Apresentação do Curso
O Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor confere o grau de Mestre, tem a duração de dois anos letivos (4 semestres), e atribui 120 ECTS. Integra a componente Formação Especializada (1º ano), numa área específica, de acordo com o Decreto-Lei 95/97, de 23 de abril, concedendo 12 créditos para progressão na carreira profissional.
O plano de estudos, que se enquadra nos princípios da Educação Inclusiva, visa a aquisição de conhecimentos e de competências necessárias ao desempenho dos profissionais que atuam nesta área, bem como o desenvolvimento da investigação e da produção de conhecimentos na mesma.
Razões para frequentar este curso
- Plano de Estudos enquadrado nos princípios da Educação Inclusiva e um corpo docente de reconhecido mérito;
- Excelente interação teórico-prática;
- Leque alargado de perspetivas, ao nível teórico e ao nível prático;
- Bom reconhecimento do curso no meio académico-profissional;
- Reconhecida competência profissional, nos locais de trabalho, dos profissionais formados nesta área, na ULHT;
- Boa empregabilidade.
Despacho do curso
Despacho n.º 9143/2007, de 18 de maio, alterado pelo Despacho n.º 4024/2020, de 1 de abril
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
17/02/2020
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% apreciação curricular
Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:
- 75% apreciação curricular
- 25% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
- Formar Educadores, Professores e outros profissionais, na área da Educação Inclusiva, de acordo com os Normativos em vigor, numa perspetiva transversal e inovadora;
- Qualificar para o exercício da docência, no âmbito do grupo de recrutamento 910, desde que, à entrada no curso, satisfaça os requisitos exigidos pela formação especializada (DL 95/97, de 23 de abril);
- Promover a investigação e a produção de conhecimentos, através de estudos aprofundados sobre questões relativas à Inclusão.
Destinatários
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal.
-Titulares do grau de licenciado em outra área, mas com experiência profissional em educação/formação;
- Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
- Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Adquirir conceitos fundamentais sobre Educação Inclusiva.
- Analisar criticamente conhecimentos produzidos com base em investigação
recente sobre Educação Inclusiva.
- Analisar e caraterizar situações educativas, nas suas múltiplas dimensões, com recurso a procedimentos cientificamente sustentados.
- Identificar necessidades e incrementar o desenvolvimento de medidas educativas que tenham em conta a equidade e a igualdade de oportunidades, no acesso ao currículo, na frequência e na progressão ao longo da escolaridade obrigatória.
- Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos educativos promotores de inclusão, que respondam às caraterísticas e às necessidades do contexto em que se processam.
- Conceber, implementar e avaliar processos de intervenção facilitadores de aprendizagem tendo como objetivo a inclusão.
- Fundamentar a tomada de decisão, no âmbito da Educação Inclusiva, em processos de investigação e de inovação.
- Trabalhar em equipas multidisciplinares.
- Estabelecer relações empáticas e pró-sociais com todos os atores envolvidos no processo educativo das crianças e dos alunos.
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Equipamentos e Instalações
Sala de Aula, Laboratório de Informática, Biblioteca, Centro Trabalho Tecnológico, Salas de Estudo, Bares e Cantinas e Gabinetes.
Videoprojetor fixo, PC Desktop HP5800 - Core duo 3.0GHz - RAM 2 Gb - HD 250Gb, PC/Netbook Portátil (requisição) e Retroprojetor (requisição).
Estudos Futuros
Acesso a Cursos de Doutoramento.
Saídas Profissionais
- Trabalho em instituições públicas, privadas e do setor cooperativo.
- Acesso ao concurso para o grupo de recrutamento 910, em 1ª prioridade, desde que, à entrada no curso, satisfaça os requisitos exigidos pela formação especializada (DL 95/97, de 23 de abril).
- Participação em projetos de intervenção com públicos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e/ou com deficiência motora.
Investigação
Ciências da educação | Formação de professores/Formadores e Ciências da educação | Educação
Observações
Registo CCPFC/CFE:
Número de créditos: 12
Data de validade: 2020-2023
Progressão na carreira, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, 12 créditos.
Curso de Formação Especializada, com acesso a concurso para o grupo 910, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de entrada no curso tenham, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
Área de formação especializada: Educação Especial.
Especialização: Domínio cognitivo e motor.
Modalidade de formação: Parte curricular de mestrado (1º ano).
Docentes Convidados
o curso não tem corpo docente convidado.
Áreas Científicas
Ciências da educação | Formação de professores/formadores e ciências da educação | Educação