Apresentação do Curso
O Programa Doutoral em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias centra-se no desenvolvimento de investigação original na área das Ciências da Educação e integra a Escola Doutoral constituída no seio do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
O Programa Doutoral tem a duração de três anos (em regime de tempo integral), correspondentes a 180 ECTS.
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Doutor | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Sub-direção de Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor:
a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem classificação da habilitação anterior / titulares do grau de licenciado, detentores de currículo escolar ou científico especialmente relevante / detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos:
- 100% apreciação curricular
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
A definição dos objetivos é feita a partir das competências exigidas aos candidatos nos termos da lei e da prática universitária:
a) Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo
b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico
c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas
d) Terem realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação em publicações com peer review
e) Serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas
f) Serem capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade sobre a área em que são especializados
g) Serem capazes de promover, em contexto académico e ou profissional o progresso social ou cultural
Destinatários
O calendário e horário dos seminários é divulgado com antecedência e toma em consideração a frequência simultânea do Programa por estudantes bolseiros (ou equiparados a bolseiro) e em regime pós-laboral, nacionais ou estrangeiros.
Para os estudantes estrangeiros estão previstas formas de organização que articularão presenças em Portugal com a investigação empírica feita nos respectivos países. Nos meses de Janeiro e Julho de cada ano realizam-se, de modo concentrado, os seminários previstos na parte curricular do Programa Doutoral. Esses períodos de estadia em Portugal permitem igualmente aos estudantes um contacto estreito com os orientadores, a realização nas bibliotecas portuguesas da revisão de literatura necessária à respectiva pesquisa, bem como a frequência de iniciativas científicas e culturais. O Programa dispõe de meios de Educação a Distância que apoiarão os candidatos em todas as fases da sua pesquisa. No âmbito de protocolos existentes com IES estrangeiras, ou pertencentes ao Grupo Lusófona, podem ser desenvolvidas formas de apoio presencial nos países de origem, nomeadamente de carácter metodológico, quando para tal existam condições materiais e científicas.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Nos termos da lei e da prática universitária, os objetivos de um doutoramento são os seguintes:
a) Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo;
b) Competências, aptidões e métodos de investigação associados a um domínio científico;
c) Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
d) Terem realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação em publicações com peer review;
e) Serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
f) Serem capazes de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade sobre a área em que são especializados;
g) Serem capazes de promover, em contexto académico e ou profissional o progresso social ou cultural.
A operacionalização destes objetivos é realizada a partir do plano de estudo e das UC proporcionadas no chamado curso de doutoramento (parte curricular):
- as UC de natureza teórica assumem a caraterística de seminário de aprofundamento, tendo como avaliação predominante a produção de um artigo científico, nos moldes exigidos pela Revista Lusófona de Educação (sublinhe-se que a RLE é a mais indexada das revistas portuguesas, incluindo o ISI Web of Knowledge e o SCOPUS);
- a presença bastante acentuada de professores convidados, permitindo um contacto prolongado dos estudantes com outras culturas científicas e com o trabalho de investigação de referência em diversos campos;
- a insistência feita pela coordenação do curso para que cada estudante preveja, no início de cada ano, a sua presença em congressos científicos do campo da sua pesquisa, com apresentação de comunicações;
- a prática obrigatoriedade de publicação prévia de um determinado número de artigos em revistas científicas com peer review e bem avaliadas internacionalmente antes da defesa pública das suas provas de doutoramento.
O controlo sobre o grau de cumprimento desses objetivos (embora não se trata de uma medição) é feita anualmente através da apresentação por parte de cada estudante de um Relatório de Progresso, onde consta a informação sobre a atividade e a produção científica desenvolvidas. Esse relatório tem de ter o visto prévio do orientador científico e é analisado pela coordenação científica do doutoramento.
Equipamentos e Instalações
O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
Estudos Futuros
O grau de Doutor em Educação permite o prosseguimento de estudos em programas pós-doutorais na área ou em áreas afins.
Qualifica para a investigação nesta área ou em áreas afins
Saídas Profissionais
Investigação e docência no domínio da Educação
Planeamento e gestão de programas de Educação e formação
Participação em programas interdisciplinares de investigação
Observações
O Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona abrange um total de 180 ECTS, estruturados do seguinte modo:
(i) uma parte curricular, correspondente a 90 ECTS, com uma duração normal de 3 semestres
(ii) a tese, a que se atribui os outros 90 ECTS
A parte curricular do Programa é constituída por seminários de aprofundamento (60 ECTS) e seminários metodológicos (15 ECTS), de um conjunto oferecido anualmente pela Universidade, bem como pela apresentação e discussão pública do Relatório de Investigação (15 ECTS).
O registo definitivo do tema e plano da Tese de Doutoramento exige a aprovação do Relatório de Investigação, debatido perante um júri muito próximo do que será o júri que apreciará a Tese.
As duas fases do Programa de Doutoramento podem sobrepor-se parcialmente no tempo, não sendo necessariamente sequenciais.
Docentes Convidados
Professores do Programa:
Profª Doutora Alcina Manuela Oliveira Martins
Prof.ª Doutora Ana Benavente
Prof. Doutor António Teodoro
Prof. Doutora Carla Galego
Prof. Doutor José B. Duarte
Prof. Doutor José V. Brás
Profº Doutora Maria Neves Gonçalves
Profº Doutora Maria Odete Emygdio da Silva
Prof. Doutor Óscar C. Sousa
Profª Doutora Rosa Serradas Duarte
Prof. Doutor Vítor Duarte Teodoro (UNL, Portugal)
Prof. Doutor Zoran Roca
Prof.ª Doutora Lucimar Dantas
Prof. Doutor Carlos Alberto Torres (UCLA, EUA)
Prof. Doutor Michel Develay (U. Lyon, França)
Prof. Doutor André Robert (U. Lyon, França)
Prof. Doutor Emílio Lucio Villegas (U. Sevilla, Espanha)
Prof. Doutor João Luís Horta Neto (INEP-Brasil)
Áreas Científicas
Ciências da educação | Formação de professores/formadores e ciências da educação | Educação