Sobre Nós
reitoria

Reitoria

Sobre Nós

Dois Centros Universitários... um mundo!



José Bragança de Miranda
Reitor

CV Resumido

Vivemos uma época muito especial para a nossa Universidade: a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e a Universidade Lusófona do Porto são, agora, uma só instituição de Ensino Superior, com Centros Universitários nas duas principais cidades de Portugal.

Desde a sua criação, em 1998, a Universidade Lusófona protagonizou um significativo desenvolvimento em todos os seus níveis de atuação: académico, de investigação, de internacionalização e de ligação à comunidade. Este desenvolvimento institucional ímpar permitiu à Universidade Lusófona posicionar-se hoje como uma Universidade de referência nos diversos espaços de ensino superior onde tem intervenção.

Sinto-me honrado de ser o Reitor da Universidade Lusófona (ULusófona) e muito orgulhoso da comunidade académica que lidero: estudantes, docentes e colaboradores. Asseguro que trabalharei, incansavelmente, com toda a equipa reitoral e certo do apoio de todos, para continuar a investir no sucesso dos estudantes, na mais alta qualificação dos docentes, elevando a reputação da nossa Universidade, através da inovação pedagógica, do investimento na investigação e inovação, no incremento da internacionalização, sempre com o nosso compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão.

Estudantes, professores, colaboradores e administradores, alumni e amigos da Universidade, empenhar-nos-emos em continuar a construir e a desenvolver a ULusófona como a maior instituição universitária de Ensino Superior Privado em Portugal, comprometida com a produção, disseminação e preservação do conhecimento e do saber responsável.

Através de um número crescente de ciclos de estudo e atividades de formação ao longo da vida, estamos empenhados e qualificados para proporcionar uma educação que se concentre na efetiva preparação e desenvolvimento de competências académicas, pessoais e sociais necessárias ao futuro. A nossa aposta ambiciosa na investigação alinha-se com as prioridades nacionais e europeias de desenvolvimento e de sustentabilidade, com especial atenção ao Espaço Lusófono do Ensino Superior, em que somos parceiro incontornável e bem presente. Continuaremos a afirmar-nos de forma empenhada, com elevado nível de excelência e de qualidade, no desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior. Exemplo desse compromisso é a FilmEU, que resulta de um consórcio de 8 Escolas Europeias para criar uma Universidade Europeia nas áreas do Cinema e Artes do Media, que seja uma referência para instituições similares. Liderado pela ULusófona, este ambicioso projeto assume-se como um dos projetos bandeira da União Europeia, no âmbito da sua “estratégia para as Universidades”. A ULusófona está apostada em ganhar o futuro e continuará a avançar na prossecução da sua missão como Universidade de primeira linha, apresentando evidentes vantagens competitivas e um percurso histórico que muito nos honra. As nossas prioridades institucionais centram-se no sucesso dos nossos estudantes, baseado num modelo pedagógico inovador e no rigor da investigação e da inovação, apostando na internacionalização, no envolvimento e serviço à sociedade, tendo sempre presentes objetivos de diversidade, equidade e inclusão, prosseguindo o desenvolvimento de uma política cultural assente em parcerias com a comunidade. Atenta às necessidades de transformação digital, sem descurar o bem-estar de todos os colaboradores e a constante promoção da qualificação da equipa docente, a ULusófona assume-se como uma Universidade de referência no panorama nacional e internacional, como especial relevo no mundo lusófono.

Perante os novos desafios com que está confrontada a Universidade tem de se transformar para poder continuar a ser aquilo que sempre foi: espaço de autonomia e liberdade, onde se produz e desenvolve conhecimento e saber. Por necessidade e essência, a Universidade tem de estar aberta ao mundo, tornando-a num ponto de cruzamento entre a aprendizagem; a investigação teórica, aplicada, artística e laboratorial; a intervenção cultural e social na comunidade; e ainda de relacionamento sinérgico com o mundo empresarial e atividade económica. Trata-se de estar atento e recetivo, de forma crítica, a tudo o que fortalece a nossa missão essencial de promover o Saber.

Universidade Lusófona
Dois Centros Universitários... um mundo!

Professor Doutor José Bragança Miranda
Reitor

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios