Apresentação do Curso
A Psicologia Forense pretende dar resposta aos inúmeros e difíceis desafios que surgem no Sistema de Justiça. Trata-se por isso de uma área aplicada, onde os saberes da Psicologia são colocados à disposição do auxílio da tomada de decisão judicial. O Mestrado em Psicologia Forense tem por finalidade a formação científico-prática de futuros profissionais (i.e., psicólogos forenses) capazes de vir a desenvolver actividade pericial forense de índole psicológica, e com isso prestar contributo às instâncias de Justiça. O Mestrado em Psicologia Forense é constituído por uma componente lectiva que visa a aquisição de competências ao nível da actividade pericial (e.g., avaliação psicológica forense, psicologia do testemunho), mas também da compreensão de fenómenos de relevância forense (e.g., comportamento criminal, delinquência juvenil) e respectiva intervenção (e.g., intervenção psicológica forense junto de vítimas e agressores). É ainda constituído por uma componente prática de estágio curricular e de dissertação (trabalho científico a desenvolver numa das linhas de investigação em Psicologia Forense definidas para o Mestrado).
Razões para frequentar este curso
- Porque temos um corpo docente altamente diferenciado e especializado nas diversas valências da Psicologia Forense.
- Porque temos uma vasta rede de instituições interessadas no nosso trabalho, que oferecem estágios curriculares, extra-curriculares e de verão.
- Porque desenvolvemos parcerias para formação e investigação; juntos chegamos mais longe.
- Porque o mundo precisa de ser um lugar mais justo e a Psicologia Forense pode ajudar!
Despacho do curso
Despacho n.º 10620/2015, de 23 de setembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
12/08/2015
Registo
R/A-Cr 256/2015
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos em Psicologia conducente ao grau de mestre titulares de grau de licenciado em Psicologia.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- Entrevista
- 30% CV Científico ou profissional
- 20% Motivação e Justificação
Candidatos sem classificação da habilitação anterior:
- 80% CV Científico ou profissional
- 20% Motivação e Justificação
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
O exercício da Psicologia Forense cobre matérias de grande sensibilidade profissional e social. Neste sentido, o objectivo central do Mestrado em Psicologia Forense passa por dotar os alunos de uma formação cientificamente sólida nas várias valências da Psicologia Forense, mas também promover a respectiva consciencialização e reflexão crítica sobre o exercício desta profissão. Queremos que os nossos alunos venham a exercer a sua actividade profissional de forma responsável e pró-activa, respondendo assim aos actuais desafios que surgem no contexto da Justiça.
Destinatários
Titulares de uma licenciatura (Pré-Bolonha ou 1º Ciclo) em Psicologia.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Ao longo do Mestrado em Psicologia Forense, espera-se que os alunos adquiram competências ao nível de:
- Avaliação psicológica forense de agressores (incluindo factores de risco e perigosidade) e vítimas (incluindo vítimas de abuso sexual); avaliação da capacidade parental (para atribuição de poder parental)
- Técnicas de auxílio à investigação criminal (e.g., profiling criminal, vitimológico e geográfico, autópsias psicológicas, técnicas de entrevista com suspeitos de crimes e vítimas, incluindo crianças, etc.)
- Assessoria aos tribunais
- Intervenção psicológica forense com vítimas (e.g., violência doméstica, stalking, tráfico de seres humanos) e agressores (e.g., conjugais, sexuais); programas de prevenção em populações forenses e junto dos dispositivos de controlo social
- Competências de investigação e disseminação científica em Psicologia Forense, na qual salientamos as seguintes áreas de investigação para efeitos de dissertação: sexologia forense, psicologia do testemunho, sentenças (motivações e severidade punitiva), falsas memórias em contexto de crime, profiling criminal e vitimológico.
Equipamentos e Instalações
Laboratório de Psicologia Experimental Forense
Laboratório de Psicologia Computacional
Testoteca
Estudos Futuros
Programas de especialização e pós-graduações, programas de 3º ciclo (Doutoramento).
Saídas Profissionais
Possibilita a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), obrigatória para o exercício da Profissão, posteriormente à realização de estágio profissional tutelado pela OPP
Observações
Parcerias:
Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens
IAC SOS Criança
Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
Casa da Criança de Tires
Programa Escolhas
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Associação Portuguesa da Criança Desaparecida
(¿)
Docentes Convidados
n.a.
Áreas Científicas
Psicologia