filmeu
ia-e-jogos-como-a-ia-esta-a-revolucionar-a-industria-dos-jogos

IA e Jogos: Como a IA está a Revolucionar a Indústria dos Jogos

Evento organizado pela Universidade Lusófona explora as últimas tendências e inovações do mercado

06.06.24 - 12h21

A Inteligência Artificial (IA) está a transformar vários cenários, e a indústria dos jogos não é exceção. Para discutir a vanguarda desta revolução, a Universidade Lusófona realizou o evento "IA e Jogos: Como a IA Está a Mudar a Indústria dos Jogos". O evento marcou o lançamento do novo Mestrado em Inteligência Artificial para Jogos, organizado pelo mestrado, em colaboração com Programa Replay EMJM e o FilmEU.

Com o objetivo de reunir profissionais da indústria, académicos, estudantes e entusiastas dos jogos para explorar as últimas tendências e inovações em IA no contexto dos jogos digitais, a conferência realizada no Cinema Fernando Lopes, no campus da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa, no passado dia 6 de maio, proporcionou uma visão abrangente de como esta ferramenta polémica está a moldar o futuro dos jogos.

Os participantes puderam aprofundar temas como Geração Procedural de Conteúdo, Comportamentos de Personagens Não Jogáveis (NPC), Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) para Narrativas Interativas, Perfilagem de Jogadores, Testes Automáticos de Garantia de Qualidade (QA) e Ferramentas de Iniciativa Mista. Cada um dos mesmos representa uma área crucial na qual a IA está e continua a realizar avanços significativos, oferecendo novas possibilidades e desafios para profissionais na área do design e desenvolvimento de jogos.

Os participantes puderam, assim, adquirir e aprofundar insights sobre o estado atual dos avanços tecnológicos neste mesmo contexto, recorrendo a uma rápida análise das tecnologias de ponta e as suas aplicações nos jogos. O evento incluiu ainda uma apresentação de trabalhos dos próprios estudantes, destacando os projetos e pesquisas inovadoras conduzidas pela próxima geração de designers de jogos.

Um dos pontos altos foi uma mesa-redonda focada na interseção entre academia e indústria. Esta sessão proporcionou uma plataforma para especialistas discutirem o cenário educacional em evolução, em resposta aos avanços tecnológicos e como os programas locais da indústria e académicos podem adaptar-se para atender à crescente procura por especialização em IA no design de jogos. Esta discussão foi vital para moldar a direção futura, tanto dos currículos educacionais, quanto das práticas da indústria.

O "IA e Jogos: Como a IA Está a Mudar a Indústria dos Jogos" proporcionou uma oportunidade para discussões perspicazes, oportunidades de networking e a chance de ver de perto os desenvolvimentos empolgantes na IA e nos jogos. Defendendo a premissa da Universidade, eventos como este são, portanto, essenciais ao progresso na área dos videojogos, unindo forças e conhecimento académico-profissional.

Consulte as Fotografias do Evento no Facebook da ULusófona


Fotografia
Marta Feiteira

Vídeo (Cobertura)
Carolina Cebanu e Catarina Castanheira

Vídeo (Edição)
Nelson Barradas

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios