filmeu
mestrado-neuropsicologia

Mestrado Neuropsicologia Aplicada

Lisboa
Este curso é dedicado a psicólogos de formação que pretendam aprofundar o conhecimento sobre a relação cérebro-comportamento e/ou que procurem desenvolver as suas competências em avaliação e reabilitação neuropsicológica. Neste curso é dado ênfase à compon... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    Este curso é dedicado a psicólogos de formação que pretendam aprofundar o conhecimento sobre a relação cérebro-comportamento e/ou que procurem desenvolver as suas competências em avaliação e reabilitação neuropsicológica. Neste curso é dado ênfase à componente de investigação, pelo que psicólogos interessados em desenvolver competências de investigação podem igualmente encontrar uma formação relevante a este nível na área da Neuropsicologia.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos em Psicologia conducente ao grau de mestre titulares de grau de licenciado em Psicologia. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - Entrevista - 30% CV Científico ou profissional - 20% Motivação e Justificação Candidatos sem classificação numérica da habilitação anterior (mas com comprovativo de grau em Psicologia de 1º ciclo/licenciatura) - 80% CV Científico ou profissional - 20% Motivação e Justificação
  • Destinatários

    Destinatários

    Os candidatos deverão ser detentores de um 1º Ciclo/Licenciatura em Psicologia.
  • Competências

    Competências

    a) Proporcionar formação especializada, através de conhecimentos teóricos e das metodologias atuais nas diversas áreas da Neuropsicologia. b) Proporcionar formação especializada para a abordagem dos problemas específicos que surgem na prática da Neuropsicologia. c) Proporcionar formação especializada, possibilitando o domínio das ferramentas de investigação e a capacidade de produzir novo conhecimento científico nesta área de intervenção.
  • Objetivos

    Objetivos

    O Mestrado em Neuropsicologia Aplicada visa proporcionar uma formação especializada e adequada a diversos contextos, promovendo o conhecimento e a prática clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica. Pretende ainda desenvolver e estimular competências de investigação, baseando-se no modelo do cientista-praticante. Este modelo sustenta que uma preparação eficaz enquanto profissional implica a aquisição tanto de competências profissionais como de investigação.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Importância crescente das Neurociências e da Neuropsicologia
    • Curso focado na aquisição de competências de avaliação e intervenção
    • Promoção do contacto com a prática clínica e a investigação
    • Corpo docente com publicações científicas internacionais
    • Laboratórios de realidade virtual e neuropsicofisiologia para apoio às atividades práticas
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    As saídas profissionais a um estudante com um Mestrado na área da Neuropsicologia compreendem as instituições na área da saúde (Hospitais Públicos e Privados; Clínicas Privadas; Centros de Reabilitação, etc.) que se dediquem ao tratamento de sequelas de doenças neurológicas ou mesmo na área da Saúde Mental. Estas saídas podem também incluir as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) nestas áreas da Psicologia, ou carreira académica pela candidatura a bolsas de investigação para Unidades de Investigação. Tal como qualquer outra área da Psicologia, as saídas profissionais incluem a possibilidade de se desenvolver atividade privada após realização de Estágio Profissional à Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Programas de especialização e pós-graduação, incluindo programas de 3º ciclo referentes a estudos de doutoramento.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Laboratório de Psicologia Experimental equipado com diversos instrumentos de avaliação neuropsicofisiológica, tais como eletroencefalografia/potenciais evocados, condutância dérmica, frequência cardíaca, eletromiografia/eletro-oculografia e eye tracking. Laboratório de Psicologia Computacional com equipamento de realidade virtual e realidade aumentada. Possibilidade de desenvolvimento de trabalho de investigação e estágio na unidade de I&D associada à Escola de Psicologia e das Ciências da Vida - HEI-LAB, unidade de investigação reconhecida e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
  • Observações

    Observações

    ATENDIMENTO AOS ALUNOS: sextas-feiras: 10h00-12h30 Contactos: jorge.oliveira@ulusofona.pt Sala: D.0.21.

Centro Universitário

Lisboa | Escola de Psicologia e Ciências da Vida
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Subdireção do Curso

Ana Rita Cruz

Secretariado

Carla Madeira

  • Extensão Telefónica
    668
  • Local de atendimento
    Sala D.0.8
  • Horário de atendimento
    10h00-13h00 e 15h00-17h30

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 3039/2011/AL02

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios