filmeu
mestrado inteligencia artificial

Mestrado Inteligência Artificial para Jogos

Lisboa
O Mestrado em Inteligência Artificial para Jogos centra-se no desenvolvimento e exploração de técnicas e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) com elevado potencial de aplicação nos videojogos, tanto a nível académico como a nível da indústria. O curs... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Mestrado em Inteligência Artificial para Jogos centra-se no desenvolvimento e exploração de técnicas e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) com elevado potencial de aplicação nos videojogos, tanto a nível académico como a nível da indústria. O curso aborda a IA no contexto de diferentes áreas dos jogos, tais como Interação Homem-Máquina, Design de Jogos, Computação Gráfica ou Ciência de Dados, e na sua utilização em aplicações interativas (2D/3D), aplicações AR/VR, cinematografia digital e usabilidade de interfaces gráficas, e claro, videojogos comerciais.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se: a) Os titulares grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de "Ciências Informáticas" e outras áreas afins; b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas de "Ciências Informáticas" e outras áreas afins; c) Os titulares de grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado nas áreas de "Ciências Informáticas" ou em áreas afins; d) Os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos. Os critérios de seriação inclui: - 25% habilitação anterior (Nota do Certificado da Licenciatura) - 75% Entrevista e Avaliação curricular/portefólio.
  • Destinatários

    Destinatários

    Licenciados em Videojogos, Engenharia Informática, Matemática, Estatística e áreas afins. Estudantes com capacidade de trabalhar em equipa em projetos disruptivos com potencial de redefinir o rumo da IA para jogos a nível industrial e académico.
  • Competências

    Competências

    Compreender a noção de agente autónomo com comportamento ad-hoc ou aprendido, e implementação em diferentes contextos (IA como jogador, colaborador ou oponente). Capacidade de compreender e elaborar soluções para geração procedimental de conteúdo. Compreender técnicas de análise de comportamento de jogadores, bem como de criação de experiências para os mesmos através da adaptação autónoma de jogos. Perspetiva real sobre a forma como estas tecnologias são utilizadas em diferentes áreas de I&D em jogos. Ganhar uma visão sobre o potencial futuro da IA para jogos e das questões éticas envolvidas nestas novas tecnologias.
  • Objetivos

    Objetivos

    Promover investigação de excelência em IA para jogos, suportada numa abordagem multidisciplinar e com uma abrangência nacional e internacional. Aglutinar linhas de investigação tais como Modelação de Experiências do Jogador, Agentes Autónomos, Geração Procedimental de Conteúdos e Ciência de Dados aplicada ao Design de Jogos. Oferecer perspetivas industriais e académicas sobre o estado da arte da IA para jogos. Reforçar a importância e o rigor do método científico, fomentando a análise dos problemas e pensamento crítico.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Especialização numa Indústria em Crescimento: Entrar num mundo com uma evolução rápida que cada vez depende mais da IA para acompanhar esse desenvolvimento.
    • Inovação e Criatividade: A IA está a revolucionar o design de jogos, permitindo aos criadores conceber mundos mais imersivos, inteligentes e dinâmicos.
    • Vantagem Competitiva: A indústria dos videojogos é altamente competitiva. Possuir um mestrado especializado destacá-lo-á tornando-o mais atrativo para potenciais empregadores da indústria.
    • Versatilidade: As competências em IA são transferíveis para outras áreas. Embora o foco seja em videojogos, o conhecimento adquirido poderá ser aplicado em campos para além deste.
    • Conexões Académicas e Industriais: Este mestrado possui uma forte ligação com a indústria, oferecendo oportunidades para criar ligações com várias instituições nacionais e internacionais.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Dr. Antonios Liapis (Assistant Professor / University of Malta) Xalavier Nelson Jr. (Creative Director / Strange Scaffold) Dr. David Melhart (AI Researcher / modl.ai) Dr. Renata Ntelia (Assistant Professor / University of Lincoln) Dr. Pippin Barr (Assistant Professor / Concordia University) Diogo de Andrade (Independent Game Programmer) Geraldo Nascimento (Senior Lead Programmer / Lively - A Keywords Studio)
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Profissões na Indústria de Jogos que requerem elevado domínio nos conceitos ligados à inteligência artificial, agentes, aprendizagem máquina e ciência de dados, como por exemplo: - Data Science - Gameplay Analyst - Gameplay Engineer - AI Programmer - Machine Learning Engineer - Marketing Analyst - Research and Development (R&D) - UI/UX Analyst
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    Programas doutorais; Cursos de especialização em Jogos; Continuação de estudos aplicados em centros de investigação.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Estudará no Centro Universitário de Lisboa, localizado no centro de Lisboa, no Campo Grande. A universidade está equipada com os mais modernos laboratórios e equipamentos, podendo-se destacar as tecnologias de VR, Motion Capture, Labs de Jogos e de animação 2D/3D, Impressão 3D, estúdios de Som e Cinema.
  • Investigação

    Investigação

    Além das ligações à indústria com a participação de inúmeros convidados do sector, o corpo docente especializado fomenta também as oportunidades de fazer investigação científica com jogos, aproveitando os mais variados centros de Investigação da Universidade Lusófona, com destaque para: - Hei-Lab - https://hei-lab.ulusofona.pt/ - CICANT - https://cicant.ulusofona.pt/ - COPLABS - http://copelabs.ulusofona.pt/
  • Observações

    Observações

    Regime Pós-Laboral (2ª a 5ª das 18h30-22h00)

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Phil Lopes

Subdireção do Curso

Nuno Fachada

Secretariado

Daniela Resende

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 123/2023

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios