filmeu
filmeu-revela-nova-etapa-ambiciosa

A FilmEU Revela Nova Etapa Ambiciosa

A FilmEU revela a sua próxima fase, elevar o ensino do cinema e das artes dos media na Europa.

28.11.23 - 09h34

Assistir ao Evento



A FilmEU, uma Universidade Europeia sem precedentes ou paralelo, celebra o arranque da sua próxima fase transformadora em Ghent, na Bélgica. Originalmente composta por quatro instituições e agora alargada a oito, a FilmEU representa uma força revolucionária no ensino superior das artes cinematográficas e dos media. Esta Universidade Europeia para o Cinema e as Artes dos Media, com o apoio da iniciativa Universidades Europeias, é um catalisador para a metamorfose do ensino superior nos Estados-Membros.

Desde a sua criação, a FilmEU alcançou importantes marcos. Agora, a Universidade Europeia está preparada para criar um impacto duradouro, prevendo um quadro educativo significativo que irá moldar o panorama das artes do cinema na Europa e não só. Esta iniciativa influenciará o discurso social sobre sustentabilidade, inclusão, clima, investigação, mobilidade, inovação e transformação digital, estendendo o seu impacto muito para além das instituições parceiras.

A disciplina central de Cinema e Media, juntamente com uma vasta gama de áreas temáticas encontradas nas Instituições de Ensino Superior (IES) participantes, beneficiará imensamente da abordagem programática da FilmEU. Esta abordagem permitirá a cada parceiro transcender os seus pontos fortes individuais, influenciando tanto o envolvimento externo como as estruturas internas. A FilmEU está a preparar-se para a evolução do sector do ensino superior nacional e europeu, criando um ambiente mutuamente benéfico e de apoio para todas as partes interessadas.

Em resposta ao apelo da Comissão Europeia para aprofundar, expandir e intensificar a cooperação existente, a FilmEU congratula-se por acolher quatro novos parceiros. Esta expansão de quatro para oito IES líderes em toda a Europa, liderada pela Universidade Lusófona de Portugal, inclui os membros originais Luca School of Arts na Bélgica, IADT na Irlanda e TLU na Estónia, e dá as boas-vindas à VŠMU (Eslováquia), LMTA (Lituânia), VIA University College (Dinamarca) e NATFA (Bulgária). Esta parceria reforçada consolida diversas competências no domínio das indústrias culturais e criativas, reforçando a liderança mundial da Europa em matéria de educação, investigação e inovação.

A FilmEU orgulha-se de anunciar duas importantes conquistas de financiamento que marcam um apoio significativo da União Europeia. Em primeiro lugar, a aliança recebeu 12,8 milhões de euros do programa Erasmus+. Este é um testemunho do forte apoio da UE à FilmEU como a única universidade europeia dedicada às indústrias culturais e criativas. Este financiamento é um passo fundamental para o avanço do ensino das artes do ecrã e da cultura em toda a Europa. Além disso, a FilmEU obteve 5 milhões de euros do programa Horizon Europe para o projeto WIRE (Widening Innovation Research Excellence) FilmEU. Este projeto, que faz parte do convite HORIZON-WIDERA-2023-ACCESS-03-01, destina-se a reforçar a capacidade de investigação e inovação no seio da aliança, centrando-se em particular nos países em vias de alargamento. A iniciativa WIRE FilmEU, que complementa a agenda educativa e de inovação da FilmEU+, destina-se a reforçar a nossa agenda de investigação, com especial ênfase na capacitação da investigação artística. Em conjunto, estes fundos impulsionam a FilmEU na sua missão de remodelar e revigorar o panorama do ensino, da investigação e da inovação no domínio do cinema e das indústrias criativas na Europa.

A FilmEU basear-se-á no êxito dos esforços anteriores da Aliança, explorando modelos inovadores de cooperação sustentável. Ao consolidar programas complementares nas artes cinematográficas e em domínios conexos, a FilmEU visa elevar o perfil da Europa enquanto fornecedor de ponta em matéria de educação, investigação e inovação nas indústrias culturais e criativas.

Celebrando a diversidade, a FilmEU oferece uma experiência educativa autêntica e única, promovendo um vasto espetro de narração de histórias que transcende as fronteiras culturais. Com o investimento significativo da Comissão Europeia, a FilmEU, a Universidade Europeia está preparada para moldar o futuro do ensino das artes e da cultura, promover a inovação e a colaboração e criar um impacto duradouro na paisagem criativa da Europa.

"Ao embarcarmos nesta nova fase da FilmEU, não estamos apenas a expandir-nos em número, mas também na nossa visão para o futuro do ensino das indústrias criativas na Europa", afirma Manuel José Damásio, director Departamento Cinema Universidade Lusófona. "Com a nossa aliança a crescer de quatro para oito instituições, estamos a tecer uma rica tapeçaria de diversas culturas, ideias e expressões criativas. Esta expansão é um testemunho do nosso empenho em revolucionar o ensino das artes cinematográficas e dos media, fomentando a inovação e construindo um ambiente de colaboração e inclusão que ressoa com o espírito dinâmico da Europa. O nosso objetivo não é apenas educar, mas inspirar uma nova geração de criativos que estejam preparados para narrar a história da Europa através de uma multiplicidade de lentes, promovendo uma sociedade enriquecida pela diversidade, criatividade e visão de futuro."

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios