Apresentação do Curso
O curso de licenciatura (1º Ciclo) em Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona, já com 20 anos de história, possui uma forte componente laboratorial e de ciências de base e de engenharia, e apresenta-se científica e pedagogicamente organizado segundo os mais exigentes padrões internacionais de ensino graduado deste ramo de Engenharia. As disciplinas que integram o atual plano de estudos, devidamente articuladas entre si, são lecionadas por docentes e/ou investigadores com reconhecidas competências académicas e profissionais na área, na sua maioria doutorados e com experiência em atividades de I&D ao mais alto nível, e asseguram uma formação de base abrangente e sólida em engenharia ambiental. Para além de produzir graduados com um grau de empregabilidade bastante elevado (superior a 90%, segundo dados de julho de 2012), o curso pretende-se estimulante, interessante e motivador para os estudantes, levando-os a adquirir as competências científicas e técnicas indispensáveis ao exercício profissional e/ou à prossecução de estudos de mestrado ou doutoramento, não negligenciando as competências transversais ao nível da formação humana integral, da ética e deontologia profissional, entre outras.
Razões para frequentar este curso
- Empregabilidade. elevada taxa de empregabilidade dos licenciados, superando a de vários cursos congéneres das escolas públicas nacionais, e destacando-se claramente no contexto do ensino superior privado em Portugal.
- Reconhecimento profissional. O curso da ULHT é reconhecido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, sem quaisquer restrições relativamente ao exercício dos Atos de Engenharia previstos pela Ordem para os licenciados em Engenharia do Ambiente.
- Reconhecimento europeu. Em Julho de 2012 a licenciatura foi reconhecida pela Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia, tendo a ULHT procedido à respetiva inscrição no FEANI INDEX, base de dados de cursos de engenharia reconhecidos em 32 países europeus.
- Curso de futuro. Os maiores desafios das gerações presentes e futuras apelam ao contributo da Engenharia Ambiental. A gestão sustentável dos recursos naturais e da energia, e a procura de soluções viáveis para os atuais problemas do desenvolvimento são exemplos de tais desafios.
- Pertencer à família de Engenheiros do Ambiente da ULHT, a qual se vem destacando no mercado há já mais de 20 anos, e que ocupa atualmente posições chave em várias organizações e empresas operando em setores estratégicos para a Engenharia Ambiental a nível mundial.
- Corpo docente e de investigação que alia competências técnicas e científicas reconhecidas pela comunidade académica com fortes competências profissionais, essenciais para adequar o ensino às atuais exigências das empresas e da legislação em vigor.
Despacho do curso
Despacho n.º 16114/2009, de 14 de julho, alterado pelo Despacho n.º 8685/2016, de 5 de julho
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
05/01/2016
Registo
R/A-Ef 3009/2011/AL01
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a um dos seguintes conjuntos de provas de ingresso:
02 Biologia e Geologia
19 Matemática A
ou
07 Física e Química
19 Matemática A
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O crescimento e evolução das comunidades urbanas, a criação e expansão das estruturas rodoviárias e ferroviárias, a intensificação das produções agrícolas e industriais potenciada pelos avanços tecnológicos, bem como a criação de planos de ordenamento do território a nível nacional, regional e local, implicam a existência de quadros capazes de resolver e antecipar os complexos problemas ambientais associados, detendo um conhecimento adequado, interdisciplinar e atualizado, que lhes permita gerir os diversos recursos e exercer a sua profissão numa sociedade em acelerada evolução tecnológica.
Tal formação corresponde aos objetivos fundamentais da formação em Ambiente, ministrado na ULHT.
Para além da formação teórica a formação laboratorial é assegurada com igual rigor, dispondo para isso a ULHT de laboratórios devidamente equipados nas áreas tanto da formação fundamental como da formação complementar aplicada.
Os convénios e protocolos com outras instituições, públicas e privadas, e com outros estabelecimentos de ensino superior, autarquias e empresas são também instrumentos fundamentais para o desenvolvimento das atividades de investigação, desenvolvimento e inovação.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Objetivos Genéricos
Formação geral nas áreas científicas de Matemática, Física, Química, Biologia e Computação, que permita a atualização dos conhecimentos e a continuação da aprendizagem nas várias áreas das Engenharias e das Ciências Naturais. Transmissão de conhecimentos e desenvolvimento da capacidade de compreensão do aluno a um nível que:
Sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde; Corresponda e se apoie em livros de texto avançados;
Em alguns domínios da área científica da Engenharia do Ambiente, se situe a nível de conhecimento de ponta na respetiva área científica.
Formação das capacidades de aplicação de conhecimentos e de compreensão que suportem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área vocacional do aluno.
Desenvolvimento da capacidade de avaliação de situações e de decisão por parte do aluno, por forma a fornecer:
- capacidade de resolução de problemas no âmbito da área científica da Engenharia do Ambiente, construindo e fundamentando argumentação própria;
- capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante, particularmente na respetiva área de estudo, que habilitem a fundamentação das soluções preconizadas e dos juízos emitidos, incluindo na análise os aspetos científicos, sociais e éticos relevantes.
Desenvolvimento das capacidades de comunicação, as quais permitam transmitir informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas, como por não-especialistas.Desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, as quais permitam a aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Objetivos Específicos
- Formação de âmbito alargado nas áreas científicas fundamentais de suporte à atividade profissional em Engenharia do Ambiente.
- Desenvolvimento da capacidade de avaliação e caracterização dos sistemas naturais.
- Desenvolvimento da capacidade de efetuar estudos e projetos de investigação e desenvolvimento.
- Desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conhecimentos na resolução de problemas.
- Desenvolvimento do conhecimento e da capacidade de utilização de linguagens de programação e de ferramentas computacionais na resolução de problemas e no apoio à modelação, simulação e decisão.
Estudos Futuros
A Licenciatura em Engenharia do Ambiente da Universidade Lusófona habilita à frequência de um Mestrado (Diploma de 2º Ciclo) na área das Engenharias e Ciências Naturais, que não necessariamente na área principal de formação da Licenciatura.
Saídas Profissionais
- Investigação e desenvolvimento;
- Planeamento, gestão e coordenação;
- Auditoria e consultoria em:
- Estabelecimentos de ensino e institutos de investigação públicos e privados; Empresas públicas e privadas;
- Gabinetes de Impactes e Auditorias Ambientais;
- Autarquias;
- Administração pública;
- Empresas de Projeto (ETAR, ETA e RSU);
- Controlo de qualidade;
- Monitorização e Gestão Ambiental;
- Comércio e indústria.
Áreas Científicas
Biologia e bioquímica | Matemática | Ciências, matemática e informática