filmeu

Teacher
Paula Paulino

Paula Paulino
pau***@ulusofona.pt
0017-93D1-C296
0000-0001-8249-5366

Resume

Paula Paulino. Concluiu o(a) Doutoramento em Psicologia em 2015 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Mestrado em Psicologia Social e Organizacional em 2006 pelo(a) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Licenciatura em Psicologia em 2003 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia. É Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social. no(a) Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social., Coordenadora do Programa de Mentorado da Escola de Psicologia e Ciências da Vida no(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Psicologia e Ciências da Vida, Psicóloga Educacional no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Investigador no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Professor Auxiliar no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Psicóloga Clínica no(a) Clínica Privada. Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Coorientou 1 tese(s) de doutoramento. Coorientou 2 dissertação(ões) de mestrado. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Mudança atitudinal; alimentação; sedentarismo; Teses de doutoramento - 2015; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Adolescentes; Saúde; Suporte social recebido; Adolescents; Health; Social support; Cyberbullying. College Students. Victimization. Emotions. Coping strategies.; Cyberbullying. Estudiantes universitarios. Victimización. Emociones. Estrategias de enfrentamiento.; Cyberbullying. Estudantes universitários. Vitimização. Emoções. Estratégias de enfrentamento.; Alimentação saudável; Influência social; Teoria do comportamento planeado; Healthy eating; Social influence; Theory of planned behaviour; Mudança atitudinal; Alimentação; Sedentarismo; Attitude shift; Food habits; Sedentarism; Resolução de problemas; Autoregulação; Aprendizagem; Crenças; Alunos do ensino básico; Teses de mestrado - 2018; alimentação; sedentarismo; adolescents; self- regulation of motivation; motivational beliefs; regulation of motivation strategies; adolescentes; autorregulação da motivação; crenças motivacionais; estratégias de regulação da motivação; Autorregulação da motivação; adolescentes; autoeficácia; metas de realização; valor da tarefa; Desenvolvimento identitário; estudo inicial de validação; adultos emergentes; psicopatologia; Cyberbullying; Autorregulação do comportamento; Autoinstrução; Protocolo cibernético de autoinstrução; dor crónica; expectativas de papel de género; coping; juízos médicos; parentalidade; estratégias parentais; imagemorphing; sacadas; velocidade; .

Graus

  • Licenciatura
    Psicologia
  • Mestrado
    Psicologia Social e Organizacional
  • Doutoramento
    Psicologia
  • Doutoramento
    Psicologia

Publicações

Artigo em revista

  • 2024-02-06, Measuring and characterizing cyberbullying among Chilean university students, Current Psychology
  • 2023-10-26, Utrecht grief rumination scale (UGRS): Psychometric study of validation of the Portuguese version, Death Studies
  • 2022, Self-Regulated Learning and Working Memory Determine Problem-Solving Accuracy in Math, The Spanish Journal of Psychology
  • 2022, Aggressive communication style as predictor of cyberbullying, emotional wellbeing, and personal moral beliefs in adolescence
  • 2022, Aggressive Communication Style as Predictor of Cyberbullying, Emotional Well-being, and Personal Moral Beliefs in Adolescence,Un estilo de comunicación agresivo como predictor del ciberacoso, el bienestar emocional y las creencias morales personales en la adolescencia, Psicologia Educativa
  • 2021-09-19, Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso, Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
  • 2021-05, Prosociality in Cyberspace: Developing Emotion and Behavioral Regulation to Decrease Aggressive Communication, Cognitive Computation
  • 2020-07-31, Developing children's collaborative problem-solving skills with a serious game, IEEE Computer Graphics and Applications
  • 2020-02-17, Online verbal aggression, social relationships, and self-efficacy beliefs, New Media & Society
  • 2020, Aggressiveness as a determiner of adolescents’ intentions to engage in cyberbullying, emotional well-being and personal moral beliefs.
  • 2019-04, Automatic cyberbullying detection: A systematic review, Computers in Human Behavior
  • 2019, Festarola: A Game for Improving Problem Solving Strategies. , VS Games
  • 2019, Explaining adolescents’ use of verbal aggression online through self-efficacy beliefs and social relationships.
  • 2019, A Step Towards Prosociality: Emotion and Behavioral Regulation to Decrease Aggressiveness in Cyberbullying.
  • 2018, Escala das Dimensões do Desenvolvimento da Identidade: Estudos psicométricos iniciais
  • 2018, Dimensions of Identity Development Scale: Initial psychometric studies
  • 2018, Cyberbullying: Shaping the use of verbal aggression through normative moral beliefs and self-efficacy.
  • 2018, Cyberbullying: Shaping the use of verbal aggression through normative moral beliefs and self-efficacy, New Media and Society
  • 2017-12-15, Família e escola: Perspetivas sobre a utilização de meios tecnológicos e segurança, Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
  • 2016-12-01, O cyberbullying em contexto universitário do Brasil e Portugal: vitimização, emoções associadas e estratégias de enfrentamento, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
  • 2016-09-01, Students’ motivation to learn in middle school - a self-regulated learning approach, Electronic Journal of Research in Educational Psychology
  • 2016, The cyberbullying in context university of Brazil and Portugal: victimization, emotions associates and coping strategies
  • 2016, Students’ motivation to learn in middle school a self-regulated learning approach,Motivación para el aprendizaje en alumnado de Enseñanzas Medias: un enfoque de aprendizaje autorregulado, Electronic Journal of Research in Educational Psychology
  • 2016, Motivation beliefs and strategies in learning: A scale development
  • 2016, Crenças e Estratégias da Motivação na Aprendizagem: Desenvolvimento de uma Escala, Psychologica
  • 2015, Autorregulação da Motivação: Crenças e Estratégias de Alunos Portugueses do 7º ao 9º Ano de Escolaridade, Psicologia: Reflexão e Crítica
  • 2012, Promover a regulação da motivação na aprendizagem, Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel
  • 2012, O “Jogo dos Alimentos”: Mudança atitudinal face à alimentação e ao sedentarismo em crianças do 1.º Ciclo
  • 2007, Construção e determinação das qualidades psicométricas do Questionário de Suporte Social Institucional na Saúde (QSSIS)
  • 2005, O optimismo comparativo face à saúde: da infância à adolescência , Psychologica

Tese / Dissertação

  • 2018, Mestrado, Aprendizagem autorregulada e crenças motivacionais na resolução de problemas matemáticos em alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
  • 2015, Doutoramento, Regulação da motivação : avaliação e promoção da dimensão motivacional de aprendizagem autorregulada - contributos de alunos e professores -
  • 2007, Mestrado, A influência social nas escolhas alimentares saudáveis em adolescentes e jovens adultos: formação de impressões, identificação e norma de grupo

Capítulo de livro

  • 2020, Contraste Mental com Intenções de Implementação: Uma estratégia de autorregulação da aprendizagem, Autorregulação da aprendizagem: Cenários, desafios, perspetivas para o contexto educativo, Editora Vozes.
  • 2010, Do estoicismo face à dor: Uma teoria enraizada sobre as expectativas de papel de género de leigo/as e enfermeiro/as , Gênero e saúde: diálogos Ibero-Brasileiros

Artigo em boletim informativo

  • 2018, Guia informativo para agentes educativos.

Relatório

  • 2023-05-23, IO3 and IO4 – Factor and Needs Analysis Report. DIGITAL TOOL FOR MENTORSHIP AGAINST DROPOUT.

Artigo em conferência

  • WELL-BEING, MOTIVATION, AND ADAPTATION OF UNIVERSITY STUDENTS: THE POTENTIAL INFLUENCE OF MENTORING PROGRAMS, EDULEARN: 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
  • Trajetórias académicas dos estudantes da rede federal de educação profissional tecnológica: Um estudo sobre as variáveis motivacionais e contextuais., XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
  • Self- regulation of motivation: Contributing to students’ learning in middle school
  • Estudantes universitários em situação de insucesso: Estratégias de autorregulação utilizadas e percebidas como importantes, III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico
  • Crenças motivacionais e processos autorregulatórios na resolução de problemas de matemática no 1º ciclo de escolaridade, XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía.
  • 2019, Festarola: A game for improving problem solving strategies

Resumo em conferência

  • 2023-06-29, UNIVERSITY STUDENTS' LEARNING MOTIVATION SCALE: VALIDATION FOR THE PORTUGUESE POPULATION, The Future of Education - 13th Edition
  • 2022-07, Mental contrasting with implementation intentions: a metacognitive strategy on educational context, ICPIMP 2022: International Conference on Pedagogy, Innovative Methods and Practices
  • 2022, Detecting hate speech and cyberbullying using natural language processing, ICDID 2022: International Conference on Digital Innovation and Development
  • 2022, As «camadas da aprendizagem»: Níveis de reflexão de alunos do ensino básico e secundário sobre o ensino explícito de uma estratégia autorregulatória. , I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
  • 2022, AUTORREGULAÇÃO E MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM: INVESTIGAÇÃO, FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR, IV International Conference on Student Engagement at School: Social and Psychological Perspectives (IVCIEAE)
  • 2021, Intervir na dimensão motivacional da aprendizagem: Contraste Mental com Intenções de Implementação., XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. Braga, setembro 2021
  • 2019, Perspetivas Atuais e Futuras no Estudo da Autorregulação: Investigar e intervir em contexto educacional., II Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada. Lisboa, setembro 2019
  • 2019, Determinantes da agressão em cyberbullying: Autoeficácia e experiências de vitimização. , XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. A Coruña, setembro 2019
  • 2019, Determinantes da agressão em cyberbullying: Autoeficácia e experiências de vitimização, XV Congreso Internacional Gallego- Portugués de Psicopedagogía
  • 2019, Descomprometimento moral no cyberbullying: Perceções de adolescentes no contexto Português. , XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
  • 2019, Descomprometimento moral no cyberbullying: Perceções de adolescentes no contexto Português, XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. A Coruña, setembro 2019
  • 2019, Crenças motivacionais e processos autorregulatórios na resolução de problemas de matemática no 1º ciclo de escolaridade, XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía. A Coruña, setembro 2019
  • 2016, Self-regulated learning strategies in problem solving in math: "let's party" as an educational game. , II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação.
  • 2016, Promoção da motivação dos alunos na resolução de problemas na Matemática: O jogo «A Festarola». , II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
  • 2016, Cyberbullying: a tomada de decisão como um processo educativo na regulação do comportamento. , 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • 2016, A avaliação das crenças motivacionais, expectativas e avaliação de desempenho na resolução de problemas. , II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
  • 2016, A "Festarola": Um jogo educativo para a promoção de competências de resolução de problemas. , 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
  • 2013, Teachers' beliefs about the promotion of students' self-regulation of motivation, , 35th International School Psychology Association Conference
  • 2013, Motivação na Aprendizagem: crenças e estratégias de autorregulação da motivação de alunos do 3ºciclo de escolaridade, , Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
  • 2012, Challenging Motivation for Learning: "Self- regulation of Motivation for Learning Scale", International Psychological Applications Conference and Trends, Lisboa.
  • 2012, Autorregulação da Motivação na Aprendizagem: Crenças e Estratégias de alunos do 3ºCiclo de Escolaridade, XII Colóquio International Psicologia e Educação
  • 2011, Knowing how to learn and how to teach motivation: Contributions from Self-Regulation of Motivation to more a effective learning", International Conference on Education and Educational Psychology, Istambul
  • 2010, A formação de impressões e as escolhas alimentares: o significado social da alimentação, VII Simpósio de Investigação em Psicologia, Braga.

Poster em conferência

  • 2018, Com>¿Viver app: Promoting pro-social behavior online

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios