licenciatura-gestao-aeronautica-lisboa

Licenciatura Gestão Aeronáutica

Lisboa
A Licenciatura em Gestão Aeronáutica da Universidade Lusófona, em Lisboa, dota os discentes para o exercício de atividades profissionais na área da Gestão Aeronáutica. A Licenciatura em Gestão Aeronáutica conta atualmente com uma elevada taxa de empregab... Ler mais

Partilhar

Email

GrauLicenciatura Semestres6 Créditos180 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A Licenciatura em Gestão Aeronáutica da Universidade Lusófona, em Lisboa, dota os discentes para o exercício de atividades profissionais na área da Gestão Aeronáutica. A Licenciatura em Gestão Aeronáutica conta atualmente com uma elevada taxa de empregabilidade, a nível nacional e internacional.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas:

    • 04 Economia
    ou
    • 16 Matemática
    ou
    • 18 Português


    Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos). Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
  • Destinatários

    Destinatários

    Os destinatários à candidatura à Licenciatura em Gestão Aeronáutica da Universidade Lusófona são todos os interessados à participação profissional aeronáutica, incluindo Pilotos de Linha Aérea, Oficiais de Operações de Voo, Oficiais de Operações Aeroportuárias, Serviços Operacionais de Aeroporto/Aeródromo, Técnicos de Assistência em Escala, Assistentes de Bordo, entre outras carreiras, que desejam adquirir uma formação académica avançada (licenciatura) com horizontes alargados em rápido crescimento, com excelentes perspetivas no mercado de trabalho.
  • Competências

    Competências

    Os estudantes desenvolverão competências de aprendizagem fundamentais no domínio dos conhecimentos base, da área de Gestão e capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos no contexto da Gestão Aeronáutica, por exemplo, em Operações, Logística e Estratégia da Gestão e do Negócio do Transporte Aéreo, bem como competências específicas correspondentes às unidades curriculares do último ano do curso, de perfil opcional, que, de acordo com a escolha do estudante, poderá: 1) promover a aquisição integrada de conhecimentos e competências orientados para o prosseguimento de estudos,autonomia e capacidade de investigação científica em temas avançados de Gestão Aeronáutica. 2) reforçar a formação do estudante com aptidões e competências, com uma vertente prática, orientada para a integração direta com sucesso no mercado de trabalho, incluindo a possibilidade de acesso a profissões reguladas pela ANAC - conhecimentos técnicos e capacidade de resolução de problemas concretos aeronáuticos em contexto operacional.. Os Licenciados terão um conjunto de novas qualificações para competir no mercado verdadeiramente global da área do ciclo de estudos, de forma a realizar trabalhos de alto valor acrescentado, mas também para potenciar a capacidade de adaptação e a reinvenção do seu posto de trabalho.
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver as competências dos futuros Licenciados, onde se incluem quer as de natureza genérica, instrumentais, interpessoais e sistémicas, quer as de natureza específica associadas à Gestão. Formar diplomados com competências científicas, que suportem uma abordagem profissional, com sucesso, no trabalho desenvolvido em Gestão aplicada ao sector da Aviação Civil internacional, Aeroportos e Infraestruturas Aeroportuárias. Formar diplomados com o nível de habilitações apropriado para ingressar no mercado de trabalho Internacional e com elevada formação geral nas áreas de base, que lhes permita uma continuidade de aprendizagem com elevada autonomia e capacidade de avaliação de problemas na área. Reforçar a oferta formativa em harmonia com cursos oferecidos pela ULHT num sector estratégico para o País, que apresenta um crescimento interessante nos últimos anos. Conhecimentos em áreas fundamentais da Gestão e capacidade multidisciplinar de análise crítica e de capacidade de resolução de problemas no âmbito da Gestão Aeronáutica, construindo e fundamentando argumentação própria.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Contrariando a tendência geral, o setor da aviação está em claro crescimento, não só no mercado nacional como além fronteiras;
    • Elevada taxa de empregabilidade nacional e internacional;
    • Corpo docente exigente e equilibrado nas vertentes Académica e da Aviação Civil, Aeroportos e Infraestruturas Aeroportuárias, possibilitando conhecer com toda a profundidade questões científicas e operacionais. Os alunos terão ainda uma excelente possibilidade de desenvolver uma vasta e sempre útil "network" para futuras referências;
    • Gestão Aeronáutica é um curso universitário com uma dimensão internacional única resultante da natureza da Indústria Aeronáutica Europeia, da com ligação à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da rede internacional de alumni do Ensino Lusófona.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Gestor no setor do Aeronáutico Nacional e Internacional, incluindo no sector do Transporte Aéreo, Aeroportos e Regulação da Aviação Civil. Os nossos Diplomados exercem funções: Em Aeroportos Em Companhias de Aviação Em Agentes de Handling Em Serviços de Infraestruturas Aeroportuárias Em Autoridades ligadas à Aviação Civil Em Institutos/ Associações Na Formação Nas Escolas de Voo
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    O plano de estudos da Licenciatura em Gestão Aeronáutica da Universidade Lusófona é composto por 180 ECTS. As componentes de formação de base incluídas no curso (nomeadamente as áreas da Gestão, Matemática, Serviços de Transporte, Física, Informática) proporcionarão ao diplomado os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos, através da frequência de um curso de 2º Ciclo (i.e. Mestrado) em múltiplas áreas de especialização que não necessariamente na sua área principal de formação. Os 30 ECTS disponíveis em unidades curriculares optativas, distribuídos por unidades curriculares nas áreas científicas da Gestão , Serviços de Transporte, Economia e Ciências Política e Relações Internacionais. Informe-se sobre os Mestrados/ Pós-Graduações e outras formações da Instituição.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    O número de docentes convidados no âmbito da Licenciatura em Gestão Aeronáutica inclui docentes profissionais da área aeronáutica cuja experiência e conhecimento é indispensável ao ensino das unidades curriculares que ministram. Todos estes docentes profissionais exerceram no passado recente, ou exercem atividade de ensino e atividades profissionais no ramo, pelo que são muito reconhecidos na área.
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Em sede de execução do plano de estudos e além de recursos gerais mencionados, usar-se-ão, concretamente, onze salas de aulas, com condições e dimensões diversas, e os laboratórios de Informática e de Física. Nos computadores dos Laboratórios de Informática encontram-se já também disponíveis as principais aplicações informáticas necessárias ao arranque do curso (de cálculo matemático, de análise numérica e estatística e de processamento de texto, nomeadamente). Softwares específicos de determinadas áreas de estudo como, por exemplo, o programa de contabilidade da Artsoft disponibilizado para as disciplinas de Contabilidade, o Eviews ou o SPSS usados nas disciplinas de Estatística e Projecto Aplicado. Outros materiais utilizados em contexto profissional, nomeadamente, no âmbito das operações aeroportuárias.
  • Observações

    Observações

    O sistema de formação universitária deve fomentar e potenciar flexibilidade, autodeterminação e responsabilização por parte dos alunos em conformidade com a Declaração de Bolonha. A estrutura curricular segue os termos da Lei (no 49/2005 e 74/2006): duração de 6 a 8 semestres com 180 a 240 ECTS no total e correspondendo de 1500 a 1680 horas de trabalho por cada ano curricular. Cada ECTS é equivalente a 28 horas totais de trabalho do aluno, por semestre e por unidade curricular (UC), o que perfaz 1680 horas em cada ano. Nos países do espaço da União Europeia prevalece, largamente, uma duração de 3 anos para o 1o Ciclo de Estudos. O facto de a mesma legislação fixar que se assegure aos estudantes portugueses condições de formação e de integração profissional similares às dos restantes Estados Europeus, para que a sua mobilidade seja uma realidade efetiva, leva-nos a optar por uma formação de 6 semestres, a que correspondem 180 ECTS e 1680 horas por ano curricular. Desta forma pode-se cumprir o tão importante objetivo de harmonização com as práticas correntes no espaço europeu. O plano de estudos é composto por 180 ECTS (150 ECTS obrigatórios e 30 ETCS optativos). A área científica dominante do ciclo de estudos é a Gestão. As componentes de formação de base incluídas no curso (nomeadamente as áreas da Gestão, Matemática, Serviços de Transporte, Física, Informática) proporcionarão também ao diplomado os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos. A equipa responsável pela implementação e coordenação científica do ciclo de estudos corresponde a uma rigorosa base científica em Gestão. Em paralelo, a evolução do perfil da equipa docente, maioritariamente Doutores, constituída por investigadores e docentes de reconhecida produção científica e percurso académico e experiência docente internacionais ao longo das unidades curriculares dos três anos é consistente com uma estrutura coesa de Unidades Curriculares definida pela Direção do Curso.

Centro Universitário

Lisboa | Escola Ciências Económicas e Organizações
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Acesso 198€
      Titulares de curso superior 198€
      Reingresso 80€
      Maiores de 23 198€
      Estudantes Internacionais 260€
      Mudança de curso 80€
      Estudantes Internacionais 260€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 255€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 325€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 388.2€
      Valor por ECTS 12.94€
    • Valores Candidatura
      Acesso 210€
      Titulares de curso superior 210€
      Reingresso 90€
      Maiores de 23 210€
      Estudantes Internacionais 300€
      Mudança de curso 90€
      Estudantes Internacionais 300€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Matrícula 265€
      Seguro Escolar 40€
      Inscrição 335€

Direção do Curso

Secretariado

Eliana Cristina Agostinho Mendes

  • Extensão Telefónica
    651
  • Local de atendimento
    Sala C.0.12
  • Horário de atendimento
    2ªfeira a 6ªfeira das 9H30 às 13H00. 4ªfeira, 5ªfeira das 14H30 às 18H e 6ªfeira das 14H às 17H

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 50/2013

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 180 ECTS.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios