A cultura do som entrou, nos últimos anos, na sua maturidade. Na Europa e nos EUA criam-se cursos e centros de investigação tendo como objeto o som, as suas qualidades e expressões.
A estrutura curricular deste ciclo apresenta-se dimensionada para albergar disciplinas antigas e recentes, bem como unir as artes do som às tecnologias de gravação, reprodução, produção e sínteses sonoras.
Numa realidade em constante alteração, nos meios de comunicação e nos modos de criação e distribuição, as tecnologias do som são essenciais à circulação e construção de sentido para os conteúdos audiovisuais, e o som torna-se nas novas tecnologias o fundamento a partir do qual é possível criar, inovar ou interagir.
Submetidos na vida urbana a um território onde impera o som, o curso de licenciatura em Ciência e Tecnologias do Som da Universidade Lusófona quer contribuir para a compreensão do objeto sonoro na vida quotidiana, recuperando, pela história, o que o humano deve ao sentido da audição.
Porque o futuro do multimédia passa pelo elemento sonoro, o curso desdobra-se em unidades curriculares em que o som desempenha o papel principal nos processos de criação, mediação e difusão nas áreas das indústrias criativas, culturais e do entretenimento.