filmeu
direito-do-trabalho-e-da-seguranca-social-header

Mestrado Direito do Trabalho e da Segurança Social

Lisboa
O Mestrado em Direito do Trabalho e da Segurança Social pretende ligar dois sistemas normativos independentes, mas funcionalmente articulados, permitindo aos Estudantes percorrerem os aspectos fundamentais da situação jurídica de quem trabalha por conta de... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Mestrado em Direito do Trabalho e da Segurança Social pretende ligar dois sistemas normativos independentes, mas funcionalmente articulados, permitindo aos Estudantes percorrerem os aspectos fundamentais da situação jurídica de quem trabalha por conta de outrem. Com duração de dois anos, a parte letiva desenvolver-se-á ao longo dos dois primeiros semestres com a oferta de 14 unidades curriculares, das quais 10 são obrigatórias e 4 opcionais. A possibilidade de escolha de unidades curriculares permite ao mestrando ajustar o seu percurso académico aos interesses de estudo. O segundo ano de curso é dedicado à frequência no Seminário Permanente, o qual foi concebido para o auxílio na construção das dissertações, e à elaboração da dissertação.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Nos termos regulamentares aplicáveis, o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Direito é feito mediante a apresentação de candidatura, no prazo a fixar pelo Diretor da Faculdade de Direito. Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Direito do Trabalho e da Segurança Social: a) Titulares do grau de Licenciado em Direito, ou equivalente legal, por Universidade portuguesa ou estrangeira, desde que apresentem uma classificação mínima de 12 valores ou equivalente. b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo. c) Titulares de um grau académico superior português ou estrangeiro que o Conselho Científico reconheça satisfazer os objetivos do grau de Licenciado em Direito. d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que o Conselho Científico reconheça atestar capacidade para empreender a realização deste ciclo de estudos em Direito.
  • Destinatários

    Destinatários

    Licenciados em direito ou em área conexa, profissionais do foro, nomeadamente advogados e magistrados.
  • Competências

    Competências

    Aquisição de conhecimentos de forma interdisciplinar e integrada. Compreensão de metodologias indispensáveis para o desenvolvimento de investigação científica, com autonomia e sentido crítico. Assimilação da forma como se estrutura o pensamento jurídico, de modo a ser possível, com estudo e rigor, enfrentar questões complexas em contextos alargados e multidisciplinares.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos primordiais do Mestrado radicam no aprofundamento do estudo das matérias que envolvem o Direito do Trabalho e o da Segurança Social, numa perspectiva integrada, interdisciplinar e complementar. Para o efeito, o curso foi estruturado de modo a que os Estudantes adquiram conhecimentos e tenham acesso a metodologias indispensáveis para o desenvolvimento de investigação científica, com autonomia e sentido crítico, de modo a que possam enfrentar questões complexas em contextos alargados e multidisciplinares.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Reconhecimento do Curso pela A3ES; Plano de estudos único em Portugal;
    • Corpo docente de elevada qualidade, especializado e atualizado;
    • Permanente diálogo entre as componentes teórica e prática do saber jurídico;
    • Sistema de avaliação contínua baseado em seminários de investigação em regime tutorial, o que assegura uma maior proximidade entre estudantes e professores;
    • Dinâmica adequada ao posterior desenvolvimento das dissertações finais proporcionada pelo Seminário Permanente;
    • Formação obrigatória e especializada para o desenvolvimento de carreiras jurídicas na área do Direito do Trabalho e da Segurança Social.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Atuação profissional especializada no exercício de profissões forenses, nomeadamente no âmbito da magistratura e da advocacia. Formação especializada para o desenvolvimento de carreira académica e prosseguimento dos estudos.
  • Observações

    Observações

    Parcerias: O curso será desenvolvido em regime de associação envolvendo a Faculdade de Direito da Universidade Lusófona (Centro Universitário de Lisboa) e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. O regime de associação consubstancia-se na possibilidade de o curso realizar-se em espaços diferentes e alternadamente, da seguinte forma: o primeiro curso será realizado integralmente em Lisboa, nas instalações da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona; o segundo curso integralmente em Portimão, nas instalações do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, e assim sucessivamente. A Universidade Lusófona permite a realização de mobilidade para fins de estudo e investigação, ao abrigo dos diversos programas internacionais. Destaca-se, no âmbito do mestrado, o programa Erasmus+, com a concessão de bolsas de mobilidade. Início do Curso: 07 de Outubro de 2024 Totalmente presencial

Centro Universitário

Lisboa | Faculdade de Direito
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Subdireção do Curso

Marlene Mendes

Secretariado

Sara Letra

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios