Apresentação do Curso
O 2º Ciclo em Ciência Cognitiva e Educação, da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração e da Escola de Psicologia e Ciências da Vida, apresenta-se como uma formação interdisciplinar estruturada na interação entre os conhecimentos advindos da Ciência Cognitiva e da Educação com foco nos mecanismos cognitivos que suportam a aprendizagem em contexto escolar. O programa do Ciclo de Estudos visa atender ao desafiante contexto educativo atual, que exige dos professores, investigadores, gestores e decisores políticos novos conhecimentos e competências que permitam a evolução do sistema educativo e da sociedade, dentre elas, a capacidade de reflexão, investigação e ação a partir de pensamento complexo e a transposição das barreiras da disciplinaridade.
Grau ou Diploma conferido | ECTS
Mestre | 120 ECTS
Direção do Curso
Jorge Oliveira / Lucimar Dantas
Secretariado
Condições de Ingresso
Para ingresso neste Ciclo de Estudos os candidatos necessitam possuir grau de licenciado ou mestrado, ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas das Ciências da Educação, Ensino e das Ciências Sociais e do Comportamento. Os candidatos de Psicologia necessitam apresentar grau de mestre em Psicologia. Este Ciclo de Estudos não é conferente de habilitação profissional na área da Psicologia ou Ensino.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
O Ciclo de Estudos visa a promoção de um conhecimento integrador dos contributos mais recentes da Ciência Cognitiva e das Ciências da Educação para uma melhor compreensão da aprendizagem em contexto educativo. Especificamente, pretende-se desenvolver: a) conhecimento dos mecanismos cognitivos que suportam a aprendizagem em contexto educativo; b) conhecimento dos fundamentos teóricos das Ciências da Educação sobre o processo de aprendizagem em contexto escolar; c) conhecimento e compreensão da reciprocidade entre desenvolvimento cerebral/cognitivo e aprendizagem e educação escolar; d) compreensão do conceito de evidência científica na relação entre neurociências, ciência cognitiva e educação; e) análise dos contributos da ciência cognitiva para aprendizagens essenciais como a leitura, a escrita e a matemática e a sua relação com a escola democrática e o exercício da cidadania. Pretende-se que estes conhecimentos especializados permitam suportar a promoção de competências de investigação para a resolução de problemas complexos neste campo interdisciplinar, concorrendo para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e da tomada de decisão nas políticas e práticas educativas.
Destinatários
Profissionais da área das Ciências da Educação, Ensino ou das Ciências Sociais e do Comportamento.
Saídas Profissionais
Os detentores do grau de Mestre em Ciência Cognitiva e Educação ¿ Processos de Aprendizagem e Educação para a Cidadania possuem formação para intervir:
. nos estabelecimentos de ensino de educação básica, secundária e superior;
. no acompanhamento e orientação da aprendizagem escolar;
. em centros de investigação;
. em setores do Estado ou privados ligados à educação, ao planeamento curricular e à formação de professores;
. em empresas de consultoria em educação e aprendizagem.