filmeu

Teacher
José Augusto Nunes Bragança De Miranda

José Augusto Nunes Bragança De Miranda
jos***@ulusofona.pt
061C-92B7-C5AF
0000-0002-3232-4822

Resume

José A. Bragança de Miranda has a doctorate in Communication Sciences from the New University of Lisbon, with an aggregation in "Theory of Culture" at the same University. He is currently a Full Professor at the Lusophone University, a researcher at Cicant, and a collaborator at ICnova (UNL). He was the director of ECATI - School of Communication Sciences, Architecture, Arts, and Information Technologies at the Lusophone University. He is a member of SOPCOM - Portuguese Association of Communication Sciences, which he co-founded and was a board member. He curated the project Ligações_Links_Liaisons for Porto2001 - European capital of culture, in collaboration with Maria Teresa Cruz, which resulted in the book Critique of Connections in the Age of Technique (Tropismos, 2002). He was President of the Communication Sciences panel of the FCT, President of the Jury for Documentary (2006) at Icam, a member of the BESphoto award jury, and a member of the Jury of the Luso-Spanish Culture Prize. He has taught in the areas of Theory of Culture and Contemporary Arts, Media Theory, and Digital Aesthetics. He is the author of numerous essays and interventions in the most diverse areas of contemporary culture, with his publications including the books Analytics of Current Affairs, Politics and Modernity, Traits. Essays on Contemporary Culture, Theory of Culture, Synthesis, Albuquerque Mendes or the Ardor of Art, Endless Fall, Shipments. A philosophical experimentation in Blogs, Body and Image, and Jorge Molder. His latest book Constellations: Essays on Technique and Culture in Contemporaneity was published by Documento in September 2023. He has been serving as Rector of the Lusophone University since December 2022.

Graus

  • Doutoramento
    Comunicação Social
  • Doutoramento
    Ciências da Comunicação
  • Especialização pós-licenciatura
    Provas de Aptidão Científica e Pedagógica
  • Licenciatura
    Sociologia

Publicações

Artigo em revista (magazine)

  • 2017, Democracia e comunicação nas redes sociais digitais: o net-ativismo para além da participação sem partidos, Revista Paulus
  • 2012, Carl Einstein e a força da arte, Revista de Comunicação e Cultura

Objeto físico

Edição de número de revista

  • Universos da Comunicação
  • Tendências da Cultura Contemporânea
  • Real/Virtual. Tecnologia, Cultura e Mediação
  • Espaços
  • A Cultura das Redes

Artigo em revista

  • 2022-12-14, Editorial, International Journal of Film and Media Arts
  • 2022-12, "Notes on Governance", IJFMA – International Journal of Film and Media Arts
  • 2021, "Carta aos que estão a chegar", CECS - Publicações
  • 2019, “A produção cinemática da vida” , Electra
  • 2017, “O património Digital como política do comum” , Revista Património
  • 2016, "Máscara e ética" , Movimento e Mobilização Técnica da Revista de Comunicação e Linguagens
  • 2015, "A privacidade vai acabar? Uma máscara em crise”, Revista XXI
  • 2012, “Carl Einstein: reflexões sobre arte e estética”, Revista de Comunicação e Cultura, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2012, «Romy Castro: painted with stardust», Art.Es – International Contemporary Art
  • 2010, Ekphrasis ou Complot? Notas sobre Pierre Klossowski, Sob o Ditado de Pierre Klossowsk
  • 2010, "El final de la distancia - el surgimiento de la cultura telemática", Bajo Palabra, Revista de Filosofia
  • 2005, O acontecimento como invenção necessária da história, TRAJECTOS
  • 2005, Geografias: Imaginário e Controlo da Terra, Revista de Comunicação e Linguagens
  • 2005, A Cidadania como problema, Estética e Tecnologias da Imagem (Actas do III SOPCOM)
  • 2004, Controlo e descontrolo do imaginário, Imaginário (Actas do 37º Congresso de Jovens Filósofos)
  • 2003, Jorge Molder ou O Retorno da Rainha, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 2003, Crítica de uma certa ficcionalização do controlo, Ficções
  • 2002, Da experiência dos espectros à espectralização da experiência, REVISTA DE HISTÓRIA DAS IDEIAS
  • 2002, Controle e descontrole do imaginário, COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE
  • 2002, As imagens no início, SEMEAR
  • 2001, «Riverrun. Sobre SpaceJunk de Miguel Soares» , Revista Ideias Fixas
  • 2001, Uma arte bem instalada, REVISTA DE COMUNICAÇÂO E LINGUAGENS
  • 2001, Controle e Paixão, MOSAICO
  • 2000, A cultura como problema, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1999, Máquinas. A Impossibilidade Funcional, PROTÓTIPO
  • 1999, Delineamentos de crítica da cultura contemporânea, Atas do II Lusocom
  • 1999, Da actualidade, REVISTA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS
  • 1998, Fim da mediação? De uma agitação na metafísica contemporânea, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1997, In Memoriam de Guy Debord. O Fim do Espectáculo, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1996, O Controlo do Virtual, TENDÊNCIAS XXI
  • 1996, A virtualização do arquivo, REVISTA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
  • 1995, Espaço público, política e mediação, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1995, Do apocalíptico, hoje, ANAIS UNIVERSITÁRIOS
  • 1994, Foucault e Velasquez: A função do argumento estético em Foucault, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1994, Debate em torno da Técnica, ARGUMENTO
  • 1994, Algumas anotações sobre a ideia de Figura, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1993, Palavra, violência e política: Reflexões sobre a fundação da política, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1993, Europa e extraterritorialidade, OCEANOS
  • 1992, Discurso e Metapolítica, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1991, Paul de Man ou a complicação inicial da origem, ARGUMENTO
  • 1990, Que fazer ... de Heidegger?, Revista Expresso
  • 1990, Benjamin em salto de tigre, Revista Expresso
  • 1989, Teorias de Comunicação de Mauro Wolf , REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1989, Problemas metodológicos de simbólica urbana, REVISTA SOCIEDADE E TERRITÓRIO
  • 1989, La sociologie de la communication au Portugal, Sociétés
  • 1989, Heidegger e a política, FILOSOFIA
  • 1988, Sistemas Epistémicos e Ciências: Do Noviciado da Cotovia à Faculdade de Ciências de Ana Luísa Janeira, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1988, Razão e Terror na modernidade, ALTER/EGO
  • 1988, Modernidade e Legitimidade: reflexões em torno de Hans Blumenberg, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1987, Considerações sobre a arte na sua situação pós-moderna, RISCO
  • 1986, Jacques Derrida e o problema da desconstrução: contributos para a análise do discurso do método na modernidade, REVISTA DE COMUNICAÇO E LINGUAGENS
  • 1986, A perfeição da técnica e o fim da política na modernidade, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1985-12, Modernidade, espaço público e conflito de nomeações, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
  • 1985, Esboço de quadro geral para a análise da discursividade moderna, CECL/DCS
  • 1985, Elementos para uma teoria da censura, REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Tese / Dissertação

  • 1991, Doutoramento, Fundamentos de uma Analítica da Actualidade: contributos para uma teoria crítica da experiência moderna
  • 1985, Mestrado, Elementos Para um Teoria da Censura: Censurância, Argumentação e Conflito
  • 1982, Licenciatura, A Apropriação Simbólica do Centro de Lisboa

Livro

  • 2023, Honoris Causa, Bragança de Miranda, José; ISABEL BABO; Damásio, Manuel; Mesquita, Mário, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2023, Constelações, Bragança de Miranda, José, Documenta
  • 2021, "Crítica das Mediações Totais - Perspectivas expandidas dos media", Bogalheiro, Manuel; RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO; Gomes Pinto, Jose; Leitão, Catarina Patrício; Castro, Aida Estela; Natálio, Carlos; Bragança de Miranda, José, Documenta
  • 2020, “Arte de Furtar/ Furto na Arte”, Bragança de Miranda, José; Alegre, Luis, STOLEN BOOKS
  • 2019, História da Fotografia: Ao encontro das imagens, de Luís Mendonça, Bragança de Miranda, José; Luís Mendonça, Edições Colibri
  • 2019, Fundamento e Imersão - Ensaios sobre Técnica, 1, Bragança de Miranda, José; Marques Carrilho, J.M.; RIBEIRO, LUÍS CLÁUDIO; Gomes Pinto, Jose, Orfeu Negro
  • 2018, Imagem e Pensamento, Bragança de Miranda, José; Martins, Moisés de Lemos; Godinho, Jacinto; Madalena Oliveira, Edições Humus
  • 2017, Jorge Molder, Bragança de Miranda, José, Série Ph
  • 2013, Sinais do tempo: Conversas para além da Crise, Bragança de Miranda, José, Espaço do tempo
  • 2013, "Perspectivas da la comunicación: arte, cultura, tecnología", Bragança de Miranda, José; Gomes Pinto, Jose; Cruz, Maria Teresa; Rosa, António Machuco, CECL - Centro de Estudos de Comuicação e Linguagens
  • 2011, "Corpo e Imagem", 1, Bragança de Miranda, José, Annablume Editora
  • 2008, «Conversaciones con fotógrafos», de Jorge Molder com José Bragança de Miranda, Bragança de Miranda, José, La Fábrica Editorial
  • 2008, Envios: Uma experimentação Filosófica na Internet, Bragança de Miranda, José, Vega
  • 2006, Queda sem Fim, Bragança de Miranda, José, Vega
  • 2006, Albuquerque Mendes ou o Ardor da Arte, Bragança de Miranda, José, Editorial Caminho
  • 2002, Teoria da Cultura, Bragança de Miranda, José, Século XXI
  • 2002, Identidade/Identidades, Bragança de Miranda, José, ADECAP
  • 2002, Crítica das Ligações na Era da Técnica, Bragança de Miranda, José; Cruz, Teresa, Tropismos
  • 1998, Traços. Ensaios de Crítica da Cultura, Bragança de Miranda, José, Vega
  • 1997, Modernidade e Política, Bragança de Miranda, José, Colibri
  • 1994, Analítica da Actualidade, Bragança de Miranda, José, Vega

Capítulo de livro

  • 2024, Verde, que te quiero verde..., FRAMES [SCAPES] PARA UMA GEOCINEMÁTICA, Stolen Books
  • 2023, The Virtualization of the Archive, Portuguese Philosophy of Technology, Springer
  • 2021, Sobre um debate no Diário de Lisboa: O caso do 'Fim da História' de Fukuyama, Liberdade por Princípio, Tinta da China
  • 2020, O Teatro, da expansão ao regresso, São Luiz 125
  • 2020, A Antígona como Território, Antígona: 40 anos + 1, 1, Antígona
  • 2019, Fotografia e Arqueologia do Materialismo, Fundamento e Imersão Ensaios Sobre Técnica
  • 2019, Cap. VII: A fotografia portuguesa e o mundo - "Fragmento #10: Jorge Molder por José Bragança de Miranda", "História da Fotografia - Ao encontro das Imagens", Edições Colibri
  • 2017, “Comunicação e Inclusão”, Diccionário de Conceitos. Nomes e Fontes na Deficiência em Geral
  • 2017, "Reflexões sobre o Anarquivo", "Arquivo e Intervalo", Stolen Books
  • 2014, As artes do corpo, Corpologias: Volume I: O Corpo Humano e a Arte, de Victor Correia, Sinapsis
  • 2013, Hacia una cri´tica de las conexiones te´cnicas, Perspectivas da la comunicacio´n: arte, cultura, tecnologi´a, Cream ebooks/CECL
  • 2011, Arte e Soberania, Arte e Delinquência, Fundação Calouste Gulbenkian
  • 2011, A Prosa das Imagens, Imagem e Pensamento, Grácio Editor
  • 2010, El final de la distancia: el surgimento de la cultura telematica, Ontología de la distancia: filosofias de la communicación en la era telemática, ABADA Editores
  • 2010, Activismo em rede, globalização e transdução, Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2009, Só aparece no índice de autores, Espaço, Associação de Arte e Comunicação Oficinas do Convento
  • 2009, Conversa com Jorge Molder, Reflexões periódicas sobre Fotografia, Prata
  • 2009, Apresentação, As Artes Tecnológicas e a rede Internet em Portugal, Vega
  • 2009, "Por aqui quase nunca ninguém passa" - "No Atelier de Jorge Molder", AG, Prata - Reflexões Periódicas sobre Fotografia, 1
  • 2008, The End of Distance: The Emergence of Telematic Culture, Representing Culture: Essays in Identity, Visuality and Technology, Cambridge Scholars Publishing
  • 2008, O fim da distância: a emergência da cultura telemática, Do Público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação digital, 1, 1, Difusão Editora
  • 2008, Geografias imaginárias da terra, Espécies de Espaço: territorialidades, literatura, mídia, UFMG
  • 2007, The house of the future as an experience: Problems and perspectives, ), Archicture – machine and body. Notes on the new technologies in culture, FAUP Edições
  • 2007, Moda(s) e Modo(s) dp Pós-modernismo, Introdução ao Pensamento Contemporâneo: Tópicos/ Ensaios/Documentos, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2006, «Um teste ao cinema português» , O Cinema Português e os Seus Públicos, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2006, Teses sobre Marx, Da Gaveta para Fora: Ensaios sobre Marxistas, Afrontamento
  • 2006, La razón del desasosiego, La Razón Caprichosa en el Siglo XXI: Los avatares de la sociedade posindustrial y mediática
  • 2005, Do mundo das redes ao mundo nas redes, Rumos da Sociedade da Comunicação, Vega
  • 2005, A plasticidade como síntese do especulativo, Síntese, Edições Lusófonas
  • 2005, A Razão do Desassossego, Passagens: 100 Peças para o Museu de Medicina, Museu de Arte Antiga
  • 2003, Design as a problem/ O Design como problema, Interactive Television : Authoring and Production/Autoria e produção em Televisão Interactiva, Edições Universitárias Lusófonas/Programa Media
  • 2003, A Casa do Futuro como Experiência: Problemas e Perspectivas, Interactive Television: Authoring and Production/Autoria e Produção em Televisão Interactiva, Edições Universitárias Lusófonas/Programa Media
  • 2002, Richard Tuttle ou o trabalho infindável da linha, Richard Tuttle: Memento
  • 2002, Para uma crítica das ligações técnicas, Crítica das Ligações na Era da Técnica, Tropismos
  • 2002, Fincher e a Irresolução da Modernidade, As Ciências da Comunicação na Viragem do Século, Vega
  • 2001, As imagens no início, Porto Editora
  • 2001, Alquimia e Contemporaneidade, Discursos e Práticas da Alquimia I, ANF
  • 2000, Crítica da esteticização moderna, Imagens e Reflexões, Edições Universitárias Lusófonas
  • 1998, Da interactividade. Crítica da nova mimesis tecnológica, Ars Telemática, Relógio d’Água
  • 1998, A ideia de política, Ética e o Futuro da Democracia, Edições Colibri
  • 1990, Apresentação de Hans Blumenberg, Naufrágio com Espectador, Vega
  • 1979, Apresentação de Max Stirner, Escritos de Max Stirner, Via Editora

Edição de livro

  • 2017, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2013, Cream ebooks
  • 2011, Grácio Editor
  • 2010, Colecção Berardo
  • 2005, Vega
  • 2005, Edições Lusófonas
  • 2002, Vega
  • 2002, Tropismos
  • 1998, Balleteatro

Tradução

  • 1994, «"Moi", o eixo de Foucault», de Angel Gabilondo
  • 1992, «Documentalismo contemporâneo: da inocência à lucidez» de Margarita Ledo Andión
  • 1988, "La secolarizzazione della filosofia" de Gianni Vattimo , Revista de Comunicação e Linguagens
  • 1987, «The Rise of Modern Science: How and Why» de R. Hooykas in A Abertura do Mundo
  • 1985, "Il Dissidio"
  • 1982, Humanism and the Voyages of Discovery in 16th Century Portuguese Sciences and Letters de R. Hooykas, Publicações Gradiva
  • 1979, Écrits de Max Stirner, Via Editora
  • 1979, L'Archéologie du frivole de J. Derrida, Via Editora
  • 1979, Essai sur l'origine des Connaissances Humaines de Condillac, Via Editora
  • 1979, El Futuro de Nuestras Instituciones Escolares de F. Nietzsche, Via Editora
  • 1977, L'Économie de la Révolution de S. Touré, Via Editora

Artigo em jornal

  • 2022-12-13, "Audiovisual and Creative Industries - Present and Future", International Jornal of Film and Media Arts | Editorial
  • 2022-02, "Com o Watergate surgiu uma ilusão de omnipotência", Le Monde Diplomatique - Edição Portuguesa
  • 2020-12-31, Mudar de Página, Jornal de Letras
  • 2019, We Would Prefer Not To – Resistance & Resilience, Post Millennium – Critical Essays on Contemporary Tension
  • 2015-03-08, DO Começar... , abertura ciclo A Luz como meio e limite, Jornal Público
  • 2008, «À imagem da arte: sobre Romy Castro», Jornal de Letras, Artes e Ideias
  • 2007, «Sobre o feio: a segunda metade da arte» , Jornal de Letras, Artes e Ideias
  • 2007, «Os aspectos do Mundo» , Jornal de Letras, Artes e Ideias
  • 2007, «Carta … aos que estão a chegar» , Jornal de Letras, Artes e Ideias
  • 2006, «Freud, um sintoma...», Jornal de Letras, Artes e Ideias
  • 2006, Habitar en el ciberespacio? Problemas de casa del futuro, Real/Virtual en la Estética y la Teoría de las Artes
  • 2004-12-22, O retorno do belo, Jornal de Letras
  • 2004, As perturbadas paisagens do corpo, Cadernos do Rivoli
  • 2003, Matrix: O Fim da Suspeição, Jornal de Letras
  • 2003, Breve reflexão sobre o especular, Actas do ciclo Capicua | Cadernos do Rivoli
  • 2001, Comentário crítico a Modernidade, Capitalismo e Crítica de Peter Wagner, FORUM SOCIOLÓGICO
  • 2000, «Une pensée en état d'expérimentation» , Le Monde
  • 2000, «A cultura Hip Hop, um combate de sucesso» , Jornal de Letras
  • 2000, «A condição fractal do corpo» , Expresso
  • 2000, Corpo Utópico, CADERNOS PAGU
  • 1999, «Uma Imagem do Começo dos Tempos» , Jornal de Letras
  • 1999, «O fantasma da Máquina» , Jornal de Letras
  • 1999, «A victória da Liberdade» , Expresso
  • 1999, Breve Crítica da Globalização, Le Monde Diplomatique
  • 1998, As Ligações do Corpo, Metamorfoses do Sentir
  • 1997, O que podemos esperar?, Figurações da Esperança no Mundo de Hoje - CADERNOS ISTA
  • 1995-11-08, O fim do espectáculo, JORNAL DE LETRAS
  • 1995-05-10, Debate em torno da ideia de utopia , Jornal de Letras
  • 1995, «Autonomia: Um projecto impossível num Estado forte» , Diário de Notícias do Funchal
  • 1995, «A estrutura da utopia», Expresso
  • 1994, «O presente em questão: Foucault e a ontologia da actualidade» , Expresso
  • 1993, O enigma da evidência, Expresso
  • 1993, A política que vem, Expresso
  • 1992-08-29, Genealogia do Presente: A violência é o impensado do simbolismo, Expresso
  • 1992-08-01, Da imagem do mundo ao mundo da imagem, Expresso
  • 1992-06-06, De Ricoeur à experiência, Expresso
  • 1992-05-16, Pós-modernidade e Comunicação, Expresso
  • 1992-03-14, O poder do sociólogo, Expresso
  • 1992-01-18, A ritualização do pensamento, Expresso
  • 1992, Walter Benjamin no começo, Jornal de Letras
  • 1992, O retorno da teoria, Expresso
  • 1991-12-28, As formas da imaginação social, Expresso
  • 1991-11-16, O contemporâneo em Questão, Expresso
  • 1991-10-08, Tradutor e encenador à procura de Heidegger e de Deutsche, in Jornal de Letras, Artes e Ideias
  • 1991-09-27, O impossível fim da história, Expresso
  • 1991-09-27, Atenção à sociologia, Expresso
  • 1991-06, A justiça, hoje, Expresso
  • 1991-03-16, Da biografia a Foucault, Expresso
  • 1991-02-09, Inumano, demasiado inumano, Expresso
  • 1990-12-22, A Civilização da Disciplina, Expresso
  • 1990-12-11, Resistência à Teoria de Paul de Man , Diário de Lisboa
  • 1990-08-09, Cultura e política, Diário de Lisboa
  • 1990-07-06, A dinâmica da modernidade, Diário de Lisboa
  • 1990-06-21, O nascimento do individualismo, Diário de Lisboa
  • 1990-05-31, Crítica e Actualidade, Diário de Lisboa
  • 1990-05-03, Anatomia de um escândalo, Diário de Lisboa
  • 1990-05, A Violência da Teoria, Expresso
  • 1990-04-05, Escalas em análise, Diário de Lisboa
  • 1990, "Um programa de Pesquisa" , Expresso
  • 1990, "O privado em detalhe" , Diário de Lisboa
  • 1990, "Modernidade e discurso" , Diário de Lisboa
  • 1990, "Marshall Berman e a Tradição da Modernidade" , Expresso
  • 1990, "Elogio da Democracia (Sobre Norberto Bobbio)" , Diário de Lisboa
  • 1990, "A Visão e a graça" , Diário de Lisboa
  • 1989, "Baudrillard descobre a América" , Expresso
  • 1987, Guia Alfabético das Comunicaçöes de Massa de J. Cazeneuve , CADERNOS DE IMPRENSA
  • 1985, "As novas tecnologias e o político", Diário de Lisboa
  • 1985, "A nossa nostalgia", Diário de Lisboa
  • 1984, A utopia Orwelliana: despotismo, maceração e piedade, Diário de Lisboa
  • 1983, "O acto de votar, crítica da hesitação" , Diário de Lisboa

