filmeu
Doutoramento-psicologia-clinica-Orientacao-CC

Doutoramento Psicologia Clínica, Orientação Cognitivo-Comportamental

Lisboa
O CE pretende desenvolver a proficiência e inovação na investigação em Psicologia Clínica e desenvolver competências avançadas de integração do conhecimento científico no processo de avaliação e intervenção psicológicas, com enfâse nos desenvolvimentos mai... Ler mais

Partilhar

Email

GrauDoutoramento Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O CE pretende desenvolver a proficiência e inovação na investigação em Psicologia Clínica e desenvolver competências avançadas de integração do conhecimento científico no processo de avaliação e intervenção psicológicas, com enfâse nos desenvolvimentos mais recentes do modelo cognitivo comportamental e sua aplicação com recurso às novas tecnologias. Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos especializados em psicologia clínica que contribuam para o avanço teórico, metodológico e empírico da área no contexto nacional e internacional e para a prática profissional cientificamente orientada. Expor-se-á os estudantes à diversidade de desenvolvimentos teóricos e de metodologias científicas, promovendo o pensamento crítico, a autonomia científica no processo de reflexão e a condução de investigação avançada em psicologia clínica. Encoraja-se a participação em redes de investigação nacionais/internacionais e a disseminação aos pares e comunidade dos resultados da investigação. Site do curso: http://pcocc.ulusofona.pt/
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    1. Deverão ser submetidos os seguintes elementos na formalização da candidatura: - Certificados de Habilitações - Curriculum Vitae: - Documento pdf gerado através da plataforma do sistema nacional de gestão curricular de ciência Ciência Vitae (https://cienciavitae.pt) OU - Documento pdf organizado de acordo com os elementos curriculares do Ciência Vitae: 1. Identificação; 2. Formação; 3. Percurso profissional; 4. Projetos de Investigação e/ou Profissionais; 5. Produção científica (livros, capítulos de livros, artigos científicos em revistas com revisão com pares, artigos em atas de congressos científicos e/ou profissionais com revisão por pares); 6. Outras atividades e outros elementos curriculares. - Projeto de ideia piloto de estudo empírico no âmbito do doutoramento; - Documento pdf com o projeto de ideia piloto, a solicitar modelo através de e-mail para o secretariado do Curso: carla.madeira@ulusofona.pt - Note-se que este projeto de ideia piloto tem como objetivo exclusivo avaliar a maturidade científica do(a) candidato(a). O projeto de ideia piloto não é vinculativo dos trabalhos de investigação a desenvolver durante o ciclo de estudos, uma vez que os candidatos admitidos serão integrados nas linhas de investigação da equipa docente. - Carta de motivação em que o(a) candidato(a) apresente os principais motivos da sua candidatura e saliente como a frequência no doutoramento se enquadra na sua trajetória de formação e nas suas perspectivas de carreira. - Cópia de documento de identificação. 2. A seriação dos(as) candidatos(as) será realizada em função da pontuação obtida no processo de seleção. Serão utilizados os seguintes critérios: Candidatos com classificação da habilitação anterior: - Classificação da habilitação anterior (45%) - Projeto de ideia piloto de estudo empírico no âmbito do doutoramento (22,5%); - CV e carta de motivação (15%); - Discussão oral Projeto escrito de ideia piloto de estudo empírico no âmbito do doutoramento (17,5%). Candidatos sem classificação da habilitação anterior: - CV e carta de motivação (40%) - Projeto de ideia piloto de estudo empírico no âmbito do doutoramento (60%) NOTA: O júri de seleção procederá à realização de uma entrevista aos candidatos admitidos, como objetivo exclusivo de melhor esclarecer os elementos que constam na candidatura. As entrevistas ocorrerão previamente à reunião do júri para a seriação dos(as) candidatos(as) na fase de candidatura. Os(As) candidatos(as) serão informados(as), com uma antecedência mínima de 5 dias, da data e das condições em que as entrevistas terão lugar.
  • Destinatários

    Destinatários

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos: - titulares de uma Licenciatura em Psicologia Pré-Bolonha com média final de curso superior a 16 valores ou com currículo que evidencie a aquisição de competências científicas e/ou clínicas de relevo; - titulares de licenciatura e mestrado em Psicologia Pré-Bolonha; - titulares de um 1º Ciclo de Estudos em Psicologia Pós Bolonha com 2º ciclo de estudos em Psicologia; - médicos psiquiatras.
  • Competências

    Competências

    Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos especializados em psicologia clínica que contribuam para o avanço teórico, metodológico e empírico da área no contexto nacional e internacional e para a prática profissional cientificamente orientada. O programa de doutoramento irá expor os estudantes à diversidade de desenvolvimentos teóricos e de metodologias científicas, sendo promovido o pensamento crítico, a autonomia científica no processo de reflexão e a condução de investigação avançada em psicologia clínica.
  • Objetivos

    Objetivos

    Espera-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Aprofundar o conceito de modelo baseado na evidência empírica, aplicando-o na compreensão transdiagnóstica da psicopatologia e no modelo cognitivo-comportamental; 2. Identificar as componentes da avaliação, formulação de caso e intervenção de acordo com o modelo cognitivo comportamental e nomeadamente da intervenção clínica de 3ª geração com crianças e adultos; 3. Identificar as lacunas na investigação de acordo com o modelo teórico de referência; 4. Avaliar de forma independente as medidas do ponto de vista da sua adequação operacional e robustez psicométrica; 5. Implementar autonomamente desenhos de estudo científicos com diversidade de populações clínicas e pessoas pertencentes a diferentes culturas, géneros, etnias, idades e status de saúde física; considerando as aplicações digitais em contexto clínico e de intervenção clínica online; 6. Comunicar e disseminar resultados de investigação avançada em psicologia clínica.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos especializados em psicologia clínica que contribuam para o avanço teórico, metodológico e empírico da área no contexto nacional e internacional e para a prática profissional cientificamente orientada. Expor-se-á os estudantes à diversidade de desenvolvimentos teóricos e de metodologias científicas, promovendo o pensamento crítico, a autonomia científica no processo de reflexão e a condução de investigação avançada em psicologia clínica. Encoraja-se a participação em redes de investigação nacionais/internacionais e a disseminação aos pares e comunidade dos resultados da investigação.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Gerhard Andersson Manuel Muñoz López Maria do Céu Salvador Rosa Baños (consultar o site do doutoramento - http://pcocc.ulusofona.pt/equipa-docente/)
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Para garantir que se encontram as melhores condições para investigação, há acesso aos recursos do centro de investigação associado à EPVC e à FPED o HEI- Lab (hei-lab.ulusofona.pt/). Este centro I&D multidisciplinar, cuja missão assenta na convergência do conhecimento derivado da Psicologia, Design e dos Videogames para estudar o comportamento humano, organiza-se em torno da interação das pessoas com os meios tecnológicos, constituindo-se como uma plataforma ideal para apoiar e ancorar os estudos desenvolvidos no âmbito do doutoramento.
  • Investigação

    Investigação

    Neste ciclo de estudos, as teses de doutoramento são desenvolvidas à luz do modelo cognitivo comportamental, focando-se na compreensão das perturbações comportamentais, cognitivas e emocionais e sua avaliação, prevenção e tratamento, com recurso a modelos e métodos cognitivos, comportamentais, emocionais e psicofisiológicos. A investigação neste âmbito realiza-se contemplando os mais recentes desenvolvimentos decorrentes deste paradigma clínico quer ao nível teórico, quer ao nível da sua utilização enquanto guia orientador para as intervenções clínicas mediadas pela tecnologia (e.g., intervenções online, realidade virtual). Para viabilizar esta estratégia de investigação, o corpo docente está já integrado em redes de investigação nacionais e internacionais (e.g., COST Actions) e os trabalhos de investigação poderão ser desenvolvidos no âmbito de projetos financiados ou colaborações com equipas internacionais.
  • Observações

    Observações

    O júri de seleção: Presidente: Professora Doutora Inês Jongenelen; Vogais: Professor Doutor Diogo Lamela e Professora Doutora Patrícia Pascoal. Início previsto das atividades letivas: Outubro de 2022. Horário previsto: sextas-feiras e sábados. Local das atividades letivas: Centro Universitário de Lisboa e Centro Universitário do Porto, em calendário a divulgar.

Centro Universitário

Lisboa | Escola de Psicologia e Ciências da Vida
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Inês Jongenelen

Subdireção do Curso

Patrícia Pascoal; Diogo Lamela

Secretariado

Carla Madeira

  • Extensão Telefónica
    668
  • Local de atendimento
    Sala D.0.8
  • Horário de atendimento
    10h00-13h00 e 15h00-17h30

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 175/2020

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.

Wall of Faces

Bolsas de Doutoramento

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios