de desenvolvimento adotados.
O seminário prosseguiu com um painel dedicado ao tema “O Treinador Português no Estrangeiro”, que contou com a participação de José Ferraz, Professor Neca, Francisco Chaló e Rui Quinta, onde foram contextualizadas as experiências destes treinadores fora de Portugal, abordadas questões relacionadas com a adaptação cultural, exigências profissionais e valorização internacional do treinador português.
Em entrevista, Filipe Casanova explicou de que forma a formação académica complementa a experiência prática no terreno e sublinhou que a universidade proporciona uma formação diversificada, assente em conhecimento científico e em experiências empíricas, que contribuem de facto para o desenvolvimento de melhores competências nos novos treinadores. Referiu ainda que, “desde 2012, os treinadores podem ter a dupla certificação associada à sua formação académica. E isso tem-se demonstrado pelos resultados das nossas seleções e das nossas equipas e do reconhecimento nacional e internacional dos nossos treinadores de foco, muitos deles têm formação académica que inclusivamente também foram estudantes da ULusófona”.
Henrique Calisto deixou conselhos aos jovens treinadores que ambicionam construir uma carreira sólida e duradoura no futebol português - “não deixem de estar em ações de formação; não deixem de estudar porque quem entra no caminho de treinador é um caminho sem fim em termos de busca de procura, de partilha, de interrogações e por isso é um caminho constante de evolução acompanhando a sociedade”. Acrescentou, ainda, que, para além da tecnologia e do conhecimento técnico, é fundamental formar treinadores enquanto pessoas, capazes de se adaptarem às novas realidades do futebol e da sociedade.
O seminário terminou consolidando-se como um espaço de partilha de conhecimento, reflexão e aproximação entre o meio académico e o futebol profissional, reforçando a importância da formação integrada no desenvolvimento do treinador e do futebolista em Portugal.
Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona
Texto
Bruna Pereira
Fotografia
Bruna Pereira
Edição Fotografia
Gabriel Motta
Cursos Relacionados
Outras Notícias
- Resultados do MedMSE mostram impacto positivo da mediação nas escolas
- IA, Ética e Futuro Social discutidos por Filósofos Contemporâneos
- Comportamentos de Risco, Jogo e Uso das Tecnologias em debate na ULusófona
- Investigação revela as consequências da violência no período perinatal
- Fraude e autenticidade alimentar na cadeia agroalimentar