Artigo em boletim informativo

  • 2016, “A felicidade da História” , Programa de Quarteto de Heiner Muller
  • 2015-11, A linha da Terra, Catálogo da Exposição O Resto e o Gesto: Desenhos para o século XXI
  • 2015-04, Da Barulheira ou “Vergonha! Que vergonha santo Deus!, Barulheira de Álvaro Lapa por João Sousa Cardoso
  • 2013-11, Desencalhar a história, Programa da peça À Espera de Godot de Becket
  • 2013, Técnica e Crise, Sinais do tempo: Conversas para além da Crise, Espaço do tempo
  • 2008, A crise das imagens segundo Italo Calvino, Comunicación y desarrollo cultural en la Peninsula Ibérica
  • 2006, As imagens como fim da incerteza, Encontro de Saberes, da Fundação Calouste Gulbenkian
  • 2003, Uma mudança de atitude, Cruzamento de Saberes/Aprendizagens Sustentáveis
  • 2001, Carne, Corpo Fastforward
  • 1996, A descida infindável ao Maelstrom da mediação, Comunicación en la Periferia Atlántica | Atas do I Congresso Internacional
  • 1991, Um processo infinito, Catálogo de Inverno de 45 | Teatro Trindade
  • 1989, Nietzsche e a modernidade: considerações em torno da II Intempestiva, Da Vontade de Poder à Transmutação de Todos os Valores

Relatório

  • 2000-01-25, Da Experiência dos Espectros à espectralidade da Experiência
  • 2000-01-24, Relatório de Teoria da Cultura
  • 1997-04-01, Relatório de Teoria da Cultura
  • 1985, Mudança de Valores e Inovação Tecnológica
  • 1985, Desvio, Identidade e Mass Media

Recurso online

  • 2021-01-22, Being in Motion, por José Bragança de Miranda, https://www.aveleda.com/en/blog/being-in-motion-by-jose-braganca-de-miranda
  • 2020-10-26, Menção em "Em defesa do pensamento COVID-19: Sabe o que mudou nos critérios de Cura?", por Moisés de Lemos Martins, https://correiodominho.pt/cronicas/em-defesa-do-pensamento/12649?fbclid=IwAR2XPoN6T1Q6pso1oncLax4h1GtOriAVYgF1UWFbSqb2vO_j9t6C3hk5zy8
  • 2020-02-24, JBM citado em "Sobre o voo e a vizinhança", https://visao.sapo.pt/jornaldeletras/cronicas/2020-02-24-sobre-o-voo-e-a-vizinhanca/
  • 2003, «Da Interactividade. Crítica da Nova Mimesis Tecnológica», in Ciberscópio, http://www.ciberscopio.net/index.php?area=temas&tema=4&artigo=2
  • 2003, Breve reflexão acerca do especular, in Ciberscópio, http://www.ciberscopio.net/index.php?area=temas&tema=6&artigo=2
  • 2002-03-05, «Jorge Molder ou O Retorno da Rainha», in Interact, http://www.interact.com.pt
  • 2001-07-03, «Fincher e a Irresolução da Modernidade», in Interact, http://www.interact.com.pt
  • 2001, «Entrevista a Bernard Stiegler» in Interact, http://www.interact.com.pt/interact2/entrev1.html
  • 2000-12-01, «Sous la plage, le pavé» in Interact, http://www.interact.com.pt
  • 2000-09, «Steven Shaviro Interviewed» in Homepage de S. Shaviro, http://www.dhalgren.com/Othertexts/Arrabida.html
  • 2000, «Como é a vida no IRC» in Faculdade de Ciências Sociais e Humanas , http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/ciberjornalismo/ciber2000/irc/corpito_conversas.html
  • 1999, «Uma imagem do começo dos tempos» in Instituto Luís de Camões, http://www.instituto-camoes.pt/bases/amalia/imagcomtemp.html
  • 1999, «De uma Nova Comunicação dos Sentidos», http://www.snripd.mts.gov.pt/site_standard/documentos/livro16.txt
  • 1999, «Alquimia e Contemporaneidade» in TRIPLO V, http://www.triplov.com/alquimias/miranda.htm
  • 1998, «Machines: The Funcional Impossibility» in PROTOTYPO, http://www.prototypo.com/Essays/Essays1/001_1.htm
  • 1997, «Linguagem e voz» in Çopyright 41, http://www.udc.es/dep/lx/cac/sopirrait/sr041.htm1
  • 1997, Transdisciplinarité Et Genèse De Nouvelles Formes Artistiques, Rapport d'étude à la Délégation aux Arts Plastiques, http://www.culture.fr/culture/mrt/bibliotheque/norman/norman.rtf
  • 1996, «Control and Passion» in Fundación para Arte y Tecnologia, http://www.telefonica.es/fat/ebragan.html

Website

  • 2008, Site Pessoal, https://www.rae.com.pt/
  • 2008, Reflexos de Azul Elétrico, Autor de blogue, reflexosdeazulelectrico.blogspot.com/

Artigo em conferência

  • 1996, Control and Passion, Fifth International Conference on Cyberspace, Fundación Arte y tecnología

Catálogo de exposição

  • 2023, António Barros, uma política da arte, Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
  • 2012, Caleidoscópio: A vertigem das imagens surpreendidas pela Pintura, Museu de Grão Vasco
  • 2010, Organizador | Catálogo Árvore Mandala para os gravadores do Vale do Côa, IGESPAR/CECL-UNL
  • 2010, Falemos de Casas, Catálogo Trienal de Arquitectura 2010
  • 2010, Alberto Carneiro e a Dádiva da Arte, Árvore Mandala para os gravadores do Vale do Côa | Coleção Cadernos do Côa
  • 2008, Uma linha de tensão, Drawing a Tension: Obras da Colecção do Deutsche Bank, Lisboa, Catálogo da Fundação Calouste Gulbenkian
  • 2003, A Arte interpelada pelo corpo/Art questioned by the body, CORPUS: Visões do corpo na colecção Berardo
  • 2001, Terminal da Arte, KEEP DANCING
  • 2001, O acaso da arte, Galeria Luís Serpa
  • 1996, Musil: De um outro movimento das paixões, Culturgest
  • 1995, Rude, Galeria Diferença

Prefácio / Posfácio

  • 2022, Um Manifesto Ciborgue | O Manifesto das Espécies de Companhia de DONNA J. HARAWAY
  • 2021, Escultura Negra de Carl Einstein
  • 2017, Netativismo
  • 2016, Teatro Expandido, de João Sousa Cardoso
  • 2016, Estética da Comunicação Musical ­A Improvisação
  • 2011, Introdução ao Pensamento Contemporâneo: razões, finalidades, tópicos
  • 2007, Tecnologia e Educação. As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Processo Educativo
  • 2007, Italo Calvino. Lições de Modernidade
  • 2007, A Linha do Design
  • 2004, O Único e a Sua Propriedade
  • 2000, Para uma Nova Comunicação dos Sentidos
  • 1997, Pensar Pessoa
  • 1996, Crash
  • 1985, A Condição Pós-Moderna

Guião

  • 2003, Script "Narciso"

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios