O curso de doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona habilita os seus diplomados para:
Coordenar instituições museológicas e ecomuseológicas;
Integrar e coordenar equipas interdisciplinares, tendo em vista a realização de estudos e projetos no domínio das técnicas e metodologias que poderão apoiar a inovação na conceção de políticas públicas vocacionadas para os domínios da cultura e da museologia em particular;
Utilizar a museologia como recurso para os processos de aprendizagens;
Desenvolver saberes e técnicas visando a valorização da relação museu/ escola/ comunidades;
Preparação teórica e prática com vista à investigação e a docência nas áreas da Museologia, do património e das políticas culturais.
Operacionalização dos objetivos:
No 1º ano do curso são apresentadas ao estudante um conjunto de matérias que permitem aprofundar os conhecimentos dos assuntos que se relacionam com a museologia, motivando o espírito crítico adequado ao nível de formação e aprofundando as competências obtidas no decorrer do 1º ciclo de estudo. No decorrer do 2º ano, em regime de orientação tutorial, e com os conhecimentos e competências adquiridos no 1º ano de formação, o estudante explora um tema no âmbito específico da museologia relacionado com a investigação existente na Instituição, contribuindo de forma inovadora para o conhecimento na área da museologia e, do ponto de vista pessoal, adquirindo capacidade para, de forma autónoma, desenvolver projetos de investigação.
Medição do grau de cumprimento:
O cumprimento dos objetivos e o entendimento sobre as competências adquiridas é efetuado através de um acompanhamento permanente dos estudantes e das informações transmitidas pelos docentes aquando da sua participação nos módulos de formação. Não inviabilizando alguma particularidade necessária e adaptada às necessidades específicas das matérias, o trabalho de avaliação final, que se constitui como avaliação transversal às unidades curriculares lecionadas, permite de forma adequada o entendimento das competências específicas de cada estudante permitindo um processo conduzido individualmente com referência ao interesse de investigação do estudante mas assegurando a completa identificação e exploração das matérias e assuntos tratados no decorrer da formação.