O curso de licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas visa a formação de profissionais capazes de desenvolver competências e preparação de base no domínio dos estudos empresariais, nomeadamente nas áreas da teoria e prática da gestão de Marketing, privilegiando, também, as áreas de Publicidade e Relações Públicas que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes àquelas áreas nas organizações, bem como continuar o seu percurso académico, proporcionando, em particular, os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a frequência de um diploma de 2º Ciclo. Assim, a licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade, Relações Públicas visa complementarmente a aquisição de competências que permitam a todos os licenciados prosseguir a sua formação de 2º ciclo em áreas científicas similares ou afins.
As competências de base a fornecer são:
- Compreender e exercer a função de marketing num contexto de estratégia empresarial; - Conceber e implementar uma estratégia de marketing para um portfólio de produtos/serviços;
- Consubstanciar a estratégia num plano de marketing;
- Conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos de marketing definidos;
- Compreender os problemas de marketing dos clientes;
- Interpretar fielmente os briefings apresentados por estes;
- Traduzir os briefings de marketing em briefings criativos, de media e de planeamento estratégico;
- Orientar e motivar a equipa multidisciplinar constituída para arquitetar as soluções de comunicação que visem responder ao briefing de marketing fornecido pelo cliente;
- Elaborar uma proposta de prestação de serviços de comunicação que integre cada uma ou todas as variáveis de comunicação, incluindo a componente orçamental;
- Controlar o trabalho desenvolvido pela equipa responsável pelo projeto de comunicação em curso com vista ao cumprimento dos prazos estipulados e dos limites orçamentais razoáveis tendo em conta as características próprias do projeto;
- Adotar uma atitude e desenvolver iniciativas que promovam as relações interpessoais mantidas com os clientes da agência tendo como objetivo a criação e a manutenção de relações institucionais sustentáveis;
- Analisar o contexto comunicacional das marcas;
- Procurar informação relevante para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e analisá-la;
- Sustentar a estratégia de comunicação proposta pela agência ao cliente;
- Orientar e acompanhar o processo de desenvolvimento de estudos de mercado em parceria com empresas detentoras do know-how técnico necessário;
- Conceber estratégias de comunicação capazes de contribuir para a prossecução dos objetivos estratégicos da organização.