filmeu
Doutoramento-museologia

Doutoramento Sociomuseologia

A museologia define-se como um meio de intervenção social e de comunicação ao serviço do desenvolvimento das comunidades que serve, não se limitando às tarefas tradicionais em que tantas vezes é colocada e que reduzem o Museu à simples condição de armazém ... Ler mais

Partilhar

Email

GrauDoutoramento Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A museologia define-se como um meio de intervenção social e de comunicação ao serviço do desenvolvimento das comunidades que serve, não se limitando às tarefas tradicionais em que tantas vezes é colocada e que reduzem o Museu à simples condição de armazém de objetos. O curso de doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona trata no essencial da intervenção museológica local, que pela sua prática e projetos, se têm afirmado como uma museologia inovadora e com uma a forte ligação ao meio onde está inserida, partilhando com o poder local responsabilidades crescentes no domínio do planeamento e coordenação de ações culturais e museológicas, identificação e valorização do património, e definição de políticas públicas culturais. O curso de doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona tem em consideração duas questões: - O posicionamento dos museus no contexto da sociedade portuguesa, enquanto produtores de informação e de serviços, dependendo a sua viabilidade da abertura às técnicas modernas de gestão. - A necessidade de criar um corpo de investigadores e docentes capazes de desenvolver, com bases e métodos científicos, a Museologia. Para mais informações, aceda a página pedagógica do Departamento de Museologia: http://museologia-portugal.net/
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao curso de doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona: a) Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal; b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento; c) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atentando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do doutoramento. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% apreciação curricular Candidatos sem classificação da habilitação anterior / titulares do grau de licenciado, detentores de currículo escolar ou científico especialmente relevante / detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos: - 100% apreciação curricular
  • Destinatários

    Destinatários

    - Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; - Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; - Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela comissão científica do ciclo de estudos; - Em casos devidamente justificados, podem aceder ao programa de doutoramento os candidatos que apresentem um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do ciclo de estudos reconheça atentar a capacidade para empreender a sua realização.
  • Competências

    Competências

    O curso de doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona habilita os seus diplomados para: Coordenar instituições museológicas e ecomuseológicas; Integrar e coordenar equipas interdisciplinares, tendo em vista a realização de estudos e projetos no domínio das técnicas e metodologias que poderão apoiar a inovação na conceção de políticas públicas vocacionadas para os domínios da cultura e da museologia em particular; Utilizar a museologia como recurso para os processos de aprendizagens; Desenvolver saberes e técnicas visando a valorização da relação museu/ escola/ comunidades; Preparação teórica e prática com vista à investigação e a docência nas áreas da Museologia, do património e das políticas culturais. Operacionalização dos objetivos: No 1º ano do curso são apresentadas ao estudante um conjunto de matérias que permitem aprofundar os conhecimentos dos assuntos que se relacionam com a museologia, motivando o espírito crítico adequado ao nível de formação e aprofundando as competências obtidas no decorrer do 1º ciclo de estudo. No decorrer do 2º ano, em regime de orientação tutorial, e com os conhecimentos e competências adquiridos no 1º ano de formação, o estudante explora um tema no âmbito específico da museologia relacionado com a investigação existente na Instituição, contribuindo de forma inovadora para o conhecimento na área da museologia e, do ponto de vista pessoal, adquirindo capacidade para, de forma autónoma, desenvolver projetos de investigação. Medição do grau de cumprimento: O cumprimento dos objetivos e o entendimento sobre as competências adquiridas é efetuado através de um acompanhamento permanente dos estudantes e das informações transmitidas pelos docentes aquando da sua participação nos módulos de formação. Não inviabilizando alguma particularidade necessária e adaptada às necessidades específicas das matérias, o trabalho de avaliação final, que se constitui como avaliação transversal às unidades curriculares lecionadas, permite de forma adequada o entendimento das competências específicas de cada estudante permitindo um processo conduzido individualmente com referência ao interesse de investigação do estudante mas assegurando a completa identificação e exploração das matérias e assuntos tratados no decorrer da formação.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • O Corpo docente é constituído por académicos, investigadores e profissionais da área, com reconhecida competência, que para além da docência acompanham cientificamente os projetos de investigação implementados no programa de estudos.
    • Curso com elevada taxa de internacionalização e com inúmeros protocolos com a academia e com instituições museológicas.
    • O Doutoramento em Sociomuseologia constitui uma formação específica para a constituição de um corpo de investigadores capacitados para desenvolver as pesquisas científica no campo teórico-aplicado da Museologia e do Património.
    • Os conteúdos programáticos abrangem conhecimentos científicos e técnicos atuais, visando elevar a qualidade do exercício profissional, da investigação em Museologia e património e no aumento de conhecimento específico nesta área científica.
    • Estrutura curricular sólida, conectada com as contemporâneas questões socioculturais e com as problemáticas inerentes ao exercício da profissão, que assegura a transmissão dos conhecimentos fundamentais da museologia, explorando temas específicos e com um nível de aprofundamento das matérias adequado ao ciclo de estudos.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Direção de instituições culturais e em particular museológicas, (Museólogo / Conservador), profissão liberal / administração local e central na área do planeamento e gestão de recursos culturais, investigação e docência no domínio da Museologia.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O grau de Doutor permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Pós-Doutoramentos.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    A área da Museologia na Universidade Lusófona conta com um conjunto alargado de Professores Doutores e Investigadores como convidados. A relação com os professores e investigadores convidados nos permite oportunizar possibilidades intercâmbios de estudos, investigação, trabalho científico, estabelecer redes que visam sempre o desenvolvimento académico dos nossos alunos e professores e a relação com outras Instituições de Ensino da Museologia. Listamos alguns dos Professores Convidados que colaboram com a área da Museologia nos últimos anos: Mário de Souza Chagas (UNIRIO); Mª Cristina Bruno (USP); Marcelo Bernardo da Cunha (UFBa); Mª Célia Santos (UFBa); Ximena Varela (American University).
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    O curso de doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Oficina de Maquetagem e Design, Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor, PC/Netbook portátil e equipamento para vídeo conferência.
  • Investigação

    Investigação

    O Plano Estratégico de Investigação para a área da Sociomuseologia no CeiED evidencia tanto as necessidades de investigação como as possibilidades de atingir os objetivos a definir, sabendo que a investigação impulsiona a inovação e o desenvolvimento, potencia a formação e confere competências para a prestação de serviços à comunidade. A pesquisa sociomuseológica está comprometida com questões críticas de particular relevância para a sustentabilidade dos museus e outras instituições culturais que lidam com o patrimônio em um sentido mais amplo. Para oferecer princípios orientadores e melhor coordenar os esforços de pesquisa são reconhecidas seis áreas de pesquisa que abrangem o mais amplo leque de questões contemporâneas, o museu e a museologia são confrontados. As áreas de pesquisa são: - Sociomuseologia, Património e Desenvolvimento Cultural; - Sociomuseologia, Direitos Humanos e Globalização; - Museologia e Educação; - Museologia, Expografia e Tecnologia; - Museus e Ciências de Serviços; - Museus, Território, Arquitetura e Design. Ainda que na transversalidade e articulação entre as áreas, as abordagens integradas e os temas transversais devem obter prioridade.
  • Observações

    Observações

    Observamos que as aulas do primeiro ano curricular possuem calendário específico, para maiores informações de datas, favor consultar o Secretariado através do email: museologia@ulusofona.pt. Para mais informações, aceda a página pedagógica do Departamento de Museologia: http://museologia-portugal.net/

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 450€
      Candidatos nacionais ou equiparados 173€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 45€
      Reingresso 100€
      Matrícula e Inscrição 285€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 250.2€
      Valor por ECTS 8.34€

Secretariado

Maria Clara Leal

  • Extensão Telefónica
    714
  • Local de atendimento
    Sala A.1.1
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 13h e das 14h às 18h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 92/2012

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.

Wall of Faces

Bolsas de Doutoramento

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios