Apresentação do Curso
É por via de um corpo docente formado por especialistas com vasta experiência nas mais diversas práticas do design, seja em contexto real e/ou fruto da investigação desenvolvida no domínio da academia, que o mestrado em Design investe grande parte da sua estratégia de inovação pedagógica.
Acreditamos no "retorno às raízes", nas estratégias da arte e da cultura alicerçadas no aprender criando.
Na experiência não como um mero experimentalismo, mas como um factor essencial, na busca de uma linguagem própria de Design, na exploração e conceptualização de ideias ¿ factores determinantes para que o Design possa contribuir positivamente para novas estratégias de intervenção, que ajudem a redesenhar a economia e a sociedade contemporânea.
Este é um Mestrado alternativo às inúmeras ofertas de ensino existente no mercado nacional e internacional. A nossa visão prospectiva propõe contrapontos críticos e anti-dogmáticos, tais como os que se confrontam nos seguintes binómios:
- ao design tradicionalmente "afirmativo" contrapomos um de design "crítico";
- ao design que visa a "solução de problemas" propomos uma disciplina "investigadora de problemas";
- às "repostas concretas" visamos o "questionamento";
- "design como solução" ou "design como medium";
- "ao serviço da indústria" ou "ao serviço da sociedade";
- "inovação" ou "provocação";
- "diversão" ou "humor";
Razões para frequentar este curso
- Completar uma etapa de formação avançada na Universidade.
- Obtenção de título universitário, Mestre, com reconhecimento nacional e internacional.
- Condições Tecnológicas ímpares na área da imagem, nacional e europeia.
- Propostas de investigação apoiadas pela Universidade e direcionadas à Sociedade.
- Investigação apoiada, teórica, científica e técnica, de alta qualidade universitária
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Sub-direção de Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% Entrevista
Candidatos sem grau ou sem classificação da habilitação anterior, a entrevista assume a ponderação de 100%.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
Questionar de forma crítica as estratégias tecnológicas e conceptuais contemporâneas, contribuindo com experiências estético-formais inovadoras e críticas para o domínio alargado do Design.
Produzir formas visuais e conceptuais como prova demonstração da teoria.
Contribuir, avaliar e criticar o trabalho de comunicação em design num nível estratégico e avançado.
Promover a participação dos alunos de forma adequada a um ambiente profissional.
Dar início à prática de trabalho individual ou colaborativa, para fomentar a capacidade de transmitir os conhecimentos adquiridos.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
No plano curricular o mestrado em design Design tem a duração de dois anos, dividido em 4 semestres:
- Os dois primeiros estão orientados para exercícios que privilegiam ações relativas a processos de "informação", "aprendizagem" e "abstração";
- Os dois últimos, abrem espaço para ações relativas a processos de "atuação", "saber-fazer" e "materialização".
Ou seja, numa primeira fase alargamos os horizontes através de uma visão periférica que estimula a perspicácia originadora de pensamento divergente; Num segundo momento, orientamos a nossa visão, focando-nos em objectivos que resultam do pensamento convergente.
Todo o trajeto disciplinar está orientado para fornecer e estruturar informação (prática e teórica) capacitadora da realização do projeto final de ¿dissertação¿ (também ele com aplicação prática, teórico-prática e/ou teórica), bem como estimular a capacidade de estabelecer ligações profissionais a instituições governamentais, de ensino, a indústrias ou a empresas nacionais e internacionais.
Equipamentos e Instalações
O curso de mestrado em Design acontece no DELLI OFFICE, um espaço central de trabalho e de aprendizagem, para desenvolver o que Alan Fletcher designou por The Art of Looking Sideways.
Nele colocamos à disposição dos alunos diferentes meios de produção que podem ser usados, durante e para além das aulas.
Destaque para as modernas tecnologias, como impressão 3D, cortes laser, plotters, Risografia, fotocopiadoras digitais, desenho digital em Cintiqs e Workstations 3D, Motion Capture, que coabitam com as mais consolidadas técnicas de impressão, prelo tipográfico, serigrafia, mimemógrafos, impressoras de agulhas ou máquinas de fax.
É neste espaço que é leccionada grande parte das cadeiras práticas e teóricas. E é aí que também promovemos e estimulamos as actividades extracurriculares, organizadas e programadas pelos alunos (seminários, sessões de leitura, cinema, performance, etc.).
Estudos Futuros
Os Mestres em Design pela Universidade Lusófona de Lisboa ficam preparados técnica e conceptualmente para estabelecer diálogos estreitos e sistemáticos com as mais diversas áreas científicas e profissionais.
De igual modo, a dissertação/projecto final faculta aos alunos a adequada preparação para poderem prosseguir estudos para Doutoramento em variadas áreas de interesse, tais como Doutoramenteo em Design, Artes, Novos Media, entre outros.
Saídas Profissionais
E porque a criatividade e a sua materialização não são um exclusivo de uma só área do conhecimento, o modelo de Mestrado do DELLI está aberto e preparado para formar todo tipo de estudantes, mesmo que oriundos de outras áreas do conhecimento que não o Design. Falamos da arte, da arquitectura, da filosofia, psicologia, engenharia, da gestão ou da economia.
Os nossos alunos ficam preparados do ponto vista técnico e conceptual para estabelecer diálogos estreitos e sistemáticos com as mais diversas profissões, enfrentando um mercado de trabalho actual, caracterizado pela sua complexidade, dinâmica, diversidade e constante evolução.
Investigação
O Mestrado conta com o apoio do centro de Investigação HEI-LAB e o laboratório DELLI Research Haus que estão orientados para a criação de conhecimento e de sistemas, práticas, produtos e ambientes inovadores por meio de uma abordagem transdisciplinar e metassistémica de pesquisa em design.
A base científica do nosso modelo de pesquisa aplicada - DELLI Metasystem, ocorre nos "espaços por ocupar" e nas "fronteiras" entre diferentes áreas do conhecimento: o Design, as Artes, a Psicologia, a Neurociência, a Tecnologia e transformação digital, a Gestão e a Liderança das Organizações.
Docentes Convidados
Sob o ponto de vista prático todo o curso de mestrado é um workshop permanente. A cada semestre convidamos profissionais ou ateliers e empresas de referência nacional ou internacional, para partilharem os seus saberes junto dos nossos alunos. Estes momentos são parte integrante da nossa estratégia pedagógica para a transmissão de conhecimentos e traduzem-se em experienciações multidisciplinares que vão do Design à Ciência; da Psicologia à Bioética; da Arte à Gastronomia; das Tecnologias Digitais à Performance e ao Cinema, entre outros.
Áreas Científicas
Design | Artes | Artes e humanidades