O Doutoramento em Media Arte e Comunicação promove a formação e a investigação nos domínios da media arte e das indústrias criativas. Tem como objetivo formar investigadores, artistas e profissionais para explorarem criticamente o vasto leque de objectos e práticas abrangidos pelas actuais indústrias culturais e criativas. Este programa de doutoramento fomenta a investigação artística aplicada através de cursos laboratoriais dedicados ao cinema e ao som, às tecnologias imersivas e interactivas, à curadoria digital, bem como à teoria e à crítica.
O plano de estudos permite o acompanhamento de cada aluno na estruturação da tese desde o 1º ano letivo, enquanto o 2º e 3º anos são exclusivamente dedicados à investigação e escrita da tese. A tese de doutoramento pode ser desenvolvida como monografia, como projeto ou a partir de trabalhos de investigação publicados em revistas indexadas.
O programa de doutoramento em Media Arte e Comunicação tem um grande potencial de internacionalização, dado o atual crescimento das indústrias criativas, bem como tendo em conta o projeto da Universidade Lusófona aprovado pela UE para a criação de uma Universidade Europeia em Cinema e Media Artes denominada FILMEU - The European University for Film and Media Arts (Projeto: 101004047, EPP-EUR-UNIV-2020 - European Universities, EPLUS2020 Action Grant).