Notícias
A (in)sustentável incerteza dos recursos
É determinante que os países desenvolvam políticas que incentivem o investimento e a inovação. Além disso, a partilha de recursos impõe um reforço da cooperação internacional capaz de promover a solidariedade entre países na sua utilização.
23.05.2023
Tejo - Um rio de todos, mas só para ‘alguns’!
Um rio é um bem comum e o seu futuro não pode ser decido apenas por alguns. É tempo de unir vozes, conhecimento e contribuirmos para uma decisão acertada que irá condicionar gerações futuras.
27.04.2023
"Ugly" fruits and veggies... NOT!
Um programa educacional inovador para um consumo sustentável e uma redução do desperdício alimentar.
03.05.2023
História do passado e factos do presente da lagoa de Santo André
Entrevista da professora Anabela Cruces, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sobre a História e factos sobre lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém.
21.10.2022
Início do Processo de Compostagem na Universidade Lusófona
Os estudantes da Equipa Eco-Escolas da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona estiveram, entre os meses de abril e maio, a fazer a replantação da horta biológica, dando também início ao processo de compostagem.
11.07.2022
Lusófona @ Rock in Rio Lisboa 2022!
A Eco-Escolas da Faculdade de Engenharia esteve presente no festival Rock in Rio Lisboa 2022. Os alunos do Conselho Eco-Escolas foram convidados pela Ponto Verde Serviços (PVS) a participar no programa de gestão dos resíduos do evento.
08.07.2022
Plantação de Árvores da Equipa Eco-Escolas da Lusófona
No passado dia 7 de junho, como resultado da comemoração da semana do Ambiente, os alunos do conselho Eco-Escolas tiveram oportunidade de plantar 5 árvores da espécie Cercis siliquastrum (Olaia) no Campus da Universidade Lusófona.
05.07.2022
Lusófona Recebe Formação "Onde Estiver, Recicla Sempre"
Ao abrigo da candidatura da Faculdade de Engenharias ao programa Eco-Escolas 2022, decorreram durante o mês de maio diversas ações de formação presenciais e on-line, com o intuito de promover a formação/sensibilização para uma correta gestão/separação dos resíduos no campus da Universidade Lusófona.
As ações, "Onde estiver, Recicla Sempre", tiveram a participação especial do Dr. Afonso Noutel, que nos veio falar de como podemos promover a implementação de um sistema de recolha seletiva eficaz no campus e abordar a importância da Reciclagem.
14.06.2022
Estudantes de Engenharia do Ambiente recolhem Beatas no Campus
No dia Mundial do Solo os Estudantes, de Engenharia do Ambiente, levaram a cabo uma iniciativa que teve em vista a recolha das beatas deitadas ao chão dentro do Campus da Universidade Lusófona.
Nesta ação de recolha de lixo e de sensibilização o grupo procurou dar o seu contributo não só para manter o espaço mais limpo, mas também demonstrar e alertar para a importância de colocar estas beatas no local correto, evitando a poluição dos solos e contribuindo para um mundo mais verde.
20.02.2019
"Relamping" na ULHT - Acção de sensibilização sobre poupança energética
Durante o mês de junho/julho, no âmbito da implementação do plano de ação desenvolvido pela equipa Eco-Escolas da Faculdade de Engenharia, foi promovida uma ação de sensibilização sobre a gestão do consumo energético junto dos alunos da faculdade, onde foi possível demonstrar o processo de "relamping". Esta ação envolveu as professoras Elisabete Maurício e Joana Lage, com o apoio do Engenheiro Ricardo Pina e a equipa de manutenção da ULHT.
O procedimento "relamping" consiste essencialmente na substituição das lâmpadas fluorescentes, mantendo o candeeiro original, por lâmpadas com tecnologia LED (Light Emitting Diode) de maior durabilidade, contribuindo assim para uma redução efetiva de aproximadamente 90% no consumo total de energia.
Até ao final do próximo ano letivo, é um objetivo substituir todas as lâmpadas convencionais por este processo, de modo a tornar o campus ULHT um local mais sustentável.
27.07.2021
Avaliação da Qualidade do Ar na Universidade Lusófona
Em abril de 2021, a Faculdade de Engenharia associou-se, como elemento participante, a um projeto nacional, o MAPeAR, parceria entre a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e a ABAE. Este projeto pretende realizar uma caracterização da qualidade do ar a nível nacional, com a colaboração das instituições de ensino. Neste sentido, foi disponibilizado à FE um equipamento (sensor) que monitoriza ao longo do dia, em contínuo, matéria particulada, nomeadamente PM10 e PM2.5, juntamente com os parâmetros temperatura e humidade relativa. Este dispositivo de monitorização de partículas é um aparelho open source desenvolvido inicialmente pelo projeto luftdaten.info, da Universidade de Estugarda e agora mantido pela sensor.community.
Os dados obtidos através deste equipamento, de recolha de dados online, podem ser consultados numa plataforma online, permitindo o acompanhamento da influência de algumas fontes de poluição próximas do campus da ULHT.
Esta ação, para além de ser uma ação integrada na candidatura às Eco-Escolas da FE, consiste ainda no trabalho de investigação de um grupo de estudantes do 3º ano de Engenharia do Ambiente, da FE, os quais estão a realizar um estudo de avaliação da qualidade do ar no campus da ULHT, com recurso a outras avaliações complementares, físico-químicas e microbiológicas, para este fim. Brevemente sairão conclusões deste estudo, fique atento!
21.06.2021
Sensibilização sobre Separação de Resíduos
No dia 8 de junho ao abrigo da candidatura da Faculdade de Engenharias ao programa Eco-Escolas e com o intuito de promover a Formação/Sensibilização para uma correta gestão/separação dos resíduos no campus universitário decorreram duas ações de formação presenciais para os serviços de limpeza da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
A Professora Cândida Rocha docente da faculdade de engenharia ULHT e o seu aluno do Mestrado em Engenharia do Ambiente, Bruno Dionísio, explicaram a 20 funcionários vários conceitos de gestão de resíduos e as boas práticas que se podem aplicar no dia-a-dia e em contexto de trabalho.
O apoio à organização das ações contou com a ajuda do Eng. Ricardo Pina e os conteúdos da formação incidiram maioritariamente na importância de uma correta gestão de resíduos e como todos nós podemos contribuir numa boa preparação para a reciclagem.
Um Ambiente limpo, não é aquele que mais se limpa. Mas sim o que menos se suja.
21.06.2021
Exposição: Árvores Nativas de Portugal
Está patente, até ao dia 24 de junho, na Sala C013 do Campus da Universidade Lusófona a exposição "Árvores Nativas de Portugal", composta por 20 painéis onde podem ser consultados para cada uma das espécies nativas, as suas características como a sua caducidade, altura, longevidade, floração e maturidade dos frutos, bem como a sua distribuição nacional e outros factos relevantes. Em cada painel está, também, indicado um QR-code que permite saber mais sobre cada espécie nativa, tornando esta exposição mais interativa.
A exposição foi preparada no âmbito da candidatura ao programa Eco-escola e resulta de uma parceria entre a equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
21.06.2021
Universidade Lusófona candidata-se ao programa Internacional Eco-Escolas
Um dos objetivos ambientais da Universidade Lusófona tem sido tornar o Campus mais verde, mais sustentável. Nesse sentido, ao longo dos últimos anos a Universidade implementou medidas ambientais como pontos de reciclagem, instalação de uma unidade de produção para autoconsumo e promoveu ações de sensibilização numa perspetiva de mudança de atitudes e comportamentos.
Neste contexto e para 2021 o objetivo é implementar ainda mais medidas ambientais e tornar o Campus mais sustentável. Neste âmbito, a Faculdade de Engenharia formaliza esta semana a sua candidatura ao programa Eco-Escolas. Este projeto é desenvolvido por um eco-conselho constituído por alunos, docentes e colaboradores da Faculdade de Engenharia e dos serviços centrais da Universidade, coordenado pelas professoras Joana Lage e Elisabete Maurício.
Pretende-se envolver toda a comunidade académica, atuando através da implementação de ações de melhoria e de sensibilização ambiental. Ao longo deste semestre diversas ações serão desenvolvidas, as quais contam com a colaboração e participação ativa de alunos, docentes e colaboradores. As principais áreas de intervenção serão a energia, água, resíduos, espaços exteriores e qualidade do ar.
30.03.2021
Lusófona produz Ecoponto no Labtec
Lusófona cria e produz o seu Ecoponto no âmbito da candidatura da Faculdade de Engenharia da ULHT ao programa "Eco Escolas". É da autoria de João Pedro Maia, numa produção conjunta entre o Labtec (laboratório de prototipagem da ULHT) e a Direção de Facility Management. Este Ecoponto combina tecnologias digitais de produção e o saber do trabalho manual, numa peça que se quer fácil de produzir e usar.
24.05.2021
Lusófona já tem a bandeira Eco-Escolas
A FE foi galardoada como uma ECO-ESCOLAS! O trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2021 pelaequipa do Conselho Eco-Escolas, da Faculdade de Engenharia, da ULHT, foi parabenizado pela ABAEcom excelente avaliação. De acordo com a avaliação partilhada, foi realizado um excelente trabalhode educação e gestão ambiental para a sustentabilidade, com grande empenho, apesar dasconstrições da pandemia, cumprindo as metas propostas.
Em Outubro, a FE irá receber a Bandeira Eco-Escolas a qual simboliza esta nossa ação para umacomunidade académica cada vez mais sustentável! A Eco-Escolas FE irá continuar já no início dopróximo ano lectivo com mais actividades e extensíveis a toda a comunidade da ULHT.
A coordenação da Eco-Escolas FE agradece a todos os que colaboraram neste projeto e quecontribuíram para este galardão!
09.08.2021
JUNTOS Vamos TORNAR A LUSÓFONA + VERDE