Mudar Atitudes e Comportamentos
No cumprimento da nossa visão estratégica de sustentabilidade, as instituições do Ensino Lusófona têm vindo a promover uma mudança nas atitudes e comportamentos de todos aqueles que diariamente intervêm na vida da instituição. Cada um deles tomou medidas simples para promover a reciclagem, redução, responsabilização, recusa e respeito ao próximo e ao meio ambiente.
O projeto piloto foi realizado no campus da Universidade Lusófona, em Lisboa, tendo como base a realização das seguintes ações:
Usar Garrafas de Vidro e Outros de Igual Durabilidade
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que ofereceu as garrafas, a Universidade deixou de utilizar garrafas e copos de plástico em conferências, defesas de teses e dissertações e ofereceu aos colaboradores garrafas reutilizáveis. Foram ainda colocados no campus bebedouros.
Energias Renováveis - Painéis Fotovoltaicos
Em linha com a política ambiental que a Universidade Lusófona tem adotado, foram instalados no Campus painéis fotovoltaicos de forma a contribuir para a produção de energia elétrica.
A central fotovoltaica, UPAC (unidade de produção para autoconsumo) garantirá uma produção estimada de 30% das necessidades do campus (produção anual de 400.000 kW para um consumo total de 1.400.000kW) reduzindo assim a nossa pegada ecológica através da redução da emissão de carbono.
Colocar as Beatas nos Cinzeiros
A cada minuto 7 mil beatas vão parar ao chão. As beatas são uma tipologia de resíduo altamente contaminante das águas e perigosa para crianças e animais, levando mais de 20 meses para se decompor na natureza.
Máquinas de Vending
As máquinas de vending disponíveis na universidade vão ser adaptadas para disponibilizarem apenas copos e palhetas recicláveis.
Máquinas Dispensadoras de Água
Estamos a estudar junto com as empresas que fornecem as máquinas e os garrafões a melhor forma de utilizar copos recicláveis para os visitantes e incentivar os colaboradores a utilizarem garrafas de vidro ou outras de igual durabilidade.
Mobilidade Elétrica
A localização da Universidade com fácil acesso a toda a rede de transportes públicos está no centro do projeto de mobilidade elétrica e ambiental de Lisboa. Já tem em funcionamento duas estações Rapid Charge para carros elétricos com ligação à rede MOBI.E.
JUNTOS Vamos TORNAR A LUSÓFONA + VERDE