filmeu
mestrado-direito-empresarial-1920

Mestrado Direito Empresarial

Lisboa
Este ciclo de estudos, dedicado ao direito empresarial, acrescenta uma visão de futuro à perspetiva tradicional. Este equilibrio é assegurado com a frequência obrigatória de 6 unidades curriculares consideradas essenciais, complementadas com a possibilidad... Ler mais

Partilhar

Email

Bolsas de Estudo PRR - 2023
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR 2023 - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de Estudo.
GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    Este ciclo de estudos, dedicado ao direito empresarial, acrescenta uma visão de futuro à perspetiva tradicional. Este equilibrio é assegurado com a frequência obrigatória de 6 unidades curriculares consideradas essenciais, complementadas com a possibilidade de escolha de 4 entre 8 unidades curriculares opcionais. As componentes de formação obrigatória e optativa proporcionam aos mestrandos os conhecimentos jurídicos necessários para a prática das mais diversas atividades profissionais que exigem elevadas qualificações, bem como para a elaboração da dissertação de mestrado com o maior rigor científico.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Nos termos regulamentares aplicáveis, o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Direito é feito mediante a apresentação de candidatura, no prazo a fixar pelo Diretor da Faculdade de Direito. Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Direito: a) Titulares do grau de Licenciado em Direito, ou equivalente legal, por Universidade portuguesa ou estrangeira, desde que apresentem uma classificação mínima de 12 valores ou equivalente. Critérios de seriação: Habilitação anterior: 70% Apreciação curricular: 20% Entrevista: 10% b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo. Critérios de seriação: Habilitação anterior: 20% Apreciação curricular: 50% Entrevista: 30% c) Titulares de um grau académico superior português ou estrangeiro que o Conselho Científico reconheça satisfazer os objetivos do grau de Licenciado em Direito. Critérios de seriação: Habilitação anterior: 20% Apreciação curricular: 50% Entrevista: 30% d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que o Conselho Científico reconheça atestar capacidade para empreender a realização deste ciclo de estudos em Direito. Critérios de seriação: Apreciação curricular: 70% Entrevista: 30%
  • Destinatários

    Destinatários

    Juristas e demais interessados com capacidade demonstrada para realizar este ciclo de estudos.
  • Competências

    Competências

    O Mestrado em Direito Empresarial é assegurado por corpo docente doutorado e especializado que proporcionará um ensino de excelência. O conjunto de unidades curriculares, sendo diversificado e abrangente, encontra-se harmoniosamente organizado para responder adequadamente aos desafios atuais e futuros das empresas, e aos desafios que daí advêm para os profissionais do direito.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos primordiais do Mestrado em Direito Empresarial radicam no aprofundamento e na especialização do estudo do direito empresarial face ao contexto atual e às perspetivas futuras, dotando os mestrandos de competências teóricas e práticas adequadas, com elevada relevância económico-social, quer para aqueles que enveredem profissionalmente nas mais diversas carreiras forenses ligadas à atividade empresarial, quer para aqueles que prossigam um percurso académico dentro da mesma área de saber.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Curso para o presente e para o futuro - o número de profissionais especializados em direito empresarial no nosso país não é suficiente face às dificuldades e aos desafios que o tecido empresarial português enfrenta e à necessidade de acompanhar as melhores práticas internacionais, atenta a complexidade e a exigência do setor.
    • O curso tem um plano curricular abrangente, possibilitando aos mestrandos adquirirem uma formação teórico-prática diversificada e sólida em direito empresarial, com unidades curriculares obrigatórias e optativas que melhor correspondem aos desafios atuais e aos interesses dos mestrandos.
    • O corpo docente afeto ao Mestrado é composto por professores doutorados, alguns deles catedráticos, com vasta experiência e produção científica nas áreas de ensino e forte ligação à prática jurídica, o que reforça a componente prática do curso.
    • Investigação - as unidades curriculares que compõe o Mestrado estão orientadas para envolver os alunos na investigação científica nomeadamente através da elaboração de trabalhos escritos e apresentações orais.
    • Reconhecimento das entidades avaliadoras - o Mestrado está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    A conclusão deste ciclo de estudos permite a entrada no mercado de trabalho em diferentes atividades como investigação jurídica, advocacia, magistratura ou prestação de assessoria e consultoria.
  • Observações

    Observações

    Disciplinas opcionais 1º Semestre Direito Fiscal e Contabilístico das Empresas (7 ects) Direito do Trabalho e da Segurança Social (7 ects) Direito Penal Económico (7 ects) Análise Económica do Direito (7 ects) 2º Semestre Direito da Propriedade Industrial (7 ects) Direito da Concorrência (7 ects) Proteção de Dados, Cibersegurança e Novas Tecnologias (7 ects) Direito do Consumo (7 ects)

Centro Universitário

Lisboa | Faculdade de Direito
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Subdireção do Curso

José Machado

Secretariado

Luísa Reis

  • Extensão Telefónica
    750
  • Horário de atendimento
    9h30m às 13h e das 14:30 às 18h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 198/2022

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios