O Mestrado em Mediação, Gestão de Conflitos e Cidadania forma profissionais com uma sólida preparação teórica, metodológica e ética, capazes de compreender e intervir nos desafios sociais e relacionais da contemporaneidade. O curso valoriza a mediação como metodologia de inovação social, de promoção da convivência e da paz, preparando os estudantes para contextos diversificados e interdisciplinares. Destacam-se as seguintes competências:
- Compreender os fenómenos sociais a partir de um conhecimento rigoroso e interdisciplinar em mediação, gestão de conflitos e cidadania.
- Observar, analisar e investigar a realidade social, mobilizando métodos e técnicas de investigação e de intervenção nas áreas do curso que permitam caracterizar contextos, diagnosticar necessidades e delinear estratégias de ação ajustadas às problemáticas sociais emergentes.
- Planear, organizar, gerir e avaliar projetos e intervenções de mediação e gestão de conflitos, promovendo abordagens colaborativas e participativas, centradas na cooperação, na negociação e no diálogo construtivo.
- Conceber e aplicar recursos digitais adaptados aos contextos de mediação, numa perspectiva de inovação pedagógica e social.
- Construir e orientar processos formativos, educativos e de intervenção, adequando-os a diferentes públicos e instituições.
- Desenvolver investigação científica nas áreas da mediação, gestão de conflitos e cidadania, aplicando metodologias de pesquisa adequadas à complexidade dos contextos sociais e produzindo conhecimento relevante para a transformação das práticas e das políticas públicas.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos profissionais, articulando teoria e prática e promovendo uma atuação ética, reflexiva e responsável em instituições educativas, sociais, culturais, comunitárias ou organizacionais, promovendo a inovação social e a justiça relacional.