Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Mestrado em Gestão Aeronáutica

Escola de Ciências Económicas e das Organizações

Apresentação do Curso

O Mestrado em Gestão Aeronáutica oferece uma formação académica que permite a obtenção do grau de Mestre. Este integra uma estrutura curricular composta dois anos letivos, em que o primeiro ano inclui um curso de Pós-Graduação, constituído por um conjunto organizado de 14 unidades curriculares. Para obtenção do grau de Mestre, no segundo ano, o mestrando terá que frequentar com aproveitamento 3 unidades curriculares com o objetivo de aprofundar, desenvolver e delinear estratégias para a execução com sucesso da investigação, e fazer uma dissertação de natureza científica e original em Gestão Aeronáutica. Este segundo ano período essencialmente consagrado à investigação com vista à elaboração da dissertação, inclui também a participação em seminários conduzidos por especialistas de reconhecido mérito, na área de Aviação Civil, quer ao nível nacional quer internacional, com vista ao aprofundamento de conhecimentos e troca de experiências no âmbito da Aviação Civil.
Foi selecionado um corpo docente de referência ao nível académico e de experiência profissional, que domina os conceitos centrais desta área, assim como a sua aplicação prática à realidade do mundo empresarial.

Razões para frequentar este curso

  • A Universidade Lusófona possui o único mestrado de Gestão Aeronáutica em Portugal, onde é lecionado com rigor, pelos melhores professores a nível académico e profissional. Esforçam-se por dar relevância e clareza no seu ensino e atingiram relevância na sua área de investigação, tendo alcançado reconhecimento científico internacional.
  • O corpo docente têm competências reconhecidas ao nível do ensino e alguns deles desempenham funções de grande responsabilidade em empresas e organizações ou já ensinaram em universidades na Europa e dos Estados Unidos.
  • A Lusófona é uma universidade de renome com grande importância no ensino universitário privado no panorama nacional e internacional. O protocolo entre a Universidade Lusófona e a Universidade de Cranfield, comprova que esta é uma escola que está aliada à escola de aeronáutica mais prestigiada da Europa.
  • Neste Mestrado temos mais inovadoras metodologias de ensino, num ambiente de grande rigor científico onde se pode desenvolver uma investigação com plena confiança e certeza de que se desenvolverá um excelente trabalho.
  • Neste Mestrado a aprendizagem é focalizada em estudos de casos e o desenvolvimento de competências transversais. Uma janela de oportunidade face à globalização dos mercados!

Despacho do curso

Despacho n.º 25095/2009, de 16 de Novembro, alterado pelo Despacho nº 6547/2015 de 11 de junho

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

21/12/2012

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre |4 Semestres |120 ECTS

Direção do Curso

Idalino André Rodrigues Nascimento Magrinho

Secretariado

Eliana Mendes

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS

Objetivos

Este 2º ciclo de estudos pretende suprir carências de formação de técnicos especialistas, visando preparar profissionais para os emergentes reptos da gestão aeronáutica e aportar conhecimentos que permitam um novo protagonismo e novas responsabilidades nas atividades inerentes ao setor e outras correlacionadas como:
- oferecer formação especializada assente numa sólida formação teórica e no aprofundamento de métodos e instrumentos de investigação e análise na Aviação Civil;
- oferecer valências e qualificações orientadas para a empregabilidade e para a progressão na carreira profissional, tendo em conta a Declaração de Bolonha, os Recursos da Universidade e as exigências do mercado de trabalho.
No final o aluno deverá ter: aprofundado os conhecimentos em Gestão Aeronáutica sendo original no desenvolvimento e aplicação de ideias a partir de resultados de investigação e adquirido competências para a resolução de problemas nos domínios de Operadores Aéreos e Infra-estruturas Aeroportuárias.

Destinatários

Os destinatários à candidatura ao MGA são todos os interessados à participação profissional aeronáutica, incluindo Pilotos de Linha Aérea, Oficiais de Operações de Voo, Técnicos de Operações Aeroportuárias, Serviços Operacionais de Aeroporto/Aeródromo, Técnicos de Assistência em Escala, Assistentes de Bordo, entre outras carreiras, que desejam adquirir uma formação académica avançada (mestrado) com horizontes alargados em rápido crescimento, com excelentes perspetivas no mercado de trabalho ou que pretendam ter outras oportunidades profissionais, de gestão, direção, entre outras, no âmbito da aeronáutica.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Este ciclo visa a preparação de mestres em áreas do conhecimento aeronáutico diversificadas como gestão, direito e turismo, sem perder uma visão integrada das atividades económicas associadas à aviação civil. São proporcionados saberes que irão permitir aos estudantes conhecimentos avançados em diferentes domínios da gestão aeronáutica, permitindo-lhes compreender e dominar os mecanismos económicos do setor do transporte aéreo e da aviação civil em geral, incluindo o planeamento e gestão aeroportuárias. Os trabalhos (individuais e de grupo), o estudo de casos, a discussão de temas fundamentais da aviação civil e outras atividades pedagógicas permitem monitorizar os avanços dos alunos no processo de aquisição de conhecimentos essenciais.

Equipamentos e Instalações

O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas:
Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.
Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.

Estudos Futuros

O grau de Mestre permite a candidatura a estudos pós-graduados, nomeadamente Doutoramentos.

Saídas Profissionais

O Ciclo de Estudos habilita a qualificação para a candidatura à carreira Técnica Superior em Instituições Públicas e Privadas, bem como em Organizações Internacionais, do setor aeronáutico.

Investigação

O desenvolvimento de atividade de investigação na aeronáutica, no âmbito do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Investigação em Ambiente, Gestão Aplicada e Espaço (DREAMS), é muito desejável com a participação ativa dos alunos, investigadores e coordenadores, os quais são já coordenadores em projetos internacionais e nacionais, como por exemplo, no H2020, SESAMO, FCT.

Observações

Existem vários protocolos de colaboração e inserção profissional que se manifestam em diferentes ações no contexto das UC's que integram o curso, nomeadamente com as principais empresas de Aviação Civil: INAC, NAV, TAP e SATA.
Existe ainda um profundo acordo de colaboração com a Universidade de Cranfield - uma das instituições de referência nesta área de formação a nível internacional - que se reflete, entre outros aspetos, no seu apoio ao desenho do plano de estudos e organização de seminários nas UC avançadas.

Docentes Convidados

O número de docentes convidados no âmbito da Licenciatura em Gestão Aeronáutica inclui docentes profissionais da área aeronáutica cuja experiência e conhecimento é indispensável ao ensino das unidades curriculares que ministram.
Todos estes docentes profissionais exerceram no passado recente, atividade de ensino e atividades profissionais no ramo, pelo que são muito reconhecidos na área.

Áreas Científicas

Serviços de transporte | Ciências empresariais | Direito

Plano de Estudos

Despacho n.º 25095/2009, de 16 de Novembro, alterado pelo Despacho nº 6547/2015 de 11 de junho
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Contabilidade1º Semestre4
Contribuição e Impostos1º Semestre4
Direito Internacional Aéreo1º Semestre4
Economia e Gestão do Transporte Aéreo I1º Semestre5
Gestão de Projetos1º Semestre4
Gestão de Recursos Humanos1º Semestre4
Gestão Financeira da Empresa1º Semestre5
Airline Marketing Management2º Semestre4
Economia e Gestão do Transporte Aéreo II2º Semestre5
Métodos e Técnicas de Investigação Científica2º Semestre4
Relações Laborais2º Semestre4
1.º Ano/ Infra-Estruturas AeroportuáriasSemestre ECTS
Avaliação da Segurança Operacional em Aeroportos2º Semestre5
Planeamento Estratégico de Aeroportos2º Semestre4
Tecnologias Emergentes na Gestão Aeroportuária2º Semestre4
1.º Ano/ Operadores de Transporte AéreoSemestre ECTS
Gestão de Operações de Voo2º Semestre4
Gestão Estratégica nos Operadores de Transporte Aéreo2º Semestre4
Regulação Económica Aplicada a Operadores de Transporte Aéro2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
DissertaçãoAnual45
Seminários de Desenvolvimento sobre a Gestão do Transporte AéreoAnual5
Trabalho de Investigação em Gestão do Transporte AéreoAnual10

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
António Augusto Teixeira Da CostaDoutoramentoTempo Integral
Damasceno DiasDoutoramentoTempo Integral
Domingos Pereira De SousaDoutoramentoTempo Parcial
Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes Dos ReisDoutoramentoTempo Integral
José Manuel Ivo Carvalho VicenteDoutoramentoTempo Parcial
Paulo Fernando De Sousa Pereira AlvesDoutoramentoTempo Integral
Paulo José Casimiro DuarteLicenciaturaTempo Parcial

Valores

Titulares de curso superior 120 €
Alunos externos 0 €
Titulares de curso superior (Grupo Lusófona) 0 €
Antecipa-te 0 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição175 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 224,1 €
Valor por ECTS 7,47 €