
ULusófona Reflete a Saúde Mental e IA no Global Health Forum
Este evento será representado pelos Docentes Tânia Gaspar e Pedro Gamito, no próximo dia 29 de setembro.
19.09.23 - 09h54O Global Health Forum Integra o painel da Saúde Mental e Inteligência artificial.
A inteligência artificial está cada vez mais presente no domínio da saúde, em termos de procedimentos, tratamentos, investigação e desenvolvimento. A área da saúde mental não é exceção.
A intersecção entre a saúde mental e a inteligência artificial é um fenómeno complexo e em constante e rápida evolução.
O painel pretende refletir e promover o debate sobre as oportunidades e desafios da utilização da inteligência artificial na promoção da saúde mental e do bem-estar, com especial foco na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis, na gestão do stress e na prevenção do burnout.
Esta utilização tem o potencial de proporcionar benefícios significativos, como o aumento da acessibilidade e a deteção precoce. No entanto, também apresenta desafios, incluindo preocupações com a privacidade, preconceitos e o risco de substituir ligações humanas essenciais. O desenvolvimento e a utilização responsável destas inovações devem considerar cuidadosamente estes fatores e dar prioridade a práticas éticas, seguras e centradas no doente.
O painel pretende debater estas oportunidade e desafios a aplicação da inteligência artificial à promoção da saúde mental, numa perspetiva internacional e multidisciplinar, contamos com a sua contribuição para esta reflexão.
Na edição deste ano em Cascais, a Universidade Lusófona conta a partipação de dois docentes:
- Tânia Gaspar - Diretora do Serviço de Psicologia, Inovação e Conhecimento (SPIC)
- Pedro Gamito - Diretor do HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Labs